CHERY |
Primeiro fabricante chinês de automóveis a se instalar no Mercosul, em associação com um grupo argentino e linha de montagem no Uruguai. Em 2007 a empresa abriu contato com potenciais candidatos à distribuição de seus veículos no Brasil; durante as negociações, representantes da Chery não se furtaram a sugerir interesse em ter linha de produção também no país assim que a fábrica uruguaia atingisse seu limite, intenção confirmada dois anos depois, quando do início da importação do seu primeiro modelo, o SUV Tiggo. Os governos dos estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco imediatamente se ofereceram para sediar a nova indústria, mas a Chery acabou optando por Jacareí (SP), decisão comunicada à imprensa em setembro de 2010. Com inauguração prevista para o final de 2013, a planta teria capacidade para 170 mil veículos/ano e meta de produção inicial de 50 mil unidades anuais para o mercado interno e exportação. Ao longo do período de construção da fábrica, os modelos inicialmente previstos para nacionalização (S18, Face ou Fulwin 2) foram substituídos pelo Celer e pelo pequeno QQ.
A nova planta foi oficialmente inaugurada em agosto de 2014, com 300 empregados, boa parte deles oriundos da unidade GM de São José dos Campos, que teve a linha de montagem desmobilizada no final do ano anterior. Operando em regime de testes, deveria ter a produção em série efetivamente iniciada no início de 2015, com a lançamento do automóvel Celer, nas versões hatch e sedã e índice de nacionalização de cerca de 50% (em dois anos subindo para 70%). A empresa tinha como meta conquistar 3% do mercado nacional, até 2018, quando a capacidade máxima de produção (já redimensionada para 150 mil unidades/ano) seria atingida.
O primeiro Chery construído no país, ainda montado manualmente e com a maioria dos componentes importados, foi exibido no grande stand que a empresa preparou para o 28o Salão do Automóvel. Pintado de verde, amarelo e azul, numerado 0000001, se tratava de um Celer hatch, com motor de quatro cilindros, 1.496 cm3, 16 válvulas e 108/113 cv, câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira.
A produção em série foi finalmente iniciada em abril de 2015, ainda com somente 35% de componentes nacionais. Produção iniciada e logo interrompida por uma greve geral que durou um mês, causada por defasagem salarial (o teto aplicado pela empresa era até 67% inferior ao da região), pela negativa em firmar o acordo coletivo e por desrespeito à legislação brasileira em questões como segurança do trabalho, saúde, duração da jornada e terceirização. (A greve foi suspensa em maio, ainda com itens em discussão, porém com 55% de elevação dos salários.)
Os dois modelos previstos – hatch e sedã – foram lançados simultâneamente. Trazendo quatro portas e a mesma mecânica, foram comercializados em duas versões: básica (tendo apenas um rádio como acessório de série) e Act, este com rodas de liga, faróis de neblina, ar condicionado, alarme e “trio elétrico”. Os porta-malas tinham bom volume, respectivamente 380 e 450 litros.
O PRIMEIRO CELER (hatch e sedã): SUA FICHA TÉCNICA: carroceria monobloco, quatro portas, quatro lugares, bagageiro com 380 e 450 litros, 4,18 e 4,33 m de comprimento; motor transversal dianteiro refrigerado a água, com quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.496 cm3, 108/113 cv; tração dianteira com caixa manual de cinco marchas; direção hidráulica; suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira); freios a disco na frente e a tambor atrás.
Programado para setembro de 2015, o terceiro Chery nacional – o mini-hatch QQ, até então importado do Uruguai – só foi lançado em abril do ano seguinte. Trouxe painel digital, airbags para motorista e passageiro da frente, cintos de três pontos para quatro e ABS. Foram apresentadas duas versões: Look e Act. De série, ambas tinham ar condicionado, rádio, computador de bordo, vidros elétricos nas janelas dianteiras, bancos traseiros rebatíveis e para-brisa traseiro com limpador e desembaçador. Espelhos elétricos, janelas traseiras elétricas, sensor de ré, trava por controle à distância e rodas de liga só estavam disponíveis para a versão mais cara Act.
