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CLR | galeria

Oficina de preparação de veículos criada na década de 90 pelo engenheiro de automóveis Lauro Carneiro Neto e pelo piloto Francisco Lameirão, pioneiro dos anos 60 e campeão brasileiro de F-Ford (1971) e F-Super Vê (1975). Sediada em São Paulo (SP), a CLR (sigla de Chico Lameirão Racing Desenvolvimento Tecnológico Comércio Ltda.) foi oficialmente constituída em 1994, com a finalidade de, em conjunto com a Embraer, projetar um chassi Fórmula 3 FIA e posteriormente fabricá-lo aproveitando os excedentes de material compósito utilizado na construção de aeronaves.

Um modelo em escala 1:2,5 chegou a ser testado no túnel de vento do CTA em 1993, mostrando-se aerodinamicamente superior ao equivalente inglês Ralt. Para a etapa seguinte, de detalhamento do projeto e construção do protótipo, diversos especialistas foram agregados à equipe, cada um com função definida: Wellington Ortiz Jr., especialista em análise estrutural, estruturaria o projeto; o projetista e professor da FEI Ricardo Bock, se responsabilizaria pelo chassi; o piloto Ricardo Achcar trataria da suspensão e da área comercial; carroceria, design e definição de conceitos permaneceriam nas mãos de Chico e Lauro. Marcos Lameirão, filho de Chico, apoiaria todo o processo.

Os planos envolviam a construção de três protótipos e seu teste, por dois anos, em provas dos campeonatos sul-americano, inglês e europeu. Na fase seguinte, a Embraer se encarregaria da fabricação dos principais componentes e a CLR da montagem e entrega dos carros. A privatização da Embraer, ainda em 1994, contudo, impediu a continuidade do programa.

A partir daí a CLR passou a se dedicar à preparação de carros para terceiros, desde 1997 também fabricando karts. Equipados com chassi de desenho próprio e conjunto motor-caixa de seis marchas Honda derivado de máquinas de motovelocidade, já venceram pelo menos três campeonatos locais.

Por sugestão de Lameirão, a partir de 1998 a empresa desenvolveu para a Chamonix um protótipo de competição a partir do Spyder 550. Quatro unidades foram construídas, todas com chassi tubular de aço cromo-molibdênio, carroceria moldada em plástico reforçado com fibra-de-vidro com traseira carenada, freios a disco Porsche, suspensão dianteira VW com braços semi-arrastados e traseira de Dion, ambas com molas helicoidais. Três protótipos levaram mecânica Audi (motor 1.8 turbo com 270 cv e caixa de cinco marchas); o último recebeu motor Porsche GT 2. Em 2007 Marcos Lameirão foi contratado como engenheiro projetista pela britânica LNT, fabricante dos carros esporte Ginetta.

CLR foi também o nome de uma empresa carioca fabricante de karts da década de 80.

 

[LEXICAR agradece a contribuição de Lauro de Almeida Carneiro Neto na atualização desta página.]





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