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A empresa paulista Commando Veículos Especiais Ltda. ficou conhecida no meio militar nacional como a responsável pelo projeto e construção do primeiro “Hummer brasileiro“. Batizado Commando M4, foi declaradamente inspirado no original norte-americano – veículo para missões de apoio e combate celebrizado na Guerra do Golfo, em 1991. Tratava-se, porém, de projeto integralmente nacional, concebido a partir de 2002 para participar da concorrência programada pelo Exército Brasileiro para o fornecimento de nova família de blindados sobre pneus. Mais curto, muito mais estreito e com interior mais espaçoso do que o Hummer H1, o M4 tinha chassi tubular de aço de alta resistência e carroceria construída em placas de plástico reforçado com fibra-de-vidro com 6 mm de espessura, estrutura tubular integrada e blindagem leve de alta resistência e peso reduzido. O carro receberia suspensão por braços oscilantes, barras longitudinais e molas helicoidais, tração 4×4 com reduzida, caixa de cinco marchas e freios a disco ventilados nas quatro rodas. Eram previstas diversas opções de motor diesel, todos turboalimentados: três International  (4 cilindros de 135 cv, V8 de 175 ou 275 cv) e um MWM (4 cilindros, 150 cv). Foram desenhados três tipos de carrocerias: picape, cabine-dupla de quatro portas e station cinco-portas. Mais tarde foi também preparada uma variante mais barata, montada sobre o chassi do caminhão Ford F-350 com motor Cummins de 140 cv e tração 4×4 importada.

Enquanto o Exército não lançava o edital de licitação, a empresa investiu na versão do M4 para uso civil, colocando-a à venda em agosto de 2004. No início simplesmente chamada Commando 4×4 e dois anos depois Commando Predator, podia ser fornecida como kit para montagem sobre qualquer chassi nacional (com ajuste na distância entre eixos), ou completo, com motor MWM turbo (4 cilindros, 4,2 l e 180 cv). Em 2006 também foi criada uma versão mais curta, com duas portas, e até uma réplica infantil, com motor a gasolina de 6,5 cv. Naquele mesmo ano, visando o mercado das grandes picapes de lazer, a empresa começou a desenvolver nova família, mais diretamente calcada no Hummer H1 (maior porte e para-brisas quase verticais), modelo divulgado com o nome Predator Evolution. O Predator era fornecido com motor MWM turbo 3.0 de 190 cv.

Em paralelo, a Commando continuava a fornecer veículos blindados para uso policial, militar e de segurança. Em 2005 construiu carrocerias blindadas sobre jipes Land Rover 110 nacionais, com estrutura tubular e revestimento de fibra-de-vidro, e projetou dois veículos especiais para o chassi 1720 A da Mercedes-Benz, um para o transporte de tropas e outro para controle de distúrbios, genericamente denominados Commando Force 1. O primeiro, com capacidade para 12 soldados, tinha três portas, seteiras laterais, escotilha sobre o teto e lançadores de granadas de gás; o segundo, canhão de água e lâmina à frente do para-choque para a remoção de obstáculos. Ambos blindados, dispunham de ar condicionado e estrutura tubular dianteira para a proteção do motor.





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