CRIBIA
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Pequena indústria de carrocerias de ônibus instalado em Nova Iguaçu (RJ), de propriedade de Vicenzo Crivella e Cesare Bianco, a Carrocerias Cribia Ltda. esteve em operação por cerca de quinze anos, entre o início dos anos 50 e o final dos 70. Seus primeiros modelos tinham janelas inclinadas e linhas arredondadas, ressaltadas pelos grandes para-brisas curvos. No início da década de 70 lançou o modelo Transamazônica, prenunciando a mudança de estilo que viria a seguir.
Em torno de 1972 aderiu às janelas verticais, linhas retas e ao teto plano, produzindo em pequenas quantidades uma série de modelos, com freqüente alteração de detalhes entre si. Entre eles estão o Vitória, com para-brisas de vidro plano; mais adiante o Beija-Flor, com janelas ampliadas, dianteira alterada e para-brisas levemente curvos; e finalmente o Amazonas, com nova frente, para-brisas menores que o anterior e colunas outra vez inclinadas. Deste modelo houve uma versão com grade de alumínio e logotipo vasado na peça de fibra que a ela se sobrepunha, e outra com grade moldada em fibra e o tradicional logotipo cromado.
A Cribia atendia fundamentalmente ao mercado da Baixada Fluminense, onde se localizava sua fábrica.
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- Carroceria Cribia do início dos anos 60: montada sobre chassi Mercedes-Benz LP, pertenceu ao Expresso São Ricardo, de Nova Iguaçu (RJ); a fotografia é de 1965 (fonte: Marcelo Prazs / Arquivo Nacional).
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- Cribia 1964 sobre LP ligando Mesquita (então Distrito de Nova Iguaçu, RJ) ao Centro do Rio de Janeiro (foto: Augusto Antônio dos Santos).
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- Nova geração Cribia, com estilo bastante mais ousado, aqui operando em Volta Redonda (RJ) em 1978 (foto: Menderson Siqueira / ciadeonibus).
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- Carroceria Cribia de meados da década de 60 sobre chassi Mercedes-Benz LPO.
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- O mesmo modelo, montado sobre chassi LP (fonte: site milbus).
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- Um Cribia-LPO da empresa Presmic, de Nova Iguaçu (RJ) (fonte: Marcelo Prazs / ciadeonibus).
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- Cribia 1967 sobre chassi LP, diante do galpão da empresa em Nova Iguaçu.
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- Outro urbano Cribia à frente da fábrica, este sobre chassi LPO, fornecido para a extinta Viação Guarany, de Itaguaí (RJ) (fonte: Marcelo Prazs / ciadeonibus).
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- Cribia-LP do Expresso Santo Antônio, de Maceió (AL) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida, José Nascimento / onibusbrasil).
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- O carro da Santo Antônio sob outro ângulo (fonte: William Moura / ciadeonibus).
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- Cribia 1968 sobre chassi Mercedes-Benz LPO na frota da Tinguá, de Nova Iguaçu (RJ) (fonte: site Ponto de Ônibus).
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- Um Cribia-LP saindo da fábrica para o Expresso São Francisco, de Nilópolis (RJ) (fonte: Marcelo Prazs / mobilidadefluminense).
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- LP-Cribia da EVAL - Empresa de Viação Angrense, de Angra dos Reis (RJ) (fonte: Régulo Franquine Ferrari).
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- Mais um LP-Cribia intermunicipal da EVAL (fonte: Régulo Franquine Ferrari).
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- Um terceiro Cribia da EVAL, este fotografado diante da catadral de Santo Antônio de Jacutinga, em Nova Iguaçu (RJ) (foto: M. Prazy / classicalbuses).
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- Cribia do Expresso São Ricardo na linha Mesquita-Praça Mauá, passando diante do trevo de acesso à Ponte Rio-Niterói (fonte: Arquivo Nacional).
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- Cribia Transamazônica em chassi LPO da empresa Transa, de Três Rios (RJ) (foto: Rafael Fernandes de Avellar).
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- Cribia-LPO da empresa Presmic, de Nova Iguaçu (RJ), operando a linha Miguel Couto-Praça Mauá (fonte: portal ciadeonibus).
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- Cribia Transamazônica em chassi LP da Nilopolitana Cavalcanti & Cia., operadora urbana e intermunicipal de Nilópolis (RJ) (fonte: portal nilopolisonline).
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- Frota de ônibus urbanos Cribia LP 1974 da Viação Flecha Branca, de Cachoeiro de Itapemirim (ES) (foto: Flecha Branca).
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- Frota LP da Flecha Branca; à frente, um solitário LPO (foto: Flecha Branca).
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- As carrocerias Cribia da época se caracterizavam pela logomarca vazada na fibra-de-vidro, acima da grade, como bem mostra este LP (fonte: site ciadeonibus).
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- Um Cribia urbano operando em Juiz de Fora (MG) em novembro de 1980 (fonte: mauricioresgatandoopassado).
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- Cribia LP de meados da década de 70, até recentemente utilizado como auto-escola do Sindicato de Rodoviários de Duque de Caxias (RJ) (foto: Rafael Fernandes de Avellar / onibusbrasil).
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- O mesmo carro em vista ¾ traseira (foto: Rafael Fernandes de Avellar / onibusbrasil).
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- Cribia Vitória em chassi LPO do Rápido Brasileiro, de Mesquita (então Distrito de Nova Iguaçu, RJ) (fonte: Luiz Otávio / ciadeonibus).
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- Cribia Vitória LPO da Viação Cruzeiro, operadora de Campos dos Goytacazes (RJ) (fonte: Luiz Alberto Bareza / onibusbrasil).
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- Amazonas, a carroceria intermunicipal e de turismo da Cribia, aqui sobre chassi Mercedes-Benz LPO; o carro perteicia ao Rápido Brasileiro, de Mesquita (RJ) (foto: Luiz Babinsck / onibusbrasil).
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- Cribia Vitória, carroceria de 1976 sobre chassi LPO-1113 (foto: Augusto Antônio dos Santos).
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- Vitória sobre chassi Mercedes-Benz LP da Marapé Turismo, de Vitória (ES) (foto: Augusto Antônio dos Santos).
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- Dois Cribia Vitória 1978 sobre Mercedes-Benz LPO da Viação Flecha Branca (foto: Flecha Branca).
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- Carroceria Vitória sobre LPO do Expresso Tenente Jardim, de São Gonçalo (RJ) (fonte: site classicalbuses).
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- Beija-Flor, último modelo apresentado pela Cribia, também sobre chassi LPO, de propriedade da empresa Transa, de Três Rios (RJ) (foto: Augusto Antônio dos Santos).
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- Beija-Flor sobre chassi LP da Transportes Luxor, de Duque de Caxias (RJ) (fonte: site Toffobus).