CHEETAH |
Moderno protótipo de gaiola projetado e construído entre 2003 e 2005 por José Roberto Tridenti e Alcider Crivellari Jr, de São Paulo (SP). Considerado um “buggye de competição” por seus criadores, o carro foi inspirado no norte-americano Ford Concept EX, mostrado no Salão de Detroit de 2001, porém totalmente desenvolvido no país e montado com partes e componentes nacionais. Tridenti, que é piloto de rali, já havia construído em 2002 um 4×4 com chassi especial, molas helicoidais e conjunto motor/caixa Chevrolet Omega de quatro cilindros e 2,2 litros, “vestido” com uma carroceria do Fiat Fiorino.
O novo projeto era totalmente diferente: estrutura tubular e suspensão desenvolvidas por computador, motor central-traseiro Volkswagen AP 1.8 com 139 cv, tração apenas nas rodas traseiras, caixa de quatro marchas e freios a disco nas quatro rodas. O baixo centro de gravidade e a boa distribuição de peso, aliados à excelente suspensão independente (dupla balança em V na frente, multilink atrás, duas molas helicoidais por roda, amortecedores progressivos de alta pressão com reservatório externo de nitrogênio) com curso de até 300 mm, deram ao carro excelente comportamento dinâmico. Segundo teste da revista 4×4 (fevereiro de 2005), o Cheetah foi “um dos veículos de trilha mais estáveis, macios e ágeis que já andamos“.