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CLUB CAR | galeria

Líder mundial na fabricação de carros de golfe, a Club Car foi fundada em 1962, através da aquisição da Landreath Machine, um dos pioneiros do segmento nos EUA. A empresa teve o controle assumido pela Clark em 1995, poucos meses antes desta ser transferida para o grupo Ingersoll Rand, ao qual a Club Car até hoje está vinculada.

Sua linha de produtos é extensa, hoje compreendendo carros elétricos, a gasolina e a diesel para transporte de mercadorias e pessoas em ambientes fechados ou abertos, em áreas internas de condomínios, clubes, aeroportos e empresas comerciais e industriais – além de versões específicas para campos de golfe.

Diversos modelos vem sendo importados pelo Brasil, em especial para uso industrial e de lazer. Os veículos são enviados em sistema SKD e aqui montados pelos representantes autorizados Car Station (no Rio de Janeiro, RJ), Compact Car (em São Paulo, SP) e Bahia Golf Car (em Camaçari, BA). À exceção da eventual customização dos carros, é reduzida a agregação de componentes nacionais.

Grosso modo, a linha de veículos pode ser agrupada em cinco famílias, independentemente do tipo de motor: Precedent (carros de golfe), Villager (para o transporte de pessoas), Transporter (uso misto), Carryall (para carga) e XRT (utilização fora de estrada). A capacidade total de carga (incluindo o condutor) varia entre 360 e 680 kg. Todos possuem chassis formados com perfilados de alumínio.

Alimentados por seis ou oito baterias (respectivamente de 8 ou 6 V), os modelos elétricos possuem motores de 2,4 ou 2,7 kW (3,3 ou 3,7 cv). Os motores a combustão, de origem japonesa, são Subaru a gasolina (351 ou 404 cm3 e 11 ou 14 cv) e Kubota diesel (apenas para a família XRT, com 480 cm3 e 14 cv). Ao motor a gasolina de menor potência é acoplado um câmbio de duas marchas (uma à frente e ré); a unidade mais potente e o diesel recebem câmbios automáticos do tipo CVT.

Na maioria dos casos a suspensão é por molas semielípticas (uma ou múltiplas folhas, nos dois eixos ou somente na dianteira); os freios também dependem do porte do veículo: a tambor nas quatro rodas ou apenas nas rodas traseiras. Exceções são os modelos Carryall 295 e a família XRT, que possuem freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas.

É grande a possibilidade de layouts, desde apenas um banco para o condutor e um baú ou uma grande plataforma para carga até modelos para até oito passageiros, abertos, com toldo e até com cabine.

<bahiagolfcar.com.br>   <carstation.com.br>   <compactcar.com.br>





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