O PRIMEIRO QQ: SUA FICHA TÉCNICA: carroceria monobloco, quatro portas, cinco lugares, bagageiro com 160 l, 3,56 m de comprimento; motor transversal dianteiro refrigerado a água, três cilindros em linha, 12 válvulas, 998 cm3, 69 cv; tração dianteira com caixa manual de cinco marchas; direção hidráulica; suspensão McPherson na dianteira e por eixo rígido com molas helicoidais na traseira; freios a disco na frente e a tambor atrás.
<cherybrasil.com.br>
O que houve a partir de 2016
- SUV Tiggo 2 apresentado no Salão do Automóvel; utilizando a plataforma do sedã Celar, teve a produção nacional anunciada para 2017 (11/16)
- Chery encerra 2016 com somente 2.159 unidades comercializadas no país (nacionais e importadas), volume quase 60% inferior ao do ano anterior (12/16)
- modelo QQ recebe nova versão básica – Smile -, tornando-se o mais barato automóvel fabricado no país; o carro perdeu ar-condicionado, direção assistida e travamento das portas à distância; as três versões passam a ter motor flex, com potência de 74/75 cv (gasolina/álcool) (04/17)
- em meio a mais uma longa greve por descumprimento de obrigações trabalhistas – a quinta, em 18 meses de operação da indústria -, a Chery coloca à venda, na China, o controle da fábrica brasileira (50,07% do capital; o restante pertence a dois grupos de investimento chineses) (10/17)
- com vitória parcial dos trabalhadores, encerrada dia 30 de setembro greve de 32 dias na fábrica de Jacareí; embora sem renovação do acordo coletivo, os empregados obtiveram garantia de emprego e suspensão de terceirizações na linha de montagem (10/17)
- dia 11, anunciada assinatura de Termo de Cooperação Estratégica com o grupo brasileiro CAOA, mediante o qual este adquire 50% do controle dos negócios da Chery no Brasil, assume a administração da planta de Jacareí e se responsabiliza pela comercialização da marca em toda a América do Sul; tendo como meta a conquista de 5% do mercado nacional até 2022, os veículos resultantes da união, produzidos nas plantas paulista e goiana do grupo, receberão a marca CAOA Chery (11/17)
- lançamento do Tiggo 2, primeiro produto sob a administração CAOA; SUV desenvolvido a partir do hatch Celar, com as mesmas características, à exceção da potência levemente maior (110/115 cv, graças ao duplo comando variável) e dos freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente), foi apresentado em duas versões (Look e Act); o índice de nacionalização ainda está limitado a 11% (04/18) [para maiores detalhes sobre o lançamento, clique aqui: Novidades]
- opção de câmbio automático (de quatro marchas) para Tiggo 2 (06/18)
- em teste comparativo avaliando três SUV’s de entrada (Renault Duster Expression 1.6 SCe, Ford EcoSport SE 1.6 e Chery Tiggo 2 Act 1.5), a revista Car and Driver escolheu o último pelos itens Preço e Equipamentos (06/18)
- CAOA anuncia a ampliação da linha de montagem de Jacareí para o lançamento a curto prazo do sedã Arrizo 5 (07/18)
- QQ e Tiggo 2 oferecidos na versão PCD, para condutores com limitação de mobilidade (09/18)
- iniciada a campanha de propaganda e abertas as reservas, junto às concessionárias, para compra do novo sedã Arrizo 5, a ser apresentado no Salão do Automóvel (10/18)
- forte presença da Chery no 30o Salão do Automóvel: além de modelos importados (quatro deles elétricos), foram simultaneamente apresentadas três novidades nacionais – os utilitários esportivos Tiggo 5X e Tiggo 7, a serem fabricados a curtíssimo prazo em Anápolis (GO), e o sedã Arrizo 5, já em produção em Jacareí (SP); também foi mostrado o SUV Tiggo 9, com nacionalização programada para o final de 2019 (11/18)
