> CIFALI

CIFALI | galeria

A empresa Cifali e Cia. Ltda. foi criada em meados da década de 80 pelos filhos de Clemente Cifali, após a família retirar-se do controle da bem sucedida Clemente Cifali & Filho. Fundada por Clemente nos anos 50, a firma construiu as primeiras usinas de asfalto brasileiras e, em 1988, deu origem à Ciber, hoje uma das mais importantes empresas do setor de máquinas de pavimentação no país. Com instalações industriais em Cachoeirinha (RS), a Cifali e Cia. seguiu o mesmo caminho de sua antecessora, produzindo usinas de asfalto, máquinas de pavimentação e pequenos rolos compressores articulados.

Em 2001 a norte-americana CMI, subsidiária da Terex, assumiu o comando da Cifali. Naquela altura, além dos equipamentos fixos e embarcados, compunham a linha da marca cinco máquinas autopropelidas: as vibro-acabadoras VDA 400, 600, 621 e 700, a distribuidora de agregados DS 1000 e a fresadora 300 BR. Após rever e modernizar a gama de produtos, a Terex relançou-a inicialmente com a marca CMI-Cifali e, depois, com seu próprio nome. Novas máquinas ainda chegaram como CMI-Cifali, entre as quais as acabadoras VDA 402 e 470 Fast Track. As seguintes já trariam a marca Terex.

Após a venda da empresa, a família Cifali constituiu a Profab, sempre com o objetivo de produzir equipamentos de construção, porém agora apenas modelos rebocados ou embarcados. Quanto à planta de Cachoeirinha, após a transferência da Terex para Cotia (SP), suas instalações foram ocupadas pela Bomag Marini, recém chegada ao Brasil e operando no mesmo segmento de máquinas para pavimentação.





GmailFacebookTwitter