CROSLEY
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A Crosley, de Fortaleza (CE), foi uma das raras fábricas de carrocerias de ônibus a operar no nordeste entre as décadas de 50 e 60. A atividade de construção de carrocerias de madeira sobre chassis de caminhão sempre foi tradicional na região – desde os históricos “paus-de-arara” –, porém invariavelmente de forma artesanal, e a Crosley parece ter sido a primeira a fabricá-las em aço, com alguma uniformização de projeto e um mínimo de estrutura industrial.
Iniciando como reformadora de ônibus usados, passou à construção de carrocerias de madeira e, em torno de 1958, introduziu a estrutura metálica, possivelmente utilizando componentes de encarroçadoras do sudeste (um dos modelos mostrados abaixo, fabricado em 1959, tem para-brisas e caixas dos faróis idênticos aos dos urbanos da Caio do mesmo ano). Esteticamente, o fabricante buscava inspiração no must da época – a Ciferal, ideal de estilo e qualidade em ônibus –, evidenciado pela grade frontal aplicada não apenas aos veículos novos como também aos reformados.
- "Coach Brasileiro" Chevrolet do início da década de 50, reformado pela Crosley com nova mecânica diesel Mercedes-Benz; pertencente à Viação Angelim, operava no transporte urbano de Fortaleza (fonte: Cepimar).
- Uma carroceria sobre chassi Mercedes-Benz LP-321 construída pela cearense Crosley; o ônibus percorria a linha entre Fortaleza e Jacaúna, via Iguape, em 1959 (fonte: portal museudantu).
- Também sobre chassi Mercedes-Benz era este Crosley de 1961; a grade do veículo - assim como dos demais aqui mostrados - evidencia a estima do fabricante pela estética Ciferal (fonte: Cepimar).
- Urbano Crosley de 1961 sobre chassi LP da Empresa Santo Antônio, de Fortaleza (CE); note que cada nova carroceria da marca era diferente da anterior (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / fortalbus).
- Ônibus Mercedes-Benz LP com carroceria Bons Amigos da Empresa São Paulo, de Maranguape (CE), reformado pela Crosley, da qual ganhou nova grade com padrão próprio (fonte: Patrício Americano Ferreira / Cepimar).