CNG
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A Companhia Nacional de Guindastes foi criada em 1960 no Rio de Janeiro (RJ), como desmembramento da Imtec, representante, no Brasil, dos guindastes e empilhadeiras da norte-americana Silent Hoist & Crane. Seu primeiro produto foi o guindaste mecânico de lança fixa sobre pneus Karri-Go; lançado com índice de nacionalização de 30%, tinha capacidade de 4,5 t e era tracionado por motor Willys a gasolina, com 2.638 cm3 e 90 cv, acoplado a câmbio de quatro marchas com reversão. Em 1963, já denominado “modelo BCD”, atingia 95% de conteúdo nacional.
O guindaste com lança giratória Krane Kar foi apresentado em 1961. Dispondo de lança telescópica móvel com giro de 180°, foi disponibilizado em duas versões: AX (para 5,7 t) e AY (9,1 t). Ambos tinham motor a gasolina Chevrolet de 96 cv ou diesel Mercedes-Benz de 89 cv e câmbio com caixa de reversão, proporcionando quatro marchas para a frente e quatro para ré. A partir de 1965 o guindaste recebeu opção de acionamento hidráulico da lança telescópica, permitindo ampliar o alcance para até 5,5 m (no caso do modelo AX) ou 9,0 m (para AY).
Equipamentos de concepção simples e fácil manutenção (eram, basicamente, chassis tipo caminhão invertidos, com eixo de transmissão de rodado duplo à frente e eixo direcional com bitola estreita atrás), Karri-Go e Krane Kar tiveram boa acolhida de mercado e venderam quase 400 unidades até 1967.
Em 1969 o Krane Kar AY recebeu uma variante com bitola traseira larga e maior estabilidade, a partir da qual foi preparada a primeira (e única) empilhadeira nacional da CNG, a Liftruk FK-8, para 8 t e altura máxima de elevação (com acessório opcional) de 5,3 m. Eram dois os motores oferecidos: Chevrolet a gasolina (agora com 110 cv) e diesel Perkins (100 cv). Todos os veículos CNG eram fabricados sob licença da Silent Hoist, que suspendeu as atividades em 1990. Bem antes disso, porém, no início de 1975, tornou-se subsidiária do grupo norte-americano Dresser (que meses depois também assumiria o controle da Huber-Warco brasileira).
Os laços da CNG com a Dresser nasceram em 1974, com o lançamento em março, pela primeira, da versão nacionalizada de uma grua hidráulica marca Galion, fabricante de equipamentos recém adquirido pela Dresser nos EUA. O modelo escolhido foi o 150A, com capacidade para 13,7 t. Equipado com motor Mercedes-Benz de 135 cv e dotado de lança telescópica hidráulica com quatro seções, alcance de 18,3 m e rotação de 360o em qualquer direção, era veículo radicalmente mais moderno do que os rústicos produtos tradicionalmente produzidos pela CNG.
Em função, contudo, da simplicidade de manutenção e do custo incomparavelmente mais baixo do Karri-Go e Krane Kar, ambos permaneceram em produção por mais alguns anos – Karri-Go pelo menos até o final de 1975, quando a marca CNG foi descontinuada, e Krane Kar AY (então já denominado 9 TM) até 1980.
- Karri-go, guindaste de lança fixa fabricado pela CNG a partir de 1960.
- Karri-Go em propaganda do final de 1963.
- Guindaste mecânico Krane Car, mostrado em anúncio de 1963.
- Krane Kar modelo AY, para 9,1 t (fonte: Transporte Moderno).
- Krane Kar AX, para 5,7 t, o menor modelo de lança giratória da CNG em folder de propaganda da década de 70.
- Em 1968 a CNG lançou uma versão do Krane Kar AY com bitola traseira alargada, proporcionando maior estabilidade ao equipamento.
- Empilhadeira para 8 toneladas projetada a partir do Krane Kar com bitola traseira alargada.
- A CNG também produzia guindastes embarcados; note no rodapé do anúncio (de janeiro de 1968) os quatro modelos então fabricados pela empresa, inclusive a nova empilhadeira.
- Publicidade de 1971 divulgando o Krane Kar de bitola larga.
- O custo reduzido e a facilidade de operação do Karri-Go garantiram-lhe mercado por longos anos; o anúncio é de 1974.
- Em março de 1974 a CNG lançou a moderna grua hidráulica Galion 150A.
- O lançamento da moderna grua Galion não retirou do mercado o Krane Kar, que permaneceu objeto de divulgação pela CNG; a propaganda é de outubro de 1974.
- No início de 1975 a CNG tornou-se subsidiária da Dresser; este anúncio da grua Galion 150A evidencia a associação.
- Esta propaganda da CNG, de dezembro de 1975, ainda ilustrada por uma imagem do Krane Kar.
- Guindaste Krane Kar AY em publicidade Galion de agosto de 1958 (fonte: João Luiz Knihs).
- No final da vida o guindaste AY passou a chamar-se simplesmente 9TM (sem o nome Krane Kar); o anúncio é de agosto de 1980 (fonte: João Luiz Knihs).