- lançamento oficial do Arrizo 5, sedã de quatro portas com 4,53 m de comprimento e 430 l de volume no porta-malas; equipado com motor turbo flex de 1.496 cm3 e 147/150 cv, câmbio automático CVT, tração nas rodas da frente, suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica, foi disponibilizado em duas bem equipadas versões: RX e RXT (11/18)
- lançamento oficial do SUV Tiggo 5X, trazendo as mesmas características mecânicas do sedã Arrizo 5, a menos do câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas; com 4,34 m é sensivelmente mais curto do que o sedã, apesar do entre-eixos semelhante; o reduzido porta-malas (340 l) pode alcançar 1.100 l com o rebatimento do encosto do banco traseiro; duas versões de conteúdo e acabamento foram oferecidas – T e TXS; assim como o sedã, tem todos os estampados da carroceria e motor (já montado) importados da China (12/18) [para mais informações sobre Arrizo 5 e Tiggo 5x, clique aqui: Novidades]
- lançamento oficial do SUV Tiggo 7, montado em Anápolis; maior do que o Tiggo 5X (4,5 m e 414 l de porta-malas), com ele compartilha a plataforma mecânica: motor turbo flex de quatro cilindros, 16 válvulas, 1.496 cm3 e 147/150 cv, transmissão automatizada de seis marchas e dupla embreagem, tração dianteira, suspensão independente (McPherson na frente, multibraço atrás), freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) e direção com assistência elétrica; o carro foi apresentado nas versões T e TXS (02/19)
- como resultado do fim das exigências impostas pela legislação federal do Inovar-Auto, CAOA reverte movimento de nacionalização de seus produtos Chery; enquanto que 248 itens utilizados nos veículos produzidos em Jacareí têm origem nacional, no caso dos modelos de lançamento mais recente (Tiggo 5X e 7, fabricados em Anápolis), somente 98 foram nacionalizados; em média, o índice atual está reduzido a meros 11% (03/19)
- teste comparativo entre doze utilitários esportivos compactos (nove nacionais e três importados), Chery Tiggo 5X ficou em terceiro lugar, superando os modelos correspondentes da Jeep, Honda, Renault, Ford e Citroën; o carro se destacou nos itens custos, aceleração, consumo urbano e pacote de equipamentos (05/19)
- iniciada a importação do primeiro modelo elétrico da marca – o sedã Arrizo 5e, com potência equivalente a 122 cv e 322 km de autonomia; tendo frotistas e taxistas como foco, a venda para o público geral só terá início em 2020 (09/19)
- CAOA anuncia para 2020 a nacionalização de dois novos modelos – sedã Arrizo 6 e utilitário Tiggo 8 -, a serem montados, respectivamente, em Jacareí e Anápolis (10/19)
- Chery QQ é retirado de linha (11/19)
- Tiggo 7 2021 (sic) com nova central multimídia com tela de 9″ e diversos detalhes externos em preto (arcos das rodas, para-choques e rodapé das portas); foi eliminada a versão básica L, permanecendo a topo de linha TXS (02/20)
- com apenas um ano de lançamento, modelo Tiggo 5X 2021 teve a dianteira totalmente mudada (grade, para-choque, lanternas e faróis – com luzes diurnas); a tampa traseira recebeu uma barra unindo as duas lanternas; também é nova a central multimídia com tela de 9″ – a mesma utilizada no Tiggo 7 (02/20)
- sedã Arrizo 5 2021 com motor 1.5 e câmbio CVT reprogramados, elevando o torque em 10% (sem alteração da potência) e passando a simular nove marchas (em lugar das sete anteriores); recebeu freio eletrônico de estacionamento com auto-hold e teve o quadro de instrumentos atualizado e dotado de tela colorida; mais equipadas, as versões RX e RXT foram substituídas pelas RT e RTS (03/20)
- CAOA encerra a linha de montagem de motores de Jacareí e demite 59 empregados, correspondendo a 10% do efetivo da fábrica; motores passarão a ser importados completos da China; no dia seguinte (19 de março) os trabalhadores entram em greve (03/20)
