COMIL
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Tradicional fabricante paranaense de silos e equipamentos agrícolas, fundada em 1957 como oficina de reforma de motores, locomóveis e máquinas agrícolas, a Corradi Mascarello Ltda. – Comil entrou no ramo do transporte de passageiros ao arrematar os bens da massa falida da Incasel, de Erechim (RS), leiloados em outubro de 1985. A primeira carroceria foi produzida em janeiro do ano seguinte e, apesar da crise do mercado, em dezembro já totalizaria 166.
Com algumas poucas alterações estéticas, a empresa manteve em produção os antigos modelos Incasel (rodoviários Jumbo, Delta, Columbia e Continental e urbanos Cisne e Minuano), até que no início de 1987 lançou seu primeiro produto de desenho próprio – o rodoviário Palladium 3.50, com 13,2 m de comprimento, substituindo o modelo Columbia, para chassis Volvo B58, Scania K 112 e plataformas Mercedes-Benz O-371, com dois ou três eixos. Construído em aço (como todas as demais carrocerias que viria a lançar), seu projeto deu especial atenção ao salão e ao posto do motorista: comandos centralizados (inclusive da televisão, videocassete e toca-fitas), porta-objetos acima do para-brisa, revestimento em veludo, piso acarpetado, bagageiro interno em alumínio abrigando os dutos e as saídas laterais e individuais do ar condicionado. O condicionador de ar tinha motor próprio, instalado com o condensador em compartimento isolado junto ao eixo traseiro.
Em 1988, após inaugurar novas instalações, a Comil lançou o Condottiere, rodoviário para médias distâncias e turismo, em substituição aos antigos Jumbo, Delta e Columbia. O ônibus foi apresentado sobre chassis Mercedes-Benz OF, porém estava apto a equipar qualquer outra base, com motor dianteiro ou não. Utilizando a mesma estrutura e janelas do Palladium, o novo modelo, que lembrava o rodoviário Viaggio, da Marcopolo, tinha linhas mais fluidas e melhor visibilidade para o motorista, obtida através da ampliação do para-brisa e redução das colunas dianteiras. Em 1989, ano em que completou 1.000 unidades produzidas (cerca de 80% rodoviárias), a Comil procedeu a algumas alterações estéticas no Condottiere (novo desenho da dianteira, sem alteração dos para-brisas, e transferência dos faróis para o para-choque). No ano seguinte lançou a versão ST (standard), para operação em terrenos difíceis, em substituição ao antigo modelo Continental; para isto, o Condottiere teve a estrutura reforçada e as saias laterais elevadas até a altura do eixo.
A Comil começou a operar em 1985, mantendo em linha as antigas carrocerias da Incasel, entre as quais o urbano Cisne.
Ainda em 1989, Cisne e Minuano foram substituídos por um novo urbano, chamado Svelto. Ainda de linhas quadradas, porém bem proporcionadas, na linha dos excelentes urbanos da Nielson, teve a estrutura reforçada e o nível do piso rebaixado em cinco centímetros, eliminando o 3º degrau. Tinha faróis retangulares duplos, para-brisa traseiro perfeitamente plano e para-choques de aço com ponteiras de plástico reforçado com fibra-de-vidro. Com o nome Versatile, também foi lançada uma versão interurbana/rodoviária de curta distância.
O primeiro lançamento da Comil na classe superior dos rodoviários com piso alto foi o Galleggiante 3.80, de 1991. Montado sobre chassis ou plataformas Mercedes-Benz, Scania ou Volvo de dois ou três eixos, com altura total de 3,80 m (fora da área do ar condicionado), o ônibus tinha frente acentuadamente inclinada, enormes para-brisas dianteiros com desembaçador elétrico, portas pantográficas (para acesso ao salão e bagageiros), esmerado acabamento interno e “as mais espaçosas poltronas do mercado“. Para racionalizar a produção, foram utilizadas as mesmas janelas laterais do Condottiere. No ano seguinte foi apresentada a versão 3.60.(com altura de 3,60 m) e em 1994, com pequenas alterações estéticas (pra-brisas superior sem divisão, tampa de visita dianteira maior, caixa de itinerário sobre o painel, brake-light), também a versão 3.40, de 3,40 m.
Em 1993 o Condottiere mereceu mais um leve face-lift (para-choques, grade, distribuição dos elementos decorativos na dianteira e traseira), estabelecendo identidades com o Galleggiante e criando uma imagem de “família” para os diversos modelos rodoviários; além de novo painel, o ônibus ganhou diversos melhoramentos internos. Ao mesmo tempo foi apresentada uma versão “fretamento”, de linhas e acabamentos simplificados. No final de 1995 foi a vez do Svelto ser atualizado: mantendo as linhas angulosas, para-brisas e janelas do modelo anterior, teve alteradas frente (para-choques com rebaixo para ventilação do motor, faróis redondos em lugar de retangulares, nova grade, tampa dianteira com dobradiças embutidas) e traseira, além do painel e capô do motor.
Nessa altura a produção total da Comil alcançava 5.000 unidades; a produção mensal, de 870 unidades, já ultrapassava em muito o pico de fabricação da Incasel, de 555 ônibus em 1980. Preparando-se para o crescimento, naqueles anos a empresa se submeteu a um processo de atualização administrativa e gerencial, ampliando o uso da informática, adotando modernas técnicas de organização da produção e criando divisões específicas para Processos e Engenharia de Produto.
A Comil começou a renovar a linha em 1998, ano em que produziu mais de 1.300 unidades. Houve lançamentos em todas as faixas. Inicialmente, o urbano Svelto foi totalmente reformulado, perdendo de vez as formas quadradas, também sendo apresentado na versão articulada Doppio. A seguir chegou o novo rodoviário Campione, em substituição ao Galleggiante, nas versões 3.25, 3.45, 3.65 e 3.85, de acordo com sua altura. No início de 1999 foi apresentado o Campione 4.05 HD, primeiro high-deck da marca, com vidros colados, o maior bagageiro da categoria e cabine do motorista e da tripulação com cama e controles do ar condicionado/aquecedor independentes do salão. A seguir foi a vez do primeiro micro Comil – o Piá, acompanhando a dianteira cheia de curvas do novo Svelto, com para-brisa dianteiro inteiriço, amplas janelas, vidros colados opcionais (exceto na dianteira) e lanternas traseiras do Campione; eram muitas as opções de acabamento e de configuração interna.
Em 2000 os proprietários da Comil (famílias Mascarello e Corradi) decidiram pela cisão dos negócios, cabendo à primeira a fábrica de Cascavel (PR) e o segmento agropecuário, e aos Corradi a fábrica de Erechim e o negócio das carrocerias – que então mudou a razão social para Comil Carrocerias e Ônibus Ltda.. (Em 2002, também a Mascarello passaria a se dedicar à produção de ônibus. Os Corradi, por seu lado, em 2003 retornariam ao setor de silos agrícolas, criando as firmas Engenharia de Movimentação e Armazenagem – EMA, em Mato Grosso, e Comil Silos e Secadores Ltda., no Paraná.)
Para 2001, seguindo a mesma linguagem estética, o estilo dos urbanos e rodoviários foi novamente atualizado. A Comil já dispunha, então, de uma completa linha com 15 modelos: a família do rodoviário Campione, o bonito urbano Svelto, seu derivado Versatile (interurbano, fretamento e rodoviário para motor dianteiro e curtas distâncias), o micro Piá e os minis Bella e Bello (lançados em 2000, no rastro do extremamente bem-sucedido Volare), também na versão escolar.
Em 25 anos a Comil se estabeleceu solidamente no mercado, produzindo completa gama de modelos, desde utilitários micros 4×4 até sofisticados rodoviários de dois andares. Na imagem, quatro modelos de 2012: Campione DD, Campione, Svelto e Piá.
Com 10% do mercado nacional, a Comil não deixou de aproveitar, naquele e nos anos seguintes, os nichos de mercado que surgiam. Naquele ano, exportou para o Chile cinco carrocerias Versatile sobre chassis Mercedes-Benz B1718 4×4: com 9,5 m de comprimento, 70 cm de vão livre do solo (foi instalado um primeiro degrau escamoteável na única porta de entrada do veículo), estrutura reforçada e captação de ar para o motor em posição elevada, o ônibus operaria na cordilheira dos Andes, em condições difíceis de rota; tinha, no entanto, acabamento interno luxuoso, com todas as poltronas reclináveis equipadas com cintos de segurança. Em 2002, também para exportação, produziu duas edições especiais do rodoviário Campione: o modelo 3.65, com acesso para cadeiras de rodas, para o México, e o 4.05, com 15,0 m de comprimento, sobre chassis 8×2 (pela primeira vez no Brasil), para o Peru. No mesmo ano atendeu a uma encomenda de “jardineiras” sobre chassis VW para a prefeitura de Curitiba e, pouco depois, de micros adaptados para o transporte de tropas e combate a distúrbios urbanos para o exército chileno.
