CONVICTA |
Firma de São José dos Pinhais (PR), fundada em 1990 como prestadora de serviços de manutenção e reforma de equipamentos, a Convicta hoje configura um grupo diversificado composto de cinco empresas, operando nos setores industrial, de comércio e locação de máquinas para a produção, transporte e aplicação de concreto.
Através da subsidiária Convicta Equipamentos Ltda., fabrica silos e centrais dosadoras e misturadoras fixas, além de vários modelos de betoneiras e bombas de concreto – todos eles montados sobre caminhões. Em 2014 a empresa apresentou na feira Concrete Show seu primeiro produto auto propelido – a betoneira autocarregável C5000. Único equipamento nacional da categoria, foi oficialmente lançado no ano seguinte, na mostra M&T.
Com capacidade de transporte de 5m³ e produção de 15 m3/h, a máquina dosa e mistura os agregados e transporta o concreto até o local de uso. Uma pá carregadeira com capacidade de 600 l, montada na dianteira, permite a auto-alimentação do balão da betoneira. Com isto tudo, um único equipamento substitui a necessidade de utilização de centrais de concreto, de caminhões-betoneiras e pás-carregadeiras, reduzindo o investimento total para o atendimento à obra.
O veículo possui motor diesel Perkins de quatro cilindros e 130 cv, transmissão hidrostática, tração 4×4 e freios multi-disco a banho de óleo nos dois eixos; dotado de câmbio mecânico de apenas duas marchas, atinge velocidade máxima de 30 km/h, sem carga. As quatro rodas são direcionais, podendo o equipamento andar de lado e girar em torno do próprio eixo. A cabine vem com ar condicionado, volante e assento ajustáveis e computador de bordo com tela colorida para o controle do traço do concreto, com memória suficiente para acumular até 50 receitas de mistura, com até oito componentes cada.
Para o setor de mineração a Convicta desenvolveu a unidade subterrânea autopropelida USR-2500AP. Destinada à aplicação de explosivos em minas subterrâneas ou a céu aberto, é equipada com cesta aérea com braço de elevação de comando hidráulico. Contando com duplo sistema de acionamento – motor diesel e tração elétrica alimentada pela rede aérea da mina -, transmissão hidrostática e tração 4×4, apresenta a mesma agilidade de operação em espaços restritos da betoneira, proporcionada pela direção nas quatro rodas.
<convicta.com.br>