- em função da pandemia do coronavírus CAOA decreta férias coletivas em suas duas fábricas, a partir de 27 de março, sem previsão de data de retorno à operação (03/20)
- lançamento do sedã médio Arrizo 6; montado na fábrica de Jacareí, trata-se de versão mais equipada e 14 cm mais longa do Arrizo 5, com o qual compartilha plataforma, conjunto mecânico e diversas partes da carroceria; oferecido na versão única GSX, sem itens opcionais, vem com motor turbo flex 1.5 (1.496 cm3 e 147/150 cv), câmbio CVT – ambos importados da China -, tração dianteira, suspensão McPherson na frente e por eixo de torção atrás, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica; o porta-malas tem 570 l de capacidade, vs 430 l do Arrizo 5 (06/20) [maiores informações sobre o lançamento você encontra aqui: Novidades]
- lançamento do utilitário esportivo Tiggo 8, com sete lugares, na versão única TXS; montado em Anápolis (GO) com os principais órgãos mecânicos importados da China, tem porta-malas com capacidade de 887 litros (1.930 l com todos os assentos rebatidos, ou 193 l com ocupação de sete pessoas); tem motor 1.6 de 187 cv a gasolina (não é fornecida versão flex), câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem, tração dianteira (não há opção 4×4), suspensão independente (McPherson da frente e multilink atrás), freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) e direção com assistência elétrica; o carro oferece, de série, grande quantidade de itens de conforto e equipamentos de segurança (08/20) [mais informações sobre o Tiggo 8 você encontra aqui: Novidades]
- Tiggo 2 para 2021 com nova versão EX (com transmissão automática de quatro marchas), focada em clientes CPD e situada logo acima da básica Look manual e abaixo da Look automática e da superior ACT; Look automática e ACT ganham apoia-braços dianteiro com porta-objetos e nova central de áudio com tela de 8″; além disso, a primeira passa a vir com volante de couro com comandos e, a última, com novas rodas e adesivos decorativos nas laterais (10/20)
- anunciados investimentos de RS 1,5 bilhão na fábrica de Anápolis, até 2023, para instalação de duas novas linhas de fabricação e lançamento de dez novos produtos – inéditos ou renovados -, das marcas Chery e Hyundai (11/20)
- Chery chega ao final de 2020 com 20.200 unidades vendidas (cerca de 10% correspondendo ao novo utilitário esportivo Tiggo 8); a marca passa a ocupar a 11a posição no mercado, à frente da Mitsubishi, Peugeot e Citroën, porém ainda limitada a 1% de participação (12/20)
- sedã Arrizo 5, ganha versão intermediária RXS que tem, em acréscimo à básica RT, central de áudio com tela de 7″ e rodas de 17″ (01/21)
- com somente 1.100 unidades comercializadas em 2020, Arrizo 5 fica reduzido à versão RXS (03/21)
- Tiggo 5X alcança 20.000 unidades produzidas (04/21)
- lançamento do utilitário esportivo Tiggo 3x Turbo; derivado do Tiggo 2, dele herdou o monobloco, totalmente mudado na dianteira (capô, grade, faróis, lanternas e para-choque) e com pequenos retoques nas laterais (arremates decorativos na última coluna e no rodapé das portas) e na traseira (para-choque e barra horizontal na tampa da mala); dimensões gerais e capacidade do porta-malas são as mesmas do Tiggo 2, assim como a arquitetura mecânica (tração dianteira, suspensão e freios); novos são a assistência elétrica da direção, o câmbio automático CVT e o novo motor flex turbinado de três cilindros, 998 cm3, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas e 98/102 cv; o interior foi redesenhado e reequipado, mas persistiram alguns pontos críticos vindos do Tiggo 2, o principal deles a existência de somente dois airbags; o carro foi apresentado em duas versões, com a nova denominação Plus e Pro (05/21) [maiores detalhes sobre o novo carro você encontra aqui: Novidades.]