Em abril de 2002, após 16 anos de atividade, a Comil entregou seu 13.000º veículo; a empresa terminaria o ano como terceira maior encarroçadora brasileira, devendo parte de seu crescimento à conquista de parcela do mercado da Busscar e da Caio, ambas atravessando grave crise financeira. Naquele mesmo ano assinou um contrato de fornecimento de carrocerias completas (com previsão futura de SKD) para a Volvo mexicana. As carrocerias, padron e articuladas, foram desenvolvidas a partir do modelo Versatile; o compromisso previa a venda de cerca de mil unidades em três anos. Fábrica própria foi inaugurada em 2004, em San Luis Potosí, para a montagem final dos ônibus. Ainda em 2002, após terem sido produzidas 1.100 unidades em três anos, o micro Piá foi reestilizado. Mantendo as linhas básicas, curvas e lisas, o modelo trouxe grande número de inovações: conjunto de faróis e lanternas dianteiras de inspiração automobilística, novos retrovisores externos aerodinâmicos, semelhantes aos dos modelos rodoviários, tampa traseira em alumínio, para-choques e lanternas traseiras de novo desenho, escadas de acesso em fibra, novos acabamentos internos; na cabine, novo painel e reposicionamento dos comandos.
O grande salto da Comil ocorreu em 2004, quando atingiu produção recorde de 2.200 unidades, com ênfase nos modelos rodoviários (82% de crescimento) e nas exportações (correspondendo a cerca de 50% da recita total da empresa). Para atender a estas novas solicitações, a área construída da fábrica de Erechim foi expandida em quase 30%, o lay-out reorganizado, criada mais uma linha de fabricação, separando os veículos maiores dos menores, e abertos 369 novos postos de trabalho. Para coroar este desempenho, e coincidindo com o seu 20º aniversário e com a construção da carroceria nº 20.000, em junho de 2005 a empresa lançou o moderníssimo Campione 2006, com instigante design, absolutamente diverso de tudo que então se fabricava no país. O novo ônibus foi apresentado em três versões (3.25, 3.45 e 3.65); o modelo HD chegaria no ano seguinte, com o maior bagageiro da categoria.
Eram pontos altos do Campione: melhor acessibilidade aos órgãos mecânicos e itens de revisão corrente; porta mais larga e maior altura interna; salão com iluminação indireta; direcionadores de ar condicionado e luz de leitura individuais; poltronas com novo desenho e encostos com maior número de regulagens; isolamento termo-acústico com placas de poliuretano expandido; menor ciclo de renovação de ar do salão; utilização apenas de água limpa no toalete (sem recirculação, eliminando odores); posto de direção ergonômico; lanternas traseiras em policarbonato; e teto em peça única de fibra-de-vidro com guias aerodinâmicas para o escoamento de água, dispensando calhas. A carroceria foi projetada para qualquer tipo de chassi, com motor traseiro, central ou dianteiro, 18 opções de decoração interna e diversos níveis de acabamento, desde vidros colados até janelas corrediças.
Graças ao desempenho das vendas e exportações (a destacar os 514 ônibus enviados para o Catar em 2004) e ao lançamento do Campione 2006, a Comil foi por duas vezes indicada ao Prêmio Autodata “Melhores do Setor Automobilístico” (2005 e 2007).
Em 2006, além do Campione HD, foi apresentado o novo Versatile, para transporte intermunicipal, que encontrou ótima aceitação. Em abril do ano seguinte a Comil lançou o Campione Vision, sutil reestilização do Campione 2006, com frente mais baixa e para-brisa maior, mudança ressaltada pela substituição da chapa de aço escovado que trazia a marca da empresa por outra na cor preta com logo mais discreto.
Em agosto de 2007 foi fabricada a carroceria de número 25.000. A empresa terminou o ano com 9% do mercado (em 6º lugar, 3º em ônibus rodoviários) e crescimento de 19% em relação à produção do exercício anterior, com significativo avanço entre os urbanos – 42% a mais do que em 2006. Sua capacidade de produção, na altura, era de 12 unidades/dia (ou 3.000/ano).
<comilonibus.com.br>
O que houve de novo a partir de 2008
- novo urbano Svelto para chassis com motor dianteiro (05/08)
- Campione HD na versão Vision (05/08)
- reestilização do micro Piá (06/08)
- destaque, na categoria Encarroçadora, no Prêmio Autodata 2008 (01/09)
- lançamento do Svelto Midi, representando a entrada da Comil na categoria (07/09)
- acordo com a alemã MAN para o fornecimento de carrocerias rodoviárias para o México; o modelo, denominado Lion’s Mex, combina as linhas externas do MAN Lion’s Coach com o interior do Campione (09/09)
- reestilização da família de rodoviários Campione, assumindo estilo muito mais conservador (07/10)
- empresa anuncia a construção de nova fábrica em Lorena (SP), com inauguração prevista para 2013, destinada ao fornecimento de carrocerias urbanas para a Região Sudeste (04/11)
- na feira Transpúblico 2011, lançamento do urbano Svelto na versão piso-baixo (08/11)
- reestilização dianteira do urbano Svelto (12/11)
- em seu 25º aniversário, lançamento do Campione DD, primeiro double-decker da marca; o high-deck HD passa a acompanhar o estilo do novo modelo (02/12)
- Campione DD ganha medalha de bronze na categoria Transportes, na competição brasileira de design IDEA Brasil (11/12)
- lançamento do modelo articulado Doppio BRT, com 18,6 m, para chassis com motor central ou traseiro (05/13)
- apresentação, na Transpúblico 2013, da carroceria Versatile Gold, para chassis com motor dianteiro e operações de fretamento e serviço rodoviário de curta e média distância (07/13)
- inaugurada nova fábrica de Lorena (11/13)
- na 10a Fetransrio, lançamento do novo Campione 3.25, replicando o estilo do Versatile Gold (11/14)
- nova carroceria rodoviária Campione Invictus 1200, para chassis pesados, com comprimento entre 12,5 e 14,0 m (ou 15,0 m, para o mercado externo) (08/15)
- crise de mercado leva ao fechamento por tempo indeterminado da fábrica de Lorena (01/16)
- lançamento o rodoviário Campione Invictus DD (08/16)
- Volvo e Comil vencem licitação para fornecimento de 50 articulados para o sistema de transporte metropolitano de Santo Domingo, República Dominicana; os ônibus levarão chassis B340M e carrocerias Doppio com ar-condicionado (08/19)
- Comil apresenta pacote de prevenção da Covid-19, como item opcional em suas carrocerias; o conjunto compreende reforço no sistema de renovação de ar, luz ultravioleta, névoa de ozônio, dispensadores de álcool, escudo de proteção para motorista e cobrador e cortinas divisórias ou barreiras acrílicas entre poltronas (09/20)
- lançamento de nova geração do micro Piá (06/21)
- Comil encerra 2022 como 6o maior fabricante de carrocerias do país, com 1.080 unidades licenciadas, montante quase 30% superior a 2021 – ainda assim reduzindo levemente seu índice de participação (de 5,98 para 5,33%); foi o 6o em micros, 5o em urbanos e 3o em rodoviários (12/22)
- com 1.097 unidades produzidas em 2023 (17 a mais do que no ano anterior), Comil manteve-se em sexto lugar entre os fabricantes, com 5,67% de participação; sexto (e último) em micros e quinto em urbanos, a marca conquistou o segundo posto em rodoviários, ultrapassando a Busscar (12/23)
- lançamento da segunda geração dos modelos Campione Invictus 1050 e 1200, aproximando-os do estilo do Invictus DD (12/23)
- modernização da carroçaria Invictus HD, completando a unificação de estilo da linha; o bagageiro do modelo foi redimensionado, ganhando 10% a mais de capacidade, podendo chegar a 26 m3, dependendo da configuração da carroceria (05/24)
- Comil fornece carroceria Invictus para o protótipo de ônibus 100% elétrico desenvolvido pela Volkswagen em conjunto com Toshiba e CBMM, de Araxá (MG), fornecedora de nióbio para as baterias (06/24)
- participação na feira Lat.Bus, expondo apenas de seus dois maiores modelos rodoviários – Invictus HD e DD (08/24)
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- Rodoviário Jumbo, aqui sobre Mercedes-Benz OF, um dos muitos modelos de origem Incasel mantidos em linha pela Comil; o exemplar da foto tertenceu à MKZ Transportes e Turismo, de Águas de Lindóia (SP) (fonte: portal onibusbrasil).
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- Também de origem Incasel, o urbano Minuano foi por algum tempo comercializado com a marca Comil; na foto um Volvo para a Empresa Nossa Senhora da Glória, de Blumenau (SC) (fonte: Glória Douglas Henrique / egonbus).
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- Outro Minuano-Volvo da Glória, agora trazendo a pintura padronizada do sistema integrado de Blumenau (fonte: portal valebus).
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- Mais um Minuano-Volvo das linhas troncais de Blumenau, este na frota da Rodovel (foto: João Marcos Mascarenhas; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Também sobre chassi Volvo, este Minuano pertenceu à empresa Gidion, de Joinville (SC) (fonte: Josué Luís Bernardo / egonbus).
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- Minuano-Volvo da Gidion Transporte e Turismo, de Joinville (SC) (fonte: Diego Lip / onibusbrasil).
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- Outro Minuano-Volvo da Gidion em vista traseira (foto: Diego Lip / onibusbrasil).
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- Minuano no mesmo chassi Volvo B58, este operado pela Transporte e Turismo Eroles, de Mogi das Cruzes (SP) (foto: Anderson Oliveira da Silva / onibusbrasil).
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- Outro carro semelhante da Eroles visto pela lateral direita (foto: Anderson Oliveira da Silva / onibusbrasil).
