CIPAN |
Fundada no Rio de Janeiro (RJ) em 1941, a Companhia de Intercâmbio Pan-Americano – CIPAN tinha como objetivo operar no ramo de automóveis e acessórios, representando na região as marcas Chrysler, Plymouth e Fargo.
Seu criador, o engenheiro Carlos Heilborn, trabalhara por quase dez anos na General Motors do Brasil (entre 1924 e 33), após o que assumiu as funções de Diretor-Gerente da Chrysbraz, até 1939 a principal distribuidora de produtos Chrysler no país. Ao caducar o contrato entre Chrysler e Chrysbraz, Carlos Heilborn associou-se ao diplomata boliviano Alberto Palacios, também proprietário de uma concessionária da marca em seu país, e com ele fundou a Cipan.
Em 1950 a empresa firmou acordo com a Chrysler para instalação de linha de montagem de seus produtos no Brasil. Inaugurada em final de 1951, a planta operou como montadora até a constituição do GEIA, em 1956. Com o desinteressa dos norte-americanos em instalar fábrica própria no país, a Cipan migrou para a Willys, da qual passou a ser importante concessionária. Em 1972 a empresa foi adquirida pelo grupo paulista Caltabiano.