- submetido ao teste de 60.000 km da revista 4 Rodas, Tiggo 5X foi aprovado com ressalvas; como itens críticos foram citados câmbio “vacilante”, folgas e ruídos na suspensão e má vedação em pontos da carroceria (07/21)
- CAOA fabrica o 7.000o Tiggo 8 (07/21)
- CAOA contrata 385 novos trabalhadores e dá início ao segundo turno na fábrica de Anápolis (09/21)
- lançamento do Arrizo 6 Pro, versão mais completa e luxuosa do atual GSX; externamente, são novos grade dianteira, rodas, para-choques e formato da tampa do porta-malas e das lanternas traseiras, agora unidas por uma barra horizontal em preto; a placa de matrícula traseira subiu do para-choque para a tampa da mala; internamente, novos acabamentos, central multimídia e quadro de instrumentos digital com telas de 10,25″, novo volante (ainda somente com controle de altura), bancos de couro (o do motorista com ajuste elétrico em seis posições), novo console central mais alto, alerta de ponto cego e exóticas luzes de leds personalizáveis nas portas e painel, com opção de sete cores, podendo mudar de acordo com o ritmo da música; a mecânica permanece a mesma, assim como o reduzidíssimo índice de nacionalização, na casa dos 30% (10/21)
- em função do bom momento de vendas, CAOA negocia suspensão de férias coletivas de dezembro em Jacareí (11/21)
- dando continuidade à estratégia de elevar cada um de seus produtos a patamares superiores, CAOA lança o utilitário esportivo Tiggo 7 Pro, em substituição ao Tiggo 7, do qual herdou a plataforma; a carroceria é totalmente nova, com porta-malas de 475 litros (vs 410 l do Tiggo 7); também novos são motor (1.6 de 187 cv do Tiggo 8, que aqui só aceita gasolina) e câmbio automático de sete marchas (as demais características mecânicas permaneceram as mesmas); o novo carro chegou bem equipado e, buscando transmitir aparência de luxo, trouxe a carroceria carregada de cromados e acabamentos interiores com detalhes brilhantes e revestimentos em cor clara (12/21)
- comparando os modelos Tiggo 8 e Jeep Commander, ambos com sete lugares, a revista 4 Rodas, apontou o carro da Chery como o melhor, por sua superioridade em espaço interno, desempenho, consumo, ruído interno e preço (12/21)
- Chery foi a segunda marca que mais cresceu percentualmente em vendas no Brasil em 2021 (+ 113,2%), passando a ocupar o décimo lugar no mercado nacional, com 2,01% de participação, à frente da Ford, Peugeot, Citroën e Mitsubishi (12/21)
- Tiggo 3x Pro ganha opção de teto preto (01/22)
- CAOA lança Chery Tiggo 5x Pro, agora versão única, sem opcionais; grade, para-choques e rodas são novos, assim como o formato dos para-lamas traseiros; o câmbio automático anterior de seis marchas foi substituído por outro de nove e, para atender às normas ambientais, o motor recebeu nova turbina, mantendo a potência em 147/150 cv; além de maior cuidado nos acabamentos internos, o carro trouxe ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem elétrica, volante com regulagem de altura e profundidade e central multimídia com tela de 10,2” (em lugar da anterior de 9”) (02/22)
- CAOA programa suspensão temporária do contrato de trabalho de 450 empregados de Jacareí, por 45 dias, por instabilidade no fornecimento de semicondutores; ainda que formalizado, o acordo não foi cumprido pela empresa (03/22)
- alegando necessidade de profunda modernização das instalações para produção futura de veículos híbridos e elétricos, CAOA anuncia a completa paralização da planta de Jacareí até 2025; a empresa diz estar “em negociação” com o Sindicato dos Metalúrgicos visando à indenização dos 489 trabalhadores a serem demitidos; em consequência da medida, com menos de um ano de lançado Tiggo 3x e Arrizo 6 Pro saem de linha, o sedã passando a ser importado (05/22)
- após concordar com a estabilidade de emprego até janeiro, uma semana depois CAOA volta atrás e persiste na demissão; em nova rodada, também recusa proposta de conciliação do Ministério Público do Trabalho; no dia 24, 200 empregados ocupam a fábrica por uma hora e meia, em manifestação contra a falta de compromisso da empresa com as negociações; no dia seguinte, em represália, CAOA demite por telegrama 580 empregados; dois dias depois a Justiça do Trabalho suspende a demissão coletiva (05/22)
- no dia 10, aprovação pelos trabalhadores da nova proposta de indenização apresentada pela CAOA (06/22)
- decidida a priorizar a comercialização de veículos elétricos no país, CAOA apresenta cinco novos modelos a serem introduzidos no mercado a curto prazo: os híbridos Tiggo 5x Pro, Tiggo 7 Pro, Tiggo 8 e Arrizo 6 Pro e o 100% elétrico iCar (06/22)