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- Minuano em chassi Volvo no sistema integrado urbano de Blumenau (SC) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Urbano Cisne nas cores do sistema integrado de Curitiba; ao assumir o controle da Incasel, a Comil manteve em produção (com nova grade) o modelo da antecessora.
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- Cisne-OF na frota da operadora Coletivo Rodovel, de Blumenau (SC) (foto: João Marcos Nascimento / egonbus).
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- Cisne sobre OF-1315 da Sociedade de Ônibus Gaúcha - Sogal, de Canoas (RS) (foto: Herbert Zils / onibusbrasil).
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- Cisne-OF 1986 fornecido para a Viação Medianeira, de Cascavel (PR) (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Cisne-OF alocado à frota da Ribeironense Transportes Coletivos, de Florianópolis (SC) (foto: João Marcos Nascimento / egonbus).
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- Cisne em chassi Mercedes-Benz OF-1313 operando no sistema integrado urbano de Belo Horizonte (MG) (fonte: portal demtabus).
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- Cisne-OF operando em linhas alimentadoras do sistema integrado de Blumenau (SC) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Também o Incasel Continental permaneceu em produção; na fotografia um exemplar sobre o "pé-de'boi" Mercedes-Benz OF, da paranaense União Cascavel para operação nas precaríssimas estradas da Amazônia.
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- Continental-OF na frota da Viação TransBrasília, de Salvador (BA) (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Primeiro veículo desenhado pela Comil, o rodoviário Palladium 3.50 (aqui sobre chassi Volvo B-58 de três eixos) foi lançado em 1987.
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- Comil Palladium em chassi Volvo B10M.
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- Palladium em chassi Scania S 112 fornecido para a Viação União Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul (PR).
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- Palladium 3.50 sobre Mercedes-Benz O-371 de dois eixos da empresa Irmãos Cardoso, de Arcos (MG) (fonte: Transporte Moderno).
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- Primeira versão do Condottieri - novo modelo Comil de 1988 dedicado ao transporte rodoviário de pequenas e médias distâncias; trazia chassi Mercedes-Benz OF-1315 (fonte: Transporte Moderno).
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- Condottiere 3.50 1988 sobre plataforma Mercedes-Benz O 371 em folder publicitário da época; o veículo da imagem pertenceu à Viação Novo Horizonte, de Salvador (BA) (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Condottiere 3.50 em chassi Scania K 112 CL pertencente à empresa Rafa Tur, de Francisco Beltrão (PR) (foto: Felipe Dalbosco / onibusbrasil).
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- O mesmo ônibus em vista posterior (foto: Marcelo Castro / onibusbrasil).
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- Condottieri 3.30 em chassi Mercedes-Benz O-362.
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- Capa de folheto preparado pela Comil para o modelo Condottiere 3.30 equipando chassis Volvo B58 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Condottieri 3.50 em material de divulgação Volvo de 1990.
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- Condottieri Standard, para o rústico chassi Mercedes-Benz OF-1315; o carro da foto, com suspensão elevada, foi adquirido pela Viação Novo Horizonte, de Vitória da Conquista (BA).
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- Lançado em 1988, o rodoviário Condottiere foi alterado no ano seguinte, sendo a mudança mais visível a transferência dos faróis para o para-choque; note, neste caso, a incomum porta para o motorista neste exemplar da Zanchettur, de Imperatriz (MA).
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- Scania K 112 com carroceria Condottiere 3.50 fornecido à Gratur Turismo, de Alvorada (RS) (foto: Ricardo Bascke Nunes / onibusbrasil).
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- Rodoviário Condottiere 3.50 sobre chassi Scania da Viação Fraiburgo, de Fraiburgo (SC) (fonte: egonbus / Marcelo Titon).
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- Condottieri 3.50 em chassi Scania K 113 da empresa Solazer Transportes e Turismo, de Belford Roxo (RJ).
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- Scania S 113 com carroceria Condottieri 3.50 da Viação Pato Branco, da cidade paranaense de mesmo nome.
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- Condottieri 3.30 sobre Scania S 113 encomendado pela Empresa Reunidas Paulista de Transportes, de Araçatuba (SP).
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- Condottiere 3.30 sobre plataforma Mercedes-Benz O-364 de propriedade da Viação Silveira, de Piracicaba (SP) (foto: João Victor Varella Avance / onibusbrasil).
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- Condottieri 3.50 de segunda geração em chassi Volvo B10M.
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- A primeira versão do urbano Svelto.
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- Publicidade de junho de 1989 para o novo urbano Svelto.
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- Urbano Svelto da empresa Critur, de Criciúma (SC) (fonte: Lucas Juvencio / egonbus).
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- Svelto-OF na frota da Viação Sinoscap, de São Leopoldo (RS) (foto: Douglas Storgatto / onibusbrasil).
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- Mais um Svelto sobre chassi Mercedes-Benz OF, este da Auto Viação Navegantes, de Porto Alegre (RS) (foto: Lineu Jr. / toffobus).
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- Svelto-OF da Auto Viação Santa Rosa, de Pelotas (RS); a imagem é de 2007, em dia de cheia na cidade (foto: Alfredo Rodrigues / onibusbrasil).
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- Svelto-OF da Viação Hamburguesa, de Novo Hamburgo (RS) (foto: Eduardo Peixoto / expressosulrs).
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- Svelto-OF fornecido para a empresa Elmar Transportes e Turismo, de Nova Iguaçu (RJ) (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Svelto operando no sistema urbano de Santiago, Chile (fonte: portal busesurbanoschile).
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- Svelto-OF de três portas da empresa Coletivo Rodovel, de Blumenau (SC) (foto: João Marcos Nascimento; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Svelto sobre chassi Ford operando no sistema integrado paulistano (foto: Sérgio Aparecido Lopes / revistaportaldoonibus).
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- Dois Svelto sobre chassi Ford B-1618 adquiridos em 1995 pelo Expresso Timbira, de Fortaleza (CE) (fonte: portal mob-reliquias).
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- Svelto em chassi VW 16.180 CO operado pela Viação Noiva do Mar, de Rio Grande (RS) (foto: Matheus Melo / expressosulrs).
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- Sobre o mesmo chassi VW era este Svelto da empresa Bogotur, de Joinville (SC) (foto: Alessandro Costa / sfs-onibus).
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- Urbano Svelto na frota da empresa Joaçabense, de Joaçaba (SC) (foto: Andarilho Carioca / imponibus).
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- Svelto 1992 em chassi Volvo B58 operando no sistema integrado de Blumenau (SC) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Condottiere 3.20 sobre Mercedes-Benz OF da empresa Lermen, de Marechal Cândido Rondon (PR) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- A mesma combinação chassi-carroceria trazia este rodoviário da Viação Monte Belo, de Monte Belo do Sul (RS) (foto: Jaqueline Lubianca / busologosdosul).
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- Comil Condottiere 3.20 da Auto Viação Vale do Sol, de Santa Cruz do Sul (RS) (foto: Cristiano Lacerda / imponibus).
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- Condottiere 3.20 da extinta Colorado Transportes Coletivos, de Itaiópolis (SC) (fonte: portal egonbus).
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- Condottiere 3.20 em chassi Mercedes-Benz OF-1315 pertencente à empresa Balistur, de Chapada (RS) (foto: João Henrique Zöehler Lemos / buspf).
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- Mais um Condottiere 3.20 com mecânica Mercedes-Benz, aqui um chassi OF-1318 na frota da Viação Sudeste, de Cachoeiro de Itapemirim (ES) (foto: Vinícius Christófori / onibusbrasil).
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- Do Expresso Garopaba, da cidade catarinense de mesmo nome, era este Condottiere 3.20 sobre chassi Ford B1618 (foto: Artur Backes).
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- Condottieri 3.20 com mecânica Mercedes-Benz O-364 da Viação Real, de Cachoeiro de Itapemirim (ES) (foto: Luan Peixoto / onibusbrasil).
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- Condottiere 3.40 sobre Mercedes-Benz OF na frota da Zonta Tur, de Concórdia (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Um carro semelhante, este pertencente ao extinto Expresso Novalimense, de Nova Lima (MG) (foto: Vítor Rodrigues Dias / onibusclickmuseubus).
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- Condottiere 3.20 de segunda geração, também sobre Mercedes-Benz OF, este pertencente à Empresa Serra do Félix, de Fortaleza (CE) (fonte: portal fortalbus).
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- Mercedes-Benz OF-1318 com carroceria rodoviária Condottieri 3.40 na segunda versão, com faróis deslocados para o para-choque (foto: Gustavo Campos Gatti / onibusbrasil).
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- Condottiere 3.40 em chassi OF-1620 de 1994 na frota da Empresa São Benedito, de Fortaleza (CE) (fonte: portal mob-reliquias).
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- Condottieri 3.40 sobre Mercedes-Benz OF-1318 na frota da Viação Transpiauí, de Teresina (PI) (foto: Marcos Magalhães / onibusbrasil).
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- Condottiere 3.40 sobre Scania S 112 pertencente à Empresa Reunidas Paulista de Transportes, de Araçatuba (SP) (foto: Douglas de Cézare / railbuss).
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- Condottiere 3.60 em chassi Scania F 113 HL fornecido para a Viação Transpiauí, operadora rodoviária de Teresina (PI) (fonte: portal onibusbrasil).
