CTGM
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Oficina metalmecânica constituída em Caratinga (MG), no final de 2016, pelo autodidata Robson de Freitas. Dedicada à construção de máquinas e implementos agrícolas e de construção sob encomenda, a pequena empresa, apesar de recente, tem apresentado enorme vitalidade, construindo grande diversidade de modelos e quantidade de máquinas (três por semana, em 2019).
A menos da motorização diesel utilizada (Toyama e Branco chineses), não há qualquer padronização. Segunda as próprias palavras de Robson, “são máquinas desenhadas uma a uma, de acordo com a necessidade, largura, altura, tamanho, capacidade de carga e tipo de motorização. Uma diferente da outra; (…) tenho fabricado essas máquinas sob medida, vou conhecer a propriedade, entendo a situação, a necessidade e fabrico de acordo com o cliente.”
Dentre os equipamentos produzidos pela CTGM, todos de pequeno porte, há dumpers articulados, retroescavadeiras rebocadas, raspadores de dejetos, tratores e carretas agrícolas. Carenagens, chassis, carrocerias, implementos, sistemas hidráulico e de direção são fabricados na própria oficina. Os órgãos mecânicos são obtidos de veículos de série – recondicionados ou novos (no caso dos motores, que podem também ser usados, a pedido do cliente).
[LEXICAR agradece a Isael Elias Pereira de Lima por sua sugestão para criação desta página.]
- Um dos primeiros trabalhos da CTGM, ainda em 2016, foi este dumper 4x4 articulado para construção civil com caçamba metálica basculante.
- Mini-retroescavadeira rebocável, com 10 cv, também produzida em 2016.
- Raspador de dejetos para granjas e currais, máquina de 2017.
- Trator 4x4, equipado com motor Branco de dois cilindros e 13 cv; também o reboque graneleiro foi fabricado pela CTGM; a máquina é de 2017.
- Carreta agrícola MT2x4.13, com tração em duas rodas e 13 cv.
- Um pouco mais pesado, com 20 cv, este trator foi concluído em 2017.
- Carreta agrícola com 9 cv e capacidape para 200 kg, fornecida em 2018 para um produtor mineiro de xuxus.
- Carreta agrícola MT4x4.24, com 24 cv, tração e freios a tambor nas quatro rodas e carroceria com basculamento hidráulico.