COMBAT ARMOR |
Empresa norte-americana fundada no final do século XX, desde o início 2019 com filial Combat Armor Defense do Brasil instalada em Indaiatuba (SP). Especializada na blindagem de veículos para uso civil e militar, também projeta e fornece unidades completas para transporte de valores e atividades policiais.
Nessa linha, venceu concorrência para a construção de 30 blindados Zeus para a Polícia Militar do Rio de Janeiro, em março de 2022 entregando as primeiras sete unidades. Apresentado em junho de 2021, o protótipo do modelo foi desenvolvido a partir do modelo Predador, com chassi Nissan Frontier 4×4, capacidade para oito tripulantes e proteção balística nível IV.
Veículo da categoria VBTP (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal), a versão final teve a capacidade aumentada para até dez policiais. Montada sobre chassis Volkswagen 11.180, dispunha de tração nas quatro rodas, blindagem nível III (capaz de suportar tiros de fuzil), pneus com gel e três câmeras de segurança de última geração.
Em dezembro de 2022 nova encomenda foi entregue à PMRJ, dessa vez duas ambulâncias VBOR (Viatura Blindada de Operações de Resgate) equipadas com proteção nível III e recursos de UTI móvel. Alocadas ao Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate, também possuíam chassis VW, sendo equipamentos médicos e de socorro instalados pela Marimar Veículos, de Cajamar (SP).
Além do Zeus, a pedido da PMRJ a Combat Armor desenvolveu um VBTP mais pesado, denominado Panther. Utilizando chassi VW 17.280 4×4, possuiria proteção nível IV, torre, três portas duplas (duas laterais e uma traseira), conjunto de câmeras, limpa-trilhos e capacidade para 15 policiais (motorista, auxiliar, atirador de elite frontal em posição deitada, quatro atiradores na torre, seis nas laterais e dois na traseira).
A empresa também celebrou contratos com a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa. Após as eleições de 2022 e a posse da nova Administração Federal a empresa encerrou as atividades no país.