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- O rodoviário de piso elevado da Comil (aqui na versão 360, com 3,6 m de altura) recebeu o nome Galleggiante.
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- Imagem de material publicitário preparado para o rodoviário Galleggiante 360 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Galleggiante 3.80 em chassi Scania K 113 TL nas cores da Palmatur, de Santa Vitória do Palmar (RS) (foto: Adil Rodrigo da Silveira Pereira / onibusbrasil).
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- Rodoviário 3.80 sobre Scania K 113 TL encomendado pela empresa Beiratur, de Belém (PA), fotografado ainda na fábrica da Comil (fonte: portal onibusbrasil).
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- Gallegiante 3.60 sobre Scania K 113 na frota do Expresso de Prata, de Basuru (SP) (fonte: portalinterbuss).
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- Galleggiante 3.80 em chassi Mercedes-Benz O-371 da Lopes Turismo e Transportes, de Carazinho (RS) (fonte: portal onibusbrasil).
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- Gallegiante 3.60 em chassi Mercedes-Benz (provavelmente O-400) pertencente à empresa TB Turismo, de Fortaleza (CE) (fonte: Aderlam Gomes / mob-reliquias).
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- Gallegiante 3.60 do Expresso Itamarati, de São José do Rio Preto (SP); note que, ao contrário do carro da imagem anterior, este traz pequena grade, apesar do motor traseiro; tinha chassi Scania K 13 TL (foto: Marcos Alexandre / onibusbrasil).
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- Gallegiante 3.60 em chassi Scania K-113 de três eixos, em 1995 agregado à frota do Expresso Vale do Jaguaribe, de Fortaleza (CE) (foto: Mailson Amâncio; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / fortalbus).
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- Galleggiante 3.80 sobre Scania K 113 TL da empresa carioca Turispall Transporte e Turismo (foto: Rafael H. / onibusbrasil).
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- Galleggiante 3.80 para chassis Scania de três eixos e motor traseiro.
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- Carro semelhante sobre chassi Mercedes-Benz O-400 RSD, pertencente à EKS Turismo, de Porto Alegre (RS) (fonte: portal danieldorneles).
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- Rodoviário Galleggiante 3.60 com mecânica Mercedes-Benz O-400 RSD da empresa Vila Élvio, de Piedade (SP) (foto: Márcio Bruxel / onibusbrasil).
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- Galleggiante 3.80 em chassi Volvo B10M do Expresso Timbira, de Fortaleza (CE) (fonte: portal mob-reliquias).
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- Galleggiante 3.60 em chassi Volvo B12R.
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- Galleggiante 3.40 em chassi Volvo B10M na frota da Viação 9 de Julho, de Registro (SP) (fonte: Márcio Miguel / onibusbrasil).
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- Galleggiante 3.40 de 1996, sobre chassi de motor dianteiro Mercedes-Benz OF-1620 (fonte: site rs.bomnegocio).
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- Galleggiante 3.40 sobre chassi Mercedes-Benz OF-1620 da operadora Águia Tur, de Eldorado do Sul (RS) (foto: Lucas Martins / busologosdosul).
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- Modelo semelhante, sobre Volkswagen 16.180, operado pela extinta empresa Translopes, de Teresina (PI) (foto: Agnel Gomes / onibusbrasil).
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- Galleggiante 3.40 em chassi VW 16.210 do Expresso Timbira, de Fortaleza (CE) (fonte: portal mob-reliquias).
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- Galleggiante 3.40 sobre VW 16.180 na frota da Domínio Transportadora Turística, de Guarulhos (SP).
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- Rodoviário Galleggiante 3.40 sobre chassi Ford da empresa Santo Antônio, de Maranguape (CE) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / fortalbus).
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- Galleggiante 3.40 em chassi Ford da Viação Transfronteira, de Wenceslau Braz (PR), cruzando a cidade de Sengés, junto à fronteira de São Paulo (foto: Andre Meirin Corrales / onibusbrasil).
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- Gallegiante 3.40 com três eixos na frota da Viação Transpiauí, de Teresina (PI) (foto: Diego Almeida Araújo / dbpbuss).
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- Gallegiante 3.60 de segunda geração; montado sobre chassi Volvo B10M, agregava a frota da operadora Nacional Expresso, de Uberlândia (MG) (fonte: Italo Nunes Silva / onibusbrasil).
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- Também com mecânica Volvo B10M, este Galleggiante 3.60 pertenceu à empresa Brantur, de Pato Branco (PR) (foto: Derles Borges Pichhoff / onibusbrasil).
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- Galleggiante 3.40 sobre Marcedes-Benz OH da empresa chilena Tur-Bus; última geração do modelo, novamente trazia grade ligeiramente diferente (fonte: portal avnbuses).
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- Galleggiante 3.40 em chassi Mercedes-Benz OH-1935 da Viação Monte Belo, de Monte Belo do Sul (RS) (foto: Lucas Troiam / busologosdosul).
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- Galleggiante 3.40 sobre Mercedes-Benz O-364 operado pelo Rápido Chapadense, de Chapada dos Guimarães (MT) (foto: Marcos Magalhães / onibusbrasil).
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- Galleggiante 3.40 com motor dianteiro (chassi OF) da empresa Ramal Tur, de Pelotas (RS) (foto: Israel dos Santos / busologosdosul).
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- Galleggiante 3.40 em chassi Mercedes-Benz OF-1620 pertencente ao grupo musical Zé do Acordeon & Musical Eclipse, de Guaramirim (SC) (fonte: Felipe DN / onibusbrasil).
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- Galleggiante 3.40 sobre VW 16.210 CO na frota da RS Transportes, de Cidade Ocidental (GO) (foto: Anderson Dias / onibusbrasil).
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- O mesmo modelo 3.40, equipando um chassi VW 16.180 CO de três eixos na frota do Expresso São Pedro, de Santa Maria (RS) (foto: Flávio Rodrigues Silva).
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- O urbano Svelto após a reestilização de 1995.
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- Svelto II em chassi OF-1620 pertencente à Auto Viação São José, de Tramandaí (RS) (foto: Matheus Melo / expressosulrs).
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- Também sobre chassi Mercedes-Benz OF, este Svelto de 1996 pertenceu à Roger Transporte e Turismo, de João Pessoa (PB) (foto: Sérgio Aparecido Lopes / onibusparaibanos).
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- Svelto sobre Mercedes-Benz OF-1620 na frota da Empresa Antônio Wilson, de Bayeux (PB) (foto: Fábio Alcântara Fernandes / onibusbrasil).
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- O Svelto foi totalmente redesenhado em 1998; a fotografia o apresenta em sua "melhor forma", na configuaração padron.
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- Novo Svelto em chassi Mercedes-Benz OH-1621 operado pela Transportes Santa Maria, de Pelotas (RS) (foto: Junior Almeida / onibusbrasil).
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- Um Svelto em chassi Mercedes-Benz exportado para a Costa Rica.
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- Urbano Svelto III sobre Mercedes-Benz OF da empresa Coletivo Santa Cruz, de Canoinhas (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Outro Svelto-OF, agora da Empresa Viação Piauí, de Teresina (foto: Agnel Gomes / onibusbrasil).
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- Comil Svelto da empresa Athenas Paulista, de São Carlos (SP) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Svelto de três portas aplicado ao sistema integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PR) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Svelto III em chassi VW 16.210 CO da CTT Camboriú Transporte-Turismo, operadora de Camboriú (SC) (foto: Gustavo Campos / sfs-onibus).
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- Svelto sobre chassi Mercedes-Benz OF com terceiro eixo sendo testado pela Jotur, operadora de Palhoça (SC) (fonte: portal egonbus).
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- Doppio - o articulado derivado do Svelto.
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- Comil Doppio 1996 em chassi Mercedes-Benz OF acoplado a reboque articulado, pertencente à Cattani Transportes e Turismo, operadora de ônibus de Macapá (AP) (fonte: portal onibusbrasil).
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- Versatile - a versão intermunicipal do urbano Svelto.
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- Comil Versatile.
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- Rodoviário Campione 3.25 com as cores da Uematsu Turismo, de São Bernardo do Campo (SP).
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- Campione 3.25 em chassi curto OF-1721 operado pela Rogertur, de João Pessoa (PB) (foto: Rafael Fernandes de Avellar / onibusbrasil).
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- Campione 3.25 sobre Mercedes-Benz O-364 operado pela empresa Nossa Senhora da Penha, de Curitiba (PR) (foto: Eliziar Maciel Soares / onibusbrasil).
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- O mesmo modelo Campione 3.25, este pertencente à Viação Sudeste, de Cachoeiro de Itapemirim, e montado sobre chassi Tecnobus (empresa do grupo Itapemirim) (foto: Flávio Rodrigues Silva / onibusbrasil).
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- Campione 3.45 de 1998, em chassi Volkswagen com três eixos, pertencente ao Expresso Vale do Jaguaribe, de Fortaleza (CE) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / fortalbus).
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- Campione 3.45 sobre chassi Volkswagen de motor dianteiro da empresa Praiana, de Itajaí (SC) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- O mesmo modelo na frota da Brusquetur, de Brusque (SC) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Campione 3.65 em chassi de motor traseiro.