- em Anápolis, iniciada a montagem dos modelos Tiggo 5X Pro Hybrid e Tiggo 7 Pro Hybrid com componentes importados da China sob o regime CKD; sem qualquer alteração estética ou de conteúdo, ambos são equipados com os mesmos motores a combustão, porém têm o alternador substituído por um gerador e recebem uma nova bateria de 48 V; utilizando “sistema Híbrido 48V“, não são verdadeiros híbridos; segundo o fabricante, o sistema “entrega 10 cv de potência adicionais para auxiliar o motor a combustão quando solicitado“; em outras palavras, o motor trabalha permanentemente, enquanto que a bateria de 48 V acumula (e fornece) somente a energia adicional regenerada em frenagens (os híbridos puros, ao contrário, são propelidos por motores elétricos acionados por energia fornecida por banco de bateria, por sua vez alimentado por motor a combustão de menor porte, que funciona somente quando exigido) (06/22)
- Tiggo 7 Pro em nova versão Max Drive, equipada com conjunto de assistência ao condutor ADAS+, composto de piloto automático adaptativo, alerta de abertura de porta, monitoramento de ponto cego, controle de farol alto, frenagem automática de emergência e alertas de colisão frontal e traseira, de saída de faixa e de tráfego cruzado traseiro (09/22)
- testado pela revista 4 Rodas, o chamado sistema “híbrido leve” do Tiggo 5X Pro Hybrid pouco reduziu o consumo frente à versão a combustão, sendo sua compra “difícil de justificar diante da concorrência” (10/22)
- Chery alcança 35.035 licenciamentos em 2022 (19,5% relativos a modelos eletrificados), montante 11,8% inferior ao do ano anterior, posicionando a marca em 11o lugar no ranking nacional, com 1,8% de participação (vs 2,0% em 2021); os modelos mais vendidos no ano foram os utilitários esportivos Tiggo 8, 5x e 7, respectivamente em 44a, 48a e 49a posição no quadro geral (12/22)
- representantes do governo argentino informam sobre investimento de US$ 400 milhões anunciado pela Chery chinesa, destinado à produção local de células de lítio para baterias e montagem de até 100.000 veículos elétricos por ano, tornando a Argentina base regional para fornecimento de veículos elétricos para o mercado latino-americano (02/23)
- vendas da Chery caem 55% no primeiro quadrimestre do ano em relação ao mesmo período de 2022, levando a marca a recuar para 12o lugar no ranking nacional (04/23)
- lançamento do Tiggo 5x Sport – versão simplificada do Tiggo 5x -, como forma de se enquadrar às regras do programa temporário do Governo Federal de incentivo às vendas de automóveis; sem alterações mecânicas e de acabamentos, o modelo perdeu teto solar, faróis de leds, ar-condicionado automático, câmera 360
- 360o
- , carregamento de celular por indução e recebeu rodas de liga de menor diâmetro (17″); a versão topo de linha híbrida Max Drive ganhou alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e controle de desvio de faixa (06/23)
- na esteira dos grandes investimentos planejados para o Brasil pelas chinesas BYD e Great Wall, também a CAOA anuncia aporte de R$ 3 bilhões em Anápolis, até 2028, para aumentar em 150% a produção do Tiggo 5 (com motor a combustão); nada foi anunciado sobre a nacionalização de modelos híbridos ou elétricos nem recursos adicionais para a fábrica de Jacareí, inoperante há mais de um ano (08/23)
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Chery chinesa inicia a montagem de rede própria de concessionárias para, a partir de 2024, comercializar suas marcas de luxo Omoda e Jaecoo, ao mesmo tempo que anuncia a intenção de produzi-los no Brasil em fábrica própria (10/23)
- maus resultados da Chery em 2023: queda de licenciamentos (de 35.035 para 31.479 unidades) e do índice de participação (de 1,8 para 1,4%), levando a marca a recuar de décimo para décimo segundo lugar no ranking nacional; modelos mais vendidos, Tiggo 5X e Tiggo 8 ocuparam respectivamente as posições 39 e 46 (12/23)
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anunciados retomada do segundo turno na fábrica de Anápolis e contratação de mais 548 empregados, elevando a capacidade de produção de 3.000 para 4.000 veículos/mês (01/24)
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CAOA cogita abrir capital na Bolsa e desenvolver e produzir veículos com marca própria (02/24)
- lançamento do Tiggo 7 Sport, nova versão de entrada do Tiggo 7, anunciada como SUV médio mais barato e com maior capacidade de carga do país (a eliminação do porta-objetos junto ao estepe permitiu aumentar o volume do porta-malas de 475 para 525 litros); o carro teve o conteúdo simplificado e o motor 1.6 de 187 cv, dois anos antes herdado do Tiggo 8, substituído pelo antigo de 1.5l e 147/150 cv (agora associado a câmbio CVT de nove marchas); as demais características mecânicas foram mantidas; o carro permanece bem equipado internamente, porém os itens de segurança se resumiram aos obrigatórios ou universais (02/24) [Para mais informações sobre o lançamento, clique aqui: Novidades.]
