CINTRA |
André Durgante da Cunha Cintra é hoje arquiteto em São Paulo (SP). Em 1988, aos 15 anos de idade apenas, participou da 1ª Oficina de Design de Automóveis, organizada em São Paulo por Anísio Campos, quando, como exercício do curso, começou a desenvolver um projeto em torno do Fusca. Tomou como inspiração os carros da Porsche, sua grande paixão, acabando por optar pelo modelo 959. Ainda demorariam quatro anos, porém, até que seus planos pudessem ser concretizados – período em que chegou a participar do desenvolvimento do Dacon Chubby, como estagiário de Anísio.
Finalmente em junho de 1991, com o apoio de Anísio Campos, iniciou a construção de seu carro. Sobre um Fusca 1985 moldou em massa as formas do novo carro, ajustando-as até que chegassem ao feitio final, e a partir delas preparou os moldes para fabricação das partes do kit de transformação do VW em Porsche 959. A montagem do primeiro carro foi concluída em julho de 1992.
A formação técnica e os princípios éticos de André impediram-no, porém, de tentar criar uma réplica fiel. O kit, composto de apenas cinco peças (dianteira, traseira, sobreteto, capô e tampa do motor) não copiava o carro alemão, apenas inspirava-se em seus traços mais marcantes: o resultado foi um automóvel com desenho correto, imponente e com personalidade própria.
André construiu mais dois VW-Cintra, o primeiro a partir de um Fusca 86 e outro, em 1993, com motor 1.8 turbo. Desconhecido por longos anos, o paradeiro dos três carros foi por fim identificado por André em 2020, motivando-o a construir o quarto exemplar, em comemoração aos 30 anos de realização do projeto. Concluído em maio de 2021, utilizou como base um carro já preparado, equipado com motor AP 1.6 de 130 cv e freios a disco nas quatro rodas, que disputava provas na categoria Clássicos de Competição.
[LEXICAR agradece a contribuição de André Cintra para a atualização desta página.]