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D2D | galeria

Pertencente ao grupo controlador da Arteb, importante indústria brasileira de componentes automotivos, a D2D Motors foi constituída em São Bernardo do Campo (SP) com a finalidade específica de projetar e produzir veículos de lazer “com o que há de mais novo em tecnologia, aliado ao estado da arte em design, com acabamento primoroso e com um valor extremamente competitivo, aliado ao mais importante, o desenvolvimento 100% nacional“. A première da marca ocorreu no 29o Salão do Automóvel, em novembro de 2016, onde dois modelos foram expostos: o “conversível compacto” Sky e o “utilitário esportivo compacto” Jugo – segundo caracterização da própria empresa.

Com quatro lugares (exíguos, os de trás), na prática o Sky era um buggy. Sem portas, tinha motor e tração traseiros, porta-malas com capacidade para 120 litros e um original santantônio tubular, voltado para a frente, que também servia como estrutura para a capota de lona que acompanhava o carro. Três versões estarariam disponíveis: sem capota, com capota manual e capota elétrica.

O Jugo, com duas portas e cinco lugares, trazia motor e tração dianteiros, capacidade para 200 litros de bagagem e teto rígido parcialmente destacável. Os dois tinham dimensões idênticas: comprimento total de 3,82 m e entre-eixos de 2,38 m.

Também as características mecânicas eram as mesmas para ambos: carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro; chassi, suspensão dianteira McPherson e suspensão traseira semi-independente, com eixo de torção e molas helicoidais; freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás; e direção hidráulica. Chassi e suspensões eram de projeto e construção próprios.

O conjunto motor era Chery, importado da China (com planos de nacionalização a curto prazo), de 1.497 cm3 e 108 cv, acoplado a câmbio manual de cinco marchas. Os demais sistemas (suspensão, freios, direção e periféricos) utilizavam componentes vindos de veículos de grande série. Sistemas elétrico, de sinalização e iluminação seriam, naturalmente, fornecidos pela Arteb.

O desenvolvimento do projeto teve início em 2013, os primeiros protótipos sendo finalizados às vésperas da mostra. A intenção da empresa era de, já em janeiro de 2017, atingir a produção de 60 unidades mensais do buggy Sky, progredindo continuamente até atingir 300 carros/mês em 2018. Em algum momento de 2017 seria lançado o modelo Jugo.

Dois anos depois a empresa voltou a participar do Salão do Automóvel, ocasião em que, ao mesmo tempo que reapresentou o modelo Sky com nova mecânica (Peugeot nacional 1.6 de 16 válvulas e 115/122 cv), volante, painel e quadro de instrumentos modificados e pequenos retoques nas linhas, adoçando vincos e curvas – especialmente nos para-choques -, também lançou a versão “esportiva” Sky GT, com o mesmo motor 1.6, porém com potência elevada para 144/152 cv. Em ambos os casos, chassi, suspensões, câmbio, freios e direção permaneceram os mesmos da versão inicial de 2016.

Não está prevista a instalação de rede de concessionárias. A proposta da D2D é de que o comprador configure seu carro pela internet e, posteriormente, o receba pronto e com o tanque cheio na porta de casa, segundo um sistema Door to Door (daí a escolha da marca).

A empresa planeja construir uma planta em Linhares (ES), com capacidade para 300 carros/mês e inauguração prevista para 2019. A D2D já sonda o mercado externo, cogitando exportar seus carros, a princípio, para África do Sul e Caribe. Também tem planos de desenvolver um modelo 4×4.





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