- CAOA define como meta dobrar as vendas em 2024, de 30 para 60.000 unidades, para isto contando com o desempenho do Tiggo 7 Sport, aliado à duplicação do investimento em marketing e propaganda e ao crescimento da rede de concessionárias – de 150 para até 180 até o final do ano (02/24)
- ao comparar Tiggo 7 Pro, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, a revista 4 Rodas apontou o carro da Chery como incontestavelmente o melhor: “é o mais barato, tem um pacote de equipamentos mais completo, seu desempenho é superior e ele é o que oferece espaço interno mais generoso” (07/24)
- visando confrontar os concorrentes Jeep Commander, Toyota Corolla Cross e VW Taos, CAOA lança o utilitário esportivo de sete lugares Tiggo 8 Pro, trazendo mudanças estéticas, maior conteúdo e preço agressivo; no exterior, mudaram radicalmente dianteira (grade, faróis, para-lamas e para-choque) e traseira (grafismo das lanternas, tampa da mala e para-choque); oferecido sem opcionais, o interior ganhou tela digital curva de 24,6″ (englobando quadro de instrumentos, central multimídia e GPG), sistema de som Sony com oito alto-falantes, carregador de celular por indução, bancos dianteiros com regulagem elétrica, câmeras permitindo visão de 520o (abrangendo o piso) e pacote de segurança e assistência com 14 sistemas, incluindo piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, alerta de colisão de tráfego cruzado e sensores de reconhecimento de pedestres e ciclistas; o conjunto motor permanece o mesmo 1.6 turbo de 186 cv (porém com novo radiador e bomba para o circuito de lubrificação) e câmbio automático de sete marchas com opção de troca manual por nova alavanca tipo joystick (08/24)
- CAOA planeja duplicar a capacidade da fábrica de Anápolis, passando das 80 mil unidades/ano atuais para 160 mil até fevereiro de 2025; as linhas de fabricação receberão mais 209 robôs (adquiridos da planta baiana da Ford) e o quadro de empregados será triplicado; não há expectativa de elevar o índice de nacionalização, situado entre 30 e 40% (segundo a empresa, “fabricamos muitas versões de produtos e assim há pouca escala para localizar“) (08/24)
- englobando suas várias versões, família Tiggo alcança 150.000 unidades produzidas (10/24)
<caoachery.com.br>
Séries especiais
Tiggo 8 Founder’s Edition (05/22)
Importados
Arrizo 5e (China, 09/19), Arrizo 6 Pro (06/22), elétrico iCar (China, 06/22), Arrizo 6 Pro Hybrid (08/22), Tiggo 8 Plug-in Hybrid (08/22)
Premiações e distinções (modelos nacionais)
Tiggo 5X (Melhor Revenda 2021, categoria SUV Compacto de Referência; 4 Rodas); Tiggo 8 (Os Eleitos 2021, categoria SUVs Médios; 4 Rodas); Arrizo 6 (Melhor Revenda 2022, categoria Sedã Médio; 4 Rodas); CAOA (Prêmio UOL Carros 2022, categoria Pós-Venda; UOL); Chery Tiggo 5x (Maior Valor de Revenda – Autos 2022, categoria SUV Compacto; Agência Autoinforme); Tiggo 5x (Carro do Ano para Pessoas com Deficiência 2022; ABRIDEF / revista Reação); motor 1.5 híbrido plug-in (Carro do Ano 2023, categoria Motor até 2.0); Tiggo 8 (Melhor Valor de Revenda 2024, categoria SUV Grande; 4 Rodas); Tiggo 7 (Qual Comprar 2024, categoria Melhor SUV Médio; 4 Rodas); Tiggo 8 (Prêmio Mobilidade Limpa 2024 [eficiência energética], categoria SUV Grande até 1.6; Agência Autoinforme)