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COROLLA CROSS E T-CROSS 2025

Toyota e Volkswagen atualizam seus SUVs

junho 2024

Dois utilitários esportivos, dois best-sellers, dois líderes em suas categorias: com um intervalo de poucos dias, Toyota e Volkswagen atualizam seus modelos de maior sucesso – Corolla Cross, na versão híbrida o carro mais vendido no país em 2023, e T-Cross, SUV compacto campeão de vendas em 2023 e no primeiro quadrimestre deste ano.

 

Para 2025, COROLLA CROSS teve o visual atualizado  seguindo o novo modelo asiático. Externamente são novos grade, para-choque e para-lamas dianteiros, conjunto ótico full-led (mantendo o formato anterior dos faróis), lente das lanternas traseiras (nas versões mais caras) e rodas de 18″. Os acabamentos internos foram revistos e o sempre criticado freio de estacionamento acionado por pedal foi substituído por um sistema eletrônico.

O conteúdo foi enriquecido: dependente da versão, pode vir com painel digital de 12,3″ (vindo do sedã Corolla), carregador de celular por indução e abertura elétrica do porta-malas com sensor sob o para-choque; todas as versões agora chegam de série com central multimídia de 9″ (também a mesma do sedã) e pacote de assistência à condução Safety Sense, que inclui alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, comutação automática dos faróis altos e piloto automático adaptativo ao veículo à frente (agora podendo ser utilizado em todas as velocidades, inclusive nas mais baixas).

A menos da perda de 2 cv na potência do motor 2.0 flex (agora com 167 cv a gasolina e 175 cv a etanol), nada mudou na mecânica. Também as versões permaneceram as mesmas: duas híbridas (XRV e XRX) e quatro flex (XR, XRE, XRX e GR-S). É o seguinte o conteúdo básico de cada uma delas.

XR: vem de série com sete airbags, ar-condicionado digital, faróis de leds, quadro de instrumentos digital com tela de 7″, central multimídia com tela de 9″, volante multifuncional revestido de couro, acabamento dos bancos em tecido, saídas de ar-condicionado para o assento traseiro, controle de estabilidade e tração, pacote de segurança Safety Sense, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e rodas de liga de 17″.

XRE: agrega quadro de instrumentos digital com tela de 12,3″, acabamento interno parcialmente em couro sintético, lanternas traseiras em leds, carregador de celular por indução, chave presencial, partida por botão, volante com borboletas, retrovisor interno antiofuscante, câmera de ré com projeção de linhas de distância e rodas de liga de 18″.

XRX: inclui ar-condicionado de duas zonas, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento interno em couro sintético bege e sépia, abertura elétrica do porta-malas, alerta de ponto cego, molduras cromadas nas janelas e teto solar.

GR-S: vem com volante com costura vermelha, tapetes dianteiros com logo Gazoo Racing, acabamento interno em couro sintético e suede preto e retrovisores externos e teto na cor preta.

XRV Hybrid: segue o conteúdo da versão XRE a combustão, a menos do carregador de celular.

XRX Hybrid: mesmo conteúdo da versão XRX a combustão.

 

   

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025.

 

Também o T-CROSS passa por seu primeiro facelift, com alterações estéticas definidas no Brasil, afastando-o da atual versão europeia. Mudaram