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- Campione 3.65 de 1998 para chassis de motor dianteiro em fotografia oficial da Comil (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Campione 3.65 em chassi Mercedes-Benz O-371, a partir de 1998 operado pelo Expresso Canindé - da cidade cearense homônima (fonte: portal mob-reliquias).
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- Campione 3.65 em chassi de três eixos não identificado e com vidros colados operado pela Viação Brasil, supostamente sediada em Cuiabá (MT) (foto: Leonardo Castro).
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- Campione 3.65 sobre Mercedes-Benz O400 RSD operado pela Cattani Sul Transporte e Turismo, de Pato Branco (PR).
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- Campione 3.65 em chassi Scania K 124 na frota da empresa Favorita Tur, de Petrópolis (RJ).
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- Campione 3.65 com mecânica Mercedes-Benz O-400 RSD da Transportadora Turística Tecnovan, de Valença (RJ).
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- Campione 3.85 sobre chassi Volvo, exportado para a empresa Linea Dorada, da Guatemala.
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- Campione 3.85 em chassi Scania K 124 IB operado pelo Nacional Expresso, de Uberlândia (MG) (foto: Fabrício do Nascimento Zulato / onibusbrasil).
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- Campione 4.05 HD - o primeiro high-deck da Comil -, na frota da Auto Viação Estrela, de Estrela (RS).
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- Também da Auto Viação Estrela era este novo Campione 4.05 HD em chassi Volvo B12R; a imagem foi tomada na estação rodoviária de Foz do Iguaçu (PR) (foto: Derles Borges Pichoff / dbpbuss).
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- Novo Campione HD 4.05, pertencente à Viação Nacional Expresso, de Uberlândia (MG) (foto: Adão Henrique).
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- Operado pela Tati Tur, de Itapecerica da Serra (SP), este Campione 4.05 HD trazia chassi Mercedes-Benz O-400 RSD.
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- Campione 3.65 em chassi Mercedes-Benz O 400 RSD da empresa Lagui Turismo, de Matão (SP) (foto: Ygor Zacarias / onibusbrasil).
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- Publicidade Comil de 2003 anunciando a venda de 50 Campione 3.65 para empresa Real Expresso, de Brasília (DF), aos 50 anos da operadora (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Os 50 Campione do Real Expresso utilizavam chassis Mercedes-Benz O-400 RSD (foto: Rafael H. / onibusbrasil).
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- Campione 3.65 sobre Mercedes-Benz O400 RSD da Viação Planalto de Campina Grande, de Campina Grande (PB) (foto: Alessandro de B. Barros / onibusbrasil).
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- Campione 3.65 com a mesma mecânica O400 RSD, agora da empresa Rápido Federal, de Brasília (DF) (foto: Paulo Roberto de Morais Amorim / onibusbrasil).
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- Rodoviário Campione 3.45 para chassis com motor traseiro no modelo 1998.
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- Novo Campione 3.45 da Fátima Transportes e Turismo, de Taquari (RS) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Campione 3.45 em chassi Mercedes-Benz OH-1628 na frota da Transportadora Cearense e Turismo - Transcetur, de Fortaleza (CE) (fonte: portal fortalbus).
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- Campione 3.45 sobre Mercedes-Benz O-400 RSE do Expresso Guanabara, operadora rodoviária sediada em Fortaleza (CE) (foto: Flávio Rodrigues Silva / fortalbus).
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- Campione 3.45 para chassis de motor dianteiro.
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- O mesmo modelo em chassi VW 17.120 OD na frota da Alfa Luz Viação Transportes, empresa da Região Administrativa de Guará (DF) (foto: Flávio Rodrigues Silva).
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- Operado pela Viação Macapá e Turismo, este Campione 3.45 em chassi OF atendia à ligação rodoviária entre a Capital do Amapá e Serra do Navio; a imagem é de 2011 (foto: Flávio Rodrigues / onibusbrasil).
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- Campione 3.45 em chassi VW 17.210 OD da empresa ERA Transporte e Turismo, de Brasília (DF), desembarcando da travessia do rio São Francisco na cidade mineira de mesmo nome, seu destino final (foto: Marcos Felipe G. Gonçalves / onibusbrasil).
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- Somente em 1999 a Comil lançou seu primeiro micro-ônibus - o Piá.
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- Micro Piá em chassi Mercedes-Benz.
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- Comil Piá com duas portas em chassi Volkswagen.
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- Urbano Svelto, modernizado em 2001.
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- Svelto sobre chassi Volkswagen da empresa Brantur, de Pato Branco (PR) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Svelto sobre Mercedes-Benz OF no sistema integrado de Porto Alegre (RS) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Svelto sobre chassi VW 17.210 EOD, adquirido em 2000 pela empresa Marcos da Silva (atual Nossa Senhora de Aparecida), de João Pessoa (PB) (foto: Paulo Rafael Viana / onibusparaibanos).
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- Outro Svelto sobre o mesmo modelo de chassi VW, agora operando no sistema integrado urbano de Porto Velho (RO) (foto: César Castro / onibusbrasil).
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- Svelto de três portas com chassi Scania F 94 HB no Sistema Integrado de Curitiba (PR) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- O mesmo veículo visto para lateral esquerda (foto: Paulo Gustavo / onibusbrasil).
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- Também com três portas, este Svelto compunha a frota da Barramar, operadora urbana de Salvador (VA) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / onibusalagoas).
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- Svelto em chassi Mercedes-Benz OF-1722 da Viação Novo Retiro, de Esmeraldas (MG), operando na Região Metropolitana de Belo Horizonte (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- Svelto com mecânica VW 17.210 OD da operadora Atlântica Serviços e Transportes, de Maceió (AL) (foto: Flávio Rodrigues Silva / onibusbrasil).
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- Comil Svelto de meados da primeira década do novo século, versão evidenciada pelas aberturas adicionais na grade; o ônibus era da Nevatur Transportes e Turismo, de Lages (SC) (foto: Daniel Guardiola / egonbus).
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- Svelto em chassi OF-1418 operado pela Auto Viação Santa Cruz, de Jaboatão dos Guararapes (PE) (foto: Matheus Fernando / onibusbrasil).
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- Svelto-OF na frota da Viação Intermunicipal, de São João de Meriti (RJ) (fonte: portal ciadeonibus).
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- Svelto em chassi Volvo B10M na frota urbana do Expresso de Prata, de Bauru (SP) (foto: Ade Silva / onibusbrasil).
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- O mesmo carro em vista traseira (foto: Fernando Henrique Garcia / onibusbrasil).
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- Svelto articulado.
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- Svelto articulado.
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- Doppio (o Svelto articulado) sobre chassi Mercedes-Benz OF, em 2011 operando no sistema integrado de Campo Grande (MS) (fonte: portalinterbuss).
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- Doppio em chassi VW 17.230 EOD operado pela Viação Sorriso de Minas, de Uberlândia (MG) (foto: Bruno França de Queiroz / onibusbrasil).
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- O novo Svelto, com três portas e na apresentação para motor traseiro (no caso, Mercedes-Benz OH), pertencente à Viação Verde Vale, de Blumenau (SC) (foto: Diego Lip / egonbus).
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- Svelto 2000 sobre chassi Mercedes-Benz O 500M da Insular Transportes Coletivos, de Florianópolis (SC) (foto: Renato de Aguiar / onibusbrasil).
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- Minibus Bella, para chassis Mercedes-Benz LO-412.
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- Comil Bella.
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- Minibus Bella, na versão Escolar.
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- Minibus Bello, sobre chassi Agrale, lançado para atender à demanda crescente de vans pelo mercado.
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- Minibus Bello sobre chassi Volkswagen operando como ônibus escolar em Engenheiro Paulo de Frontin (RJ) (foto: Sydney Junior / ciadeonibus).
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- Também sobre chassi VW, outro Bello de Paulo de Frontin, este com maior capacidade e bagageiro traseiro (foto: Sydney Junior / ciadeonibus).
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- A partir do Svelto a Comil desenvolveu seu modelo de "jardineira"; a foto é de um exemplar sobre chassi VW em operação em Salvador (fonte: Frota & Cia.).
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- "Jardineira" para serviço turístico agregada em 2004 à frota da empresa Stadtbus, de Bagé (RS).
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- "Jardineira" de Curitiba em chassi de motor traseiro VW 17.240 OT (foto: Matheus Vieira Mortari / onibusbrasil).
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- Veículo semelhante em vista 3/4 posterior (fonte: site canalparadasolicitada).
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- "Jardineira" Svelto em chassi Mercedes-Benz O 500M operado pela Auto Viação Mercês em linhas turísticas de Curitiba (PR) (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- Versatile - versão intermunicipal do urbano Svelto - aqui montado sobre chassi Mercedes-Benz 4x4, com 9,5 m de comprimento, exportado para o Chile em 2001 (foto: Andrés Valdebenito C.).
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- Versátile em chassi Mercedes-Benz 1720 A, com tração 4x4: em 2004 duas unidades foram fornecidas para a operadora de turismo Ernanitur, de Fortaleza (CE), para realizar o trajeto até a praia de Jericoacoara (fonte: Transporte Moderno).
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- Piá 2002.
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- Piá na frota da Nilopolitana Transportes, operadora urbana de Nilópolis (RJ) (foto: Miguel Ângelo / onibusbrasi).
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- Piá 2002 em chassi Mercedes-Benz LO-812 operado pela Viação Brazinha, de São João de Meriti (RJ) (foto: Andre Luiz Gomes de Souza / onibusbrasil).
