CHRISTI
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Fundada na segunda metade da década de 80, a Christi Veículos Especiais, de Santo André (SP), chegou a ter expressiva presença no segmento de mini-veículos infantis, projetando e construindo em plástico reforçado com fibra-de-vidro produtos originais e bem desenhados. De 1988 foi o “esportivo” Ira, um targa com linhas elegantes e traseira inspirada no bem sucedido Miura. Acionado por motor traseiro de 125 cm3 e 5 cv, o carrinho apresentava requintes tais como freios a disco, rodas de liga, ignição elétrica, rádio AM/FM e interior acarpetado; o capô englobava toda a parte traseira do carro, abrindo para trás e permitindo amplo acesso ao motor e órgãos mecânicos, como num verdadeiro GT.
Na mesma época foi lançado um mini-triciclo, com guidão e pedaleira reguláveis e a mesma mecânica do Ira. Em 1990, no XVI Salão do Automóvel, foi apresentado o minibuggy Laser, com motor de 137 cm3 e 3,5 cv e partida manual com cordel retrátil; este motor foi estendido ao triciclo, a partir de então. Também o Ira sofreu alterações mecânicas: o motor ganhou cilindrada e potência (agora 252 cm3 e 7 cv), porém os freios passaram a ser a tambor. A empresa também iniciou, naquele ano, a transformação de picapes leves e médias em cabines-duplas, porém não sobreviveu à crise que se abateu sobre os pequenos fabricantes nacionais no início da década de 90.
- Christi Ira, lançado no Salão do Automóvel de 1988 (fonte: Arnaldo Tambellini).
- Minitriciclo e carro infantil Ira em publicidade de 1990.
- Ford F-1000 transformado em cabine-dupla pela Christi.