CONTINENTAL
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Fábrica de carrocerias instalada em 1949 no bairro do Ipiranga, São Paulo (SP). Publicidade da época da inauguração da empresa se anunciavava “inteiramente aparelhada com sua completa linha de montagem, para construção e fornecimento de peruas, ambulâncias, ônibus, caminhões, furgões, carros funerários – as mais perfeitas carrosserias de todos os tipos, para todos os fins, sobre qualquer marca de chassis“. Ao contrário da maioria das concorrentes, se dedicou ao encarroçamento de chassis pesados também para o transporte rodoviário, tendo fornecido para importantes operadoras da época, como Pássaro Marrom e Util.
De razão social Carrosserias Continental Ltda., também aceitava complexas encomendas especiais, tais como a da Viação Pássaro Marrom, para a qual construiu 25 ônibus rodoviários calcados nos norte-americanos ACF Brill IC-41, “iguais aos usados entre S. Francisco e Fort Worth nos E.U.A.”, como era desejo da transportadora. No mesmo ano de 1952, também inspirados em modelos dos EUA, 25 outros foram fornecidos sobre chassi FNM.
Bastante ativa, a firma foi a única encarroçadora a participar da I Mostra da Indústria Nacional de Auto-Peças, no Rio de Janeiro, em janeiro de 1953. A Continental operou até meados da década, quando encerrou as atividades.
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- Propaganda de jornal anunciando o início de operação da fábrica Continental.
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- Buscando aproveitar o "boom" do mercado de lotações do Rio de Janeiro (RJ), no início dos anos 50, em março de 1953 a paulista Continental publicou este anúncio nos jornais cariocas de maior circulação.
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- Caminhão Studebaker (modelo 1949-53) com carroceria Continental no transporte rodoviário entre Carangola e Muriaé, no sul de Minas Gerais (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Sobre chassi Ford era este rodoviário de 1952 que operou entre São Paulo e a Baixada Santista (fonte: Tony Belviso).
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- Da mesma empresa e provavelmente sobre chassi semelhante é este exemplar com janelas surpreendentemente largas para a época; a fotografia foi tomada diante da fábrica do Ipiranga, em maio de 1950 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Um terceiro carro da mesma empresa, em 1953 fotografado na descida da Serra do Mar (fonte: Luiz Eduardo Cirne Correa).
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- Também dos primeiros anos da década de 50 é este ônibus urbano, em circulação na cidade do Rio de Janeiro (fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo).
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- Cartão postal da primeira metade da década de 50 mostrando um ônibus Continental em chassi não identificado circulando pelo Largo Paissandú, São Paulo (SP) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- Foto da Praça Clóvis Beviláqua, no Centro de São Paulo (SP) no início dos anos 50, à esquerda podendo se observar um ônibus urbano Continental (fonte: João Marcos Turnbull / onibusnostalgia).
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- Também do início da década de 50, esta foto mostra dois urbanos Continental (abaixo e à esquerda), em meio a obras no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo (SP) (fonte: João Marcos Turnbull / onibusnostalgia).
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- Ônibus Continental sobre chassi sueco Scania-Vabis, na frota da empresa Transporte Coletivo de Itatiba (SP) (fonte: site toffobus).
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- Grupo de viajantes posando diante de um ônibus Continental em fotografia de origem e em local desconhecidos (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- Rodoviário Continental, construído em 1951 para a empresa Util, de Petrópolis (RJ), sobre chassi nacional FNM.
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- O Continental-FNM da Util estacionado na Rua do Imperador, Centro de Petrópolis (fonte: Marcelo Prazs).
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- Publicidade de 1951 ilustrada pelo modelo rodoviário da Util (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- O mesmo ônibus - batizado Presidente pela Util - sob outro ângulo (fonte: site toffobus).
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- Um Continental da Util estacionado no antigo terminal rodoviário do Rio de Janeiro (RJ) em 1957; ao fundo um Carbrasa/Volvo (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / Expresso Brasileiro Histórico; colorização: Lahuerta).
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- Um Continental da Util ilustra este anúncio da primeira metade da década de 50, onde é ressaltada a resistência e durabilidade da mecânica FNM.
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- Por encomenda do Expresso Brasileiro, em 1952 foram fabricadas 25 carrocerias rodoviárias como esta, sobre chassi não identificado, inspiradas no norte-americano ACF Brill; a fotografia foi tomada em Serra Negra (SP), em 1954 (foto de família: Edgard Monteiro).
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- Para a Pássaro Marrom a Continental forneceu carrocerias para chassis ingleses Guy.