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- Dois micros na frota da BTU - Barroso Transportes Coletivos, de Barroso (MG) - um Piá com mecânica Volkswagen e, ao fundo, um Caio Piccolino.
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- O surpreendente Campione 2006, aqui na versão 3.65.
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- Campione 3.25 em chassi VW 18.310 OT na frota do Nacional Expresso, operadora rodoviária de Uberlândia (MG) (foto: Carlos Júnior / onibusbrasil).
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- Campione 3.65 em chassi Volvo B12R da Viação Rotas do Triângulo, de Uberlândia (MG), ainda nas cores do Expresso Nacional, do qual adquiriu parte das rotas; a imagem foi tomada em Campo Mourão (PR) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Um rodoviário Campione 3.65 de dois eixos da Brantur, de Pato Branco (PR) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Rodoviário Campione, da Empresa Atual, de Belo Horizonte (fonte: site vipbus).
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- Com mecânica Mercedes-Benz, este Campione traz as cores da empresa Portal das Dunas, de Fortaleza (CE) (foto: Keneth Deri Evans / fortalbus).
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- Campione 3.65 sobre Scania K 310 IB operado pela Viação Vale do Tietê, de Itu (SP) (foto: Rodrigo Coimbra / onibusbrasil).
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- Campione sobre chassi de motor dianteiro Mercedes-Benz OF-1722 (fonte: site vivanuncios).
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- O intermunicipal Versatile foi reestilizado em 2006.
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- Novo Versatile sobre chassi OF na frota da empresa Bosembecker, de Pelotas (RS).
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- Versatile-OF atendendo o Sul do Chile pela operadora Buses Caulle (foto: Sergio Arteaga / tatobuses).
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- Versatile em chassi Volkswagen na frota da operadora Teftur, de Joinville (SC) (foto: Egon Rohde / egonbus).
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- Versatile sobre VW 17.230 EOD adquirido pela Polícia Militar de Minas Gerais (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- Versatile montado em chassi Volvo com motor dianteiro da empresa Santa Cruz, de Canoinhas (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Versatile sobre chassi Volvo B270F da EFAL, de Santa Maria (RS) (foto: Rafael C. Pavan / busologosdosul).
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- Atualização do Campione, o modelo Vision foi lançado em 2007.
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- No início de 2008 o urbano Svelto ganhou novo desenho.
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- Publicidade de lançamento do Svelto 2008.
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- Urbano Svelto 2008 em versão de três portas.
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- Svelto-Volkswagen no Sistema Integrado de Curitiba (PR) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Outro Svelto-VW, este da Teftur, de Itajaí (SC), atuando no transporte escolar (foto: Egon Rohde).
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- Svelto sobre Mercedes-Benz OF da empresa CTT, de Balneário Camboriú (SC) (foto: Egon Rohde).
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- Svelto OF urbano da Viação Praiana, de Itajaí (SC) (foto: Egon Rohde).
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- Svelto sobre chassi Volvo de motor dianteiro da Viação Santa Clara, de Mafra (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Outro Svelto 2008 em chassi Volvo B270F, este com três portas e operado pelo Expresso Vitória, de Salvador (BA) (foto: Felipe Pessoa de Albuquerque / onibusbrasil).
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- Com a grade ligeiramente diferente, este Svelto OF compunha a frota da Santa Terezinha, de Brusque (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Svelto-OF operado em Brasília (DF) pela empresa Mais X Turismo e Empreendimentos (foto: Agnel Gomes / onibusbrasil).
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- Svelto 2008 sobre Mercedes-Benz OF-1418 da extinta Transportes Montenegro, de Belém (PA) (foto: Diego Miranda / onibusbrasil).
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- Svelto em chassi VW 17.230 EOD da Viação Cidade de Aracaju, operadora urbana da Capital sergipana (foto: Wallace Silva / onibusbrasil).
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- Outro Svelto com o mesmo chassi VW 17.230, este operando em 2016 no Sistema Integrado Municipal de Porto Velho (RO) (foto: Marcos C. Filho / onibusbrasil).
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- Svelto articulado da Viação Colombo, operadora do sistema integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PR) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- O mesmo veículo em vista oposta; a mecânica é Scania K310 (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- Na mesma época, também o micro Piá foi reestilizado.
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- Piá II sobre Mercedes-Benz LO-915 operado pela SC Turismo, de Capão da Canoa (RS) (foto: Leonardo Vieira / busologosdosul).
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- A Comil continuou a investir fortemente no mercado de rodoviários de categoria, em 2008 lançando o Campione Vision HD.
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- Campione Vision 4.05 HD com mecânica Scania exportado para a operadora mexicana GTS (foto: Uriel Escalona / vallebuses).
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- Campione Vision 3.65 em chassi Scania K 310 IB na frota da Viação Nordeste, de Natal (RN) (foto: João Victor / onibusbrasil).
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- Outro Vision 3.65 no mesmo chassi K 310 IB, este na frota da Hibisco Turismo, de Belo Horizonte (MG) (foto: Rafael da Silva Xarão / onibusbrasil).
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- Campione Vision 3.45 sobre chassi VW 17-230 EOD da Horizonte Turismo, de Palmas (PR) (foto: Edivaldo Carvalho / onibusbrasil).
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- Dois Campione Vision 3.45 operados pela empresa Turismo Santa Rita, de São Paulo (SP): um em chassi VW 17.260 EOT (foto: Hipólito Rodrigues / onibusbrasil)...
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- ... e outro sobre Mercedes-Benz O500 M (foto: Matheus Santos Oliveira / onibusbrasil).
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- Campione em sua versão "plebéia", sobre chassi Mercedes-Benz OF, operado pela Viação Canarinho, de Jaraguá do Sul (SC) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Campione Vision 3.45 em chassi VW 17.230 EOD pertencente à Viação Transpiauí, de Teresina (PI); a empresa liga várias cidades piauienses a Brasília (foto: Vanderlei da Costa Silva Filho / onibusbrasil).
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- Provavelmente de 2009 é este Campione HD da Planalto Serrano, de Ubirici (SC) - claramente uma versão de transição entre a geração anterior e a seguinte (foto: Egon Rohde).
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- O mesmo ônibus em vista traseira (foto: Egon Rohde).
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- Svelto Midi 2009.
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- Svelto Midi em chassi VW 15.190 EOD na frota da Pontual Transportes, de Campina Grande (PB) (foto: José Roberto / onibusbrasil).
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- O ônibus da imagem anterior visto pela traseira (foto: Rafael da Silva / onibusbrasil).
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- Svelto Midi sobre chassi VW 15.190 EOD 4x4, em 2012 fornecido para a Transbrasiliana, de Goiânia, para operação no estado do Pará.
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- Svelto Midi 2011 em chassi VW 15.190 EOD 4x4 da empresa Amatur - Amazônia Turismo, de Rio Branco (RR), fotografado em Porto Velho (RO) em junho de 2024 (foto: Marcos Cabral Filho).
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- O mesmo carro em vista oposta (foto: Marcos Cabral Filho).
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- Lion's Mex, ônibus MAN mexicano equipado com carroceria Comil (foto: Guilherme Weber).
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- Em 2010 a Comil trocou originalidade por discrição na reestilização do rodoviário Campione; na imagem, a versão 3.65.
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- Comil Campione 3.45 de 2010.
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- Comil Campione 3.25.
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- Publicidade de novembro de 2010 para o novo Campione.
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- De dezembro de 2010 é esta segunda propaganda para o Campione.
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- Campione em publicidade de junho de 2011.
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- A linha Campione em mais uma propaganda de 2011, esta registrando a conquista de prêmio no concurso de design IDEA Brasil.
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- Campione 3.45 em chassi Mercedes-Benz O500 M na frota da Auto Viação Jurema, de Duque de Caxias (RJ) (foto: Bruno Mendonça / onibusbrasil).
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- Campione 3.45 em chassi VW 17.280 operado pela ViaSol Transportes Rodoviários, empresa de Araras (SP) (foto: Gabriel Correa / onibusbrasil).
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- Campione 3.45 sobre Volvo B7R pertencente à Mateus Turismo, operadora de Montes Claros (MG) (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- Campione 3.45 com chassi Scania K 340 IB operado pelo Expresso Cristália, de Campinas (SP) (foto: Rodrigo Coimbra / onibusbrasil).
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- O novo Campione 3.45 sobre chassi de motor dianteiro Mercedes-Benz OF na frota da Canarinho, de Jaraguá do Sul (SC) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Campione 3.25 com mecânica Volvo B270F nas cores do Expresso Gardênia, de Belo Horizonte (MG) (foto: Flávio Rodrigues Silva / onibusbrasil).
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- Campione sobre chassi de motor dianteiro da empresa Castilho & Cia., de Ponte Serrada (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Campione 3.25 em chassi OF-1722 na frota da Empresa Irmãos Teixeira, de Belo Horizonte (MG) (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- Campione 3.25 com mecânica Volkswagen 17.230 EOD operado pela Viação Pássaro Livre, de Belo Horizonte (MG) (foto: César Reis / onibusbrasil).
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- Campione 3.65 em chassi Mercedes-Benz O500 de três eixos pertencente à Viação Novo Horizonte, de Vitória da Conquista (BA) (foto: André Luiz Gomes de Souza / onibusbrasil).
