CLAUSSEN
|
Tradicional família de Teresópolis (RJ) descendente do casal de imigrantes dinamarqueses Josef Heinrich e Caroline Claussen, que em 1826 se estabeleceu num povoado que mal começara a se formar e que lentamente se constituiria na atual cidade serrana (somente em 1855 a localidade seria alçada à categoria de Freguesia; em 1891, ao ser desmembrada de Magé, receberia o nome Teresópolis e se constituiria em Município).
Foi um dos netos de Josef e Caroline – Alfredo Claussen – quem, em 1912, criou a Cervejaria Therezópolis, a primeira da cidade. Dadas as dificuldades de importação de matérias primas após a Primeira Guerra Mundial, a produção foi encerrada em 1922.
Dois anos depois Alfredo mudaria radicalmente o rumo de seus negócios, fundando a Empresa Melhoramentos de Teresópolis, primeira operadora de ônibus da cidade e a única até 1943. Sua área de atuação foi expandida ao longo dos anos, sendo criadas linhas intermunicipais para várias cidades vizinhas e para o Rio de Janeiro. Em 1945 muda a razão social para Auto Standard S.A. e em meados dos anos 50 é extinta.
Parte da frota da Melhoramentos foi fornecida pela Auto Central Terezopolis, empresa criada em meados dos anos 30 por seu filho Ledemar Claussen. Dedicada à construção de carrocerias de madeira, prioritariamente para a operadora e eventualmente para terceiros, a produção parece ter sido encerrada antes da metade da década seguinte.
[LEXICAR agradece a contribuição de Ivonaldo Holanda de Almeida que motivou a criação desta página.]
- À esquerda, Ford 1938-39 da Melhoramentos de Terezópolis com carroceria construída pela oficina de Ledemar Claussen (fonte: Antônio Osíris Rahal).
- Ledemar Claussen diante de um Ford 1940-41 com carroceria fabricada em sua oficina; o ônibus seria utilizado na linha Teresópolis-Magé, via Petrópolis (fonte: portal mariagasolina).
- Ledemar e equipe de trabalhadores posam diante do Ford 1940-41 (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
- Chassi alemão MAN recebendo carroceria de madeira na Auto Central Terezópolis (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
- Ônibus semelhante ao da imageam anterior em serviço rodoviário e urbano (fonte: Antônio Osíris Rahal; inserção: Pró-Memória Teresópolis).
- Parte da frota da FAOL - Friburgo Auto Ônibus, de Nova Friburgo (RJ), no início dos anos 50: a partir da direita, quatro Fords - respectivamente com carrocerias Claussen, Grassi, Caio e não identificada - e um coach Chevrolet nacional.
- Um segundo Ford encarroçado pela Claussen para a FAOL.
- Chevrolet 1937 com carroceria Claussen fornecido para a Viação São José, de Nova Iguaçu (RJ) (fonte: Sydney Junior / classicalbuses).
- Caminhão White 1940 encarroçado pela Claussen para a operadora rodoviária Transportes Unica, de Petrópolis (RJ) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).