PORQUE LEXICAR BRASIL?
Muito mais do que 50 anos de indústria automotiva
setembro 2015
Em 2006 o Brasil comemorou oficialmente o 50º aniversário da criação de nossa indústria automotiva, marcada pelo lançamento, em 19 de novembro de 1956, da caminhonete DKW Universal. Fabricado pela Vemag, já com 42% de conteúdo nacional, este carrinho com tração dianteira e motor de três cilindros e apenas 900 cc foi o primeiro automóvel produzido no Brasil segundo autorização e sob as normas do GEIA – Grupo Executivo da Indústria Automobilística. Constituído sete meses antes pelo presidente Juscelino Kubitschek, o órgão tinha como objetivo fomentar a instalação, em apenas cinco anos, de um parque industrial capaz de fornecer carros de passageiros, utilitários, caminhões, ônibus e tratores agrícolas com virtualmente 100% de nacionalização – patamar quase impensável de ser atingido por um país de economia ainda predominantemente agrícola.
Aquele DKW, contudo, não foi o primeiro automóvel fabricado em série no Brasil: em 30 de junho do mesmo ano deixara a linha de montagem o primeiro Romi-Isetta. Recuando no tempo, ainda mais marcante foi o ingresso da estatal Fábrica Nacional de Motores no setor automotivo, em 1949, com a nacionalização de caminhões e chassis de ônibus de origem italiana e a fabricação de tratores agrícolas com projeto próprio em sua grande fábrica no Estado do Rio de Janeiro. Diversas outras iniciativas de fabricação de veículos automotores ocorreram no país antes de 1956, ainda que de fôlego curto, dado a incipiência e fragilidade da estrutura industrial brasileira ao longo de toda a primeira metade do século XX.
Não menos importante, porque elemento essencial na cadeia produtiva, foi a existência, desde as primeiras décadas do século passado, de grande número de fabricantes de carrocerias para ônibus e, naquela fase inicial, também para automóveis. Ainda que a atividade possa ter origem algo mais remota, pode ser personificada pela empresa Luiz Grassi & Irmão, fundada em 1904, em São Paulo, e que em 1907 montou em sua oficina o primeiro automóvel Fiat chegado ao país, para ele construindo uma carroceria de desenho próprio. Maior e mais importante indústria de carrocerias de ônibus do país até a II Guerra Mundial, a Grassi sobreviveu até o início dos anos 70. Em seu rastro, uma centena de pequenos fabricantes surgiu de norte a sul, a maior parte de caráter artesanal e âmbito local, porém detentora de importante valor simbólico, há muito perdido, como agentes de descentralização econômica e dispersão das atividades industriais por todo o território nacional.
A indústria automobilística brasileira, portanto, representa muito mais do que as duas dezenas e meia de grandes fabricantes associados à Anfavea, com seus carros, caminhões, tratores e máquinas agrícolas: o universo automobilístico sempre foi infinitamente maior, compreendendo desde esportivos de pequena série, buggies e carros de competição até triciclos motorizados, tratores especializados, máquinas de construção e veículos militares. No conjunto – e certamente para surpresa de muitos -, bem mais de mil pequenos, médios e grandes construtores foram identificados ao longo do desenvolvimento deste site.
LEXICAR BRASIL se propõe a explorar este vasto universo, onde todas as regiões do país têm seus representantes, desde a marca Abais, um buggy fabricado em Sergipe, até as carrocerias tipo Zepelim, construídas artesanalmente no Pará no início dos anos 50. Entre A e Z, toda a alma brasileira está presente: criatividade de formas, concepção técnica avançada, desenho rebuscado, negócios bem sucedidos; mas também projetos toscos, amadorismo empresarial, irrealismo e fragilidade administrativa. Em meio a tal ebulição criativa, muitos projetos de grandes fabricantes mundiais foram programados e não concretizados. Como a história de um país não é feita só de sucessos, todos esses atores estarão presentes nas páginas seguintes.
MAIS DE UM SÉCULO SEPARA ESTAS DUAS IMAGENS: automóvel italiano Itala com carroceria Grassi, do início dos anos 10, e o novo Ford Ka, projeto brasileiro recém-lançado.