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- Outro Campione 3.65 sobre chassi O500 da Novo Horizonte, este com apenas dois eixos (foto: Guilherme Estevan / onibusbrasil).
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- Campione DD, do final de 2011, primeiro ônibus de dois andares da Comil.
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- Propaganda de novembro de 2011 anunciando o novo modelo da Comil.
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- Propaganda de lançamento do double-decker Comil.
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- Campione DD em chassi Volvo 8x2 exposto na Fetransrio 2014 (foto: Jorge Rodrigues).
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- Campione DD na frota da empresa Bompani Turismo, de Luiz Alves (SC) (foto: Egon Rohde).
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- Campione DD sobre chassi Mercedes-Benz O-500 6x2; note, do canto inferior esquero, um quero-quero inesperadamente compondo a fotografia, tomada em Erechim (foto: Dionatan Cardozo).
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- Campione HD em chassi Mercedes-Benz O 500 RSD da Empresa de Ônibus Pedro Antônio, de Vassouras (RJ) (foto: José Augusto de Souza Oliveira / onibusbrasil).
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- O mesmo HD da Pedro Antônio em vista ¾ traseira (foto: José Augusto de Souza Oliveira / onibusbrasil).
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- Campione HD, lançado logo a seguir ao DD.
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- Campione HD 4.05 do Expresso Gardenia, de Belo Horizonte, sobre chassi Volvo B 450R.
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- Campione DD sobre Scania K400 8x2 pertencente à Parthenon Turismo, de Porto Alegre (RS) (foto: Fábio Lima / onibusbrasil).
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- Campione DD com mecânica Volvo B450R operado pela R. A. Viagens, de Timon (MA) (foto: Clemilton Rodrigues / onibusparaibanos).
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- O mesmo carro em vista ¾ traseira (foto: Clemilton Rodrigues / onibusparaibanos).
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- Campione HD e DD em anúncio de setembro de 2012.
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- A Comil alcançou outro patamar no mercado de ônibus com o lançamento dos novos rodoviários, reposicionamento reforçado por persistentes campanhas publicitárias; esta é uma propaganda de março de 2012.
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- Publicidade de junho de 2013, ressaltando a presença da marca "em mais de 30 países".
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- HD em propaganda de setembro de 2013.
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- O estilo do urbano Svelto foi atualizado em 2012; o ônibus da imagem compõe a frota de 139 unidades adquiridas em 2014 para o transporte público de Salvador (BA).
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- Urbano Svelto de três portas da Viação Nossa Senhora dos Navegantes, de Navegantes (SC) (foto: Egon Rohde).
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- Svelto de três portas em chassi VW 17.230 OD do Expresso Rei de França, alocado ao Sistema Integrado de Transportes de São Luís (MA) (foto: Vinícius Ferreira / sportbus).
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- A mesma carroceria, aqui sobre chassi Volvo, preparada para a Viação Santa Clara, de Teixeira de Freitas (BA) (fonte: portal onibusparaibanos).
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- Svelto da Estrelatur, operadora urbana de Joaçaba (SC) (foto: Andarilho Carioca / imponibus).
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- Svelto 2012 em chassi Volkswagen OD operando no sistema integrado urbano de Porto Velho (RO) (foto: César Carstro / onibusbrasil).
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- Svelto-OF na frota urbana do Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa (PR) (foto: Diogo Amorim).
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- O mesmo modelo, com diferente distribuição das três portas e sobre chassi Mercedes-Benz, na frota da empresa Citur, de Criciúma (SC); note, comparando esta imagem com as duas anteriores, o efeito da pintura sobre os detalhes estéticos da carroceria (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Svelto-OF de 2017 na frota da empresa Transmoreira, de Contagem (MG) (foto: Welisson Oliveira / onibusbrasil).
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- Um Svelto em chassi OF operando no transporte urbano de Brasília (DF) (foto: Pedro Ventura / automotivebusiness).
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- Svelto Midi sobre Mercedes-Benz OF-1519 na frota da Empresa Santa Terezinha, de São João de Meriti (RJ) (foto: Lucas Alvim / onibusbrasil).
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- Svelto em chassi Agrale de motor traseiro da operadora intermunicipal Codesa, de San Carlos, Uruguai; a imagem é de fevereiro de 2020 (foto: LEXICAR).
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- Svelto militarizado, fabricado sob encomenda do Exército Brasileiro e destacado para o batalhão da Polícia do Exército de Rondônia; a imagem foi tomada em Porto Velho em agosto de 2023 (foto: Marcos Cabral Filho).
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- O mesmo veículo em vista posterior (foto: Marcos Cabral Filho).
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- Publicidade de 2011 para o lançamento do novo Svelto na versão para chassis de piso baixo (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Svelto em chassi Agrale de piso baixo na frota da cooperativa uruguaia de transportes UCOT, operando em Montevidéu em 2022 (foto: LEXICAR).
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- Pertencente à COETC, outra cooperativa de Montevidéu, este Svelto utilizava mecânica Volvo (foto: LEXICAR).
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- Svelto-Volvo semelhante, em 2021 operando na região Metropolitana de Montevidéu.
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- Mais um modelo semelhante, porém com chassi Mercedes-Benz O 500U, ar-condicionado e vidros colados, alocado ao sistema integrado de Niterói (RJ).
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- Igual ônibus de Niterói, ainda com ar-condicionado mas com vidros montados em perfis de borracha (foto: Victor de Brito Paredes / onibusbrasil).
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- Qualidade operacional e conforto superiores certamente oferecia este urbano de 2017, da cooperativa U.C.O.T. - um Svelto com três portas largas sobre chassi de piso baixo e suspensão pneumática Agrale.
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- Carro da mesma série em operação em Montevidéu em março de 2020 (foto: LEXICAR).
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- Doppio BRT, articulado para chassis com motor central ou traseiro, lançamento de 2013.
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- Um Doppio BRT sobre chassi Mercedes-Benz O500 MA da Soul, de Alvorada (RS), alocado ao serviço metropolitano de Porto Alegre.
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- Articulado Doppio BRT em chassi Mercedes-Benz atendendo às linhas troncais metropolitanas de Campinas (SP) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Comil Doppio BRT sobre Scania K310 IA da mineira Bettânia Ônibus, de Belo Horizonte (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- Outro Doppio BRT no sistema integrado de Belo Horizonte, este em chassi Mercedes-Benz O500 MA, operado pelo Expresso Unir (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- Também de 2013 foi a carroceria Versatile Gold.
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- Versatile Gold em publicidade de junho de 2014.
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- Versatile Gold com mecânica Mercedes-Benz OF-1721 operado pela Ouro Negro Transportes e Turismo, de Rio das Ostras (RJ) (foto: André Luiz Gomes de Souza / onibusbrasil).
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- Versatile Gold em chassi Iveco 170S28 da Viação Minas Gerais, de Contagem (MG) - operadora da maior frota da marca na América Latina (foto: Marcelo Luiz / onibusbrasil).
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- Versatile Gold sobre Mercedes-Benz OF-1721 da Araujo Transportes, de São Luís (MA) (foto: Lucas Sousa / onibusbrasil).
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- Versatile Gold, Campione HD e DD em peça publicitária conjunta de setembro de 2014.
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- Publicidade dedicada à inauguração da fábrica de Lorena.
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- Campione 3.25, lançamento de novembro de 2014.
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- Um dos seis Campione 3.25 em chassi Mercedes-Benz O 500M agregados, em 2018, à frota da empresa Limousine Carioca, de Duque de Caxias (RJ) (foto: Hewertton Neves / onibusbrasil).
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- Campione 3.25 em chassi Iveco 170S28 da empresa São João Votorantim - Sorotur Turismo, de Votorantim (SP) (foto: Willian Caminha Fonseca / onibusbrasil).
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- Campione 3.45 da Empresa Auto Ônibus São José, de Urussanga (SC) (foto: Lucas Juvêncio / egonbus).
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- Um Campione 3.45 em chassi OF-1730 exportado para a operadora rodoviária peruana Expresso Internacional Palomino (foto: Adriano Minervino / onibusetransporte).
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- Campione 3.45 sobre VW 17.260 ODS de propriedade da Viação Progresso, de Três Rios (RJ) (foto: Adriano Duarte / onibusbrasil).
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- Campione 3.45 em chassi Iveco 17-280 da Amatur, de Boa Vista (RO); em julho de 2024 o ônibus inaugurou o serviço leito na ligação de quase 900 km entre Porto Velho (RO, onde foi fotografado) e Manaus (AM) (foto: Marcos Cabral Filho).
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- Svelto Midi 2014.
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- Svelto Midi sobre chassi OF-1519 agregado ao consórcio operacional Navegantes, de João Pessoa (PB) (foto: JC Barboza / onibusparaibanos).
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- Publicidade preparada para a feira agrícola Agrishow 2015, destacando as duas grandes áreas de negócios da Comil - ônibus e silos e secadores.
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- Campione DD em publicidade de março de 2015.
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- Campione Invictus (aqui sobre chassi Volvo B380R, na versão 1200), novo modelo rodoviário Comil, lançado em 2015.
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- Campione Invictus 1200.
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- Uma das primeiras peças de propaganda do novo Invictus 1200.
