CLAUSSEN |
Tradicional família de Teresópolis (RJ) descendente do casal de imigrantes dinamarqueses Josef Heinrich e Caroline Claussen, que em 1826 se estabeleceu num povoado que mal começara a se formar e que lentamente se constituiria na atual cidade serrana (somente em 1855 a localidade seria alçada à categoria de Freguesia; em 1891, ao ser desmembrada de Magé, receberia o nome Teresópolis e se constituiria em Município).
Foi um dos netos de Josef e Caroline – Alfredo Claussen – quem, em 1912, criou a Cervejaria Therezópolis, a primeira da cidade. Dadas as dificuldades de importação de matérias primas após a Primeira Guerra Mundial, a produção foi encerrada em 1922.
Dois anos depois Alfredo mudaria radicalmente o rumo de seus negócios, fundando a Empresa Melhoramentos de Teresópolis, primeira operadora de ônibus da cidade e a única até 1943. Sua área de atuação foi expandida ao longo dos anos, sendo criadas linhas intermunicipais para várias cidades vizinhas e para o Rio de Janeiro. Em 1945 muda a razão social para Auto Standard S.A. e em meados dos anos 50 é extinta.
Parte da frota da Melhoramentos foi fornecida pela Auto Central Terezopolis, empresa criada em meados dos anos 30 por seu filho Ledemar Claussen. Dedicada à construção de carrocerias de madeira, prioritariamente para a operadora e eventualmente para terceiros, a produção parece ter sido encerrada antes da metade da década seguinte.
[LEXICAR agradece a contribuição de Ivonaldo Holanda de Almeida que motivou a criação desta página.]