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- Invictus 1200 com mecânica Mercedes-Benz O500 RSD fornecido para o Expresso Maia, de Goiânia (GO), em propaganda Comil de junho de 2016.
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- O mesmo ônibus da propaganda anterior em fotografia oficial da Comil.
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- Publicidade de setembro de 2016 reproduzindo um 1200 da Clima Tur, de Miguel Pereira (RJ).
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- Campione Invictus 1200 em chassi Mercedes-Benz O 500 RSD da Viação Riodoce, de Caratinga (MG).
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- Campione Invictus sobre Mercedes-Benz O-500 RSD da Viação Novo Horizonte, de Vitória da Conquista (BA) (fonte: site onibusbrasil).
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- Invictus 1200 em chassi Mercedes-Benz O-500 de dois eixos pertencente à Empresa São Benedito, de Fortaleza (CE) (foto: Lucas Fernando / mobceara).
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- Invictus 1200 sobre Mercedes-Benz O 500R: este foi um dos sete carros da operadora Fretcar, de Fortaleza (CE), vendidos em 2022 para o Expresso Planalto, de Paracatu (MG) (foto: Wescley Costa; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / mobceara).
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- Invictus 1200 sobre Scania K 360 IB pertencente à Twister Rio Transporte e Turismo, do Rio de Janeiro (RJ) (foto: Thiago Cabral / ocdholding).
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- As novas versões Invictus 1050 e 1200 em propaganda de março de 2016.
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- Invictus 1050 em chassi Mercedes-Benz O500 R da Viação Graciosa, de Curitiba (PR) (foto: Lucas Sérgio da Silva / onibusbrasil).
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- Campione Invictus HD.
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- Campione Invictus HD.
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- Campione Invictus HD sobre chassi Volvo B450R 6x2 do Expresso Nordeste, de Campo Mourão (PR) (fonte: Wellington Mendes da Silva / onibusbrasil).
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- Dois dos quatro Invictus HD em chassi Scania K 400 6x2 fornecidos em 2017 à Viaenergya, operadora de carga e fretamento de Paulo Afonso (BA) (fonte: portal onibusparaibanos).
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- Em dezembro de 2018 a Viaenergya repassou seus Invictus HD para a paranaense Trans Isaak Turismo, que os arrendou para a Viação Pluma (foto: Lucas Bernardino / onibusparaibanos).
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- Invictus HD sobre Mercedes-Benz O 500 RSD na frota da operadora Emtram, de Salvador (BA) (foto: Thiago Souza / onibusbrasil).
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- Frota de Invictus DD fornecida à Viação União Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul (RS); a propaganda é de junho de 2019.
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- Invictus DD em chassi Scania de três eixos da Guerino Seiscento, de Tupã (SP), em publicidade de setembro de 2019.
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- Invictus DD em chassi de três eixos nas cores do Expresso União, operadora rodoviária de Patrocínio (MG) (foto: Saulo Cruz Scoponi).
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- Um dos 25 Invictus DD em chassi Scania K 360 IB 6x2 adquiridos em 2019 pela empresa Real Maia, de Palmas (TO) (fonte: portal onibusparaibanos).
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- Invictus DD em chassi Scania K400IB 6x2 da Levare Transportes, de São José do Rio Preto (SP) (foto: Renan da Costa Oliveira / onibusbrasil).
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- DD sobre Scania K 400 IB pertencente à Transportes Brisa do Sul, de Ijuí (RS) (fonte: portal bestbus).
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- Invictus DD sobre Mercedes-Benz O500 RSD nas cores da paranaense Penha (foto: Saulo Cruz Scoponi / meumover).
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- O mesmo carro da Penha em vista ¾ traseira (foto: Saulo Cruz Scoponi / meumover).
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- Nas cores da Auto Viação Progresso, de Jaboatão (PE), este Invictus DD em chassi Scania de quatro eixos ilustra publicidade de dezembro de 2019.
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- Campione Invictus DD.
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- Invictus DD sobre chassi 8x2 Scania da fluminense 1001 (foto: Dairto Corradi).
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- Um Invictus DD em chassi Scania K 440 IB 8x2 na frota da Empresa Gontijo de Transportes, de Belo Horizonte (MG).
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- Invictus DD 8x2, este em chassi Volvo, pertencente à Eumartur, de Mateus Leme (MG).
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- Dois Invictus DD sobre Volvo B450R de quatro eixos na frota da Premium Turismo, de Canoas (RS) - de números 2017... (foto: Willian Sousa).
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- ...e 2018.
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- Invictus DD sobre Volvo B450R 8x2 fornecido à empresa Bergabus Turismo, de Lajeado (RS) (foto: Rainer Schumacher / busologosdosul).
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- Campione Invictus DD com chassi Volvo B450R da empresa Angramar Turismo, de Angra dos Reis (RJ) (fonte: Edson Balsabino).
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- Invictus DD sobre chassi Scania K 440 na frota da operadora baiana Etram (foto: J. C. Barboza; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / onibusparaibanos).
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- Campione Invictus DD da Viação Riodoce, de Caratinga (MG) (fonte: Revista Abrati).
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- Invictus DD equipando chassi Mercedes-Benz O500 RSDD, pertencente à Severo Turismo, operadora de Belo Horizonte (MG) (fonte: Fabrizio Fregnan).
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- Invictus DD em chassi Volvo B450R operado ela VDR Petri Turismo, de Santa Rosa (RS) (foto: Rafael Pavan / onibusbrasil).
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- Foi um Invictus em chassi Scania K 440 IB 8x2 de 2022 o primeiro DD agregado à frota da tradicional Empresa Gontijo de Transportes, de Belo Horizonte (MG).
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- Invictus DD em chassi Volvo B450R da Viação Santana iapó, de Ponta Grossa (PR) (foto: Moaccir Francisco Barboza / onibusbrasil).
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- Ônibus com a mesma carroceria e igual chassi, pertencente à Viação Motta, de Presidente Prudente (SP) (foto: Cristiano Soares da Silva / onibusbrasil).
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- Invictus DD 2023, caracterizado pelo novo formato das faixas decorativas margeando as janelas à frente e atrás; também a falsa grade foi alterada, tendo os comados substituídospor uma superfície texturizada na cor cinza; utilizando chassi Volvo B450R, o veículo foi adquirido pela operadora Lirabus, de Campinas (SP).
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- O Invictus DD da Lirabus em vista oposta (foto: Diego Lugano / onibusbrasil).
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- Um Invictus DD 2023, também com mecânica Volvo, na frota da Luan Tur Turismo, de Criciúma (SC).
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- Invictus DD sobre Volvo B450R na frota da Auto Viação Gadotti, de Blumenau (SC) (foto: Marcelo Guerra / onibusbrasil).
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- O mesmo carro em vista oposta (foto: George Miranda / onibusbrasil).
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- Invictus DD 2023 em chassi Mercedes-Benz O500 RSDD fornecido para Araujo Transportes, de São Luís (MA), fotografado quando ainda no pátio da Comil.
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- Invictus DD de três eixos sobre chassi Mercedes-Benz O 500 RSD na frota da Real Expresso, de Brasília (DF) (foto: Douglas Alvim / onibusbrasil).
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- Invictus DD em idêntico chassi, adquirido pela empresa chilena Cruz del Norte.
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- Invictus DD em chassi Volvo B420R de Santa Catarina atuando no transporte rodoviário não regulamentado de passageiros (foto: Henrique Moreira Rodrigues / onibusbrasil).
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- Em 2019 a Comil exportou 50 articulados Doppio com mecânica Volvo para a República Dominicana.
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- Campione 3.25 na frota do Expresso Itamarati, de São José do Rio Preto (SP), em publicidade de setembro de 2020.
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- Um chassi elétrico BYD D9F com carroceria Comil Invictus 1200 é o tema desta anúncio de dezembro de 2020.
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- Invictus 1200 equipando o chassi BYD D9F - o primeiro para uso rodoviário produzido no país.
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- Publicidade institucional de março de 2021 comemorando os 35 anos de presença da Comil no mercado de ônibus.
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- Novo Comil Piá, lançado em 2021 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Publicidade de junho de 2021 para o lançamento do novo micro Piá.
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- Parte da frota de dez ônibus Svelto com chassi OF-1730 exportados para Gâmbia em abril de 2022 (fonte: portal diariodotransporte).
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- Em 2024 a Comil forneceu a carroceria Invictus que equipou o protótipo do ônibus 100% elétrico desenvolvido pela Volkswagen.
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- No ônibus anterior, a recarga das baterias seria efetuada por meio do contato entre pantógrafo retrátil instalado no teto do ônibus e portais de alimentação elétrica.
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- Segunda geração da carroceria Campione Invictus 1050, apresentada no final de 2023.
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- Novo Campione Invictus 1050.
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- Na mesma oportunidade também o modelo Invictus 1200 foi atualizado.
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- Novo Campione Invictus 1200.
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- Em maio de 2024, ao ser também modernizado, o modelo Invictus HD teve a capacidade do bagageiro significativamente ampliada.
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- Com a atualização visual do HD foi alcançada a unificação do estilo da linha Invictus, que tomou por base o modelo DD.
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- Invictus HD, exposto na feira LatBus 2024 (foto: LEXICAR).
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- Invictus HD e seu amplo bagageiro (foto: LEXICAR).
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- Também o modelo Invictus DD esteve presente na LatBus (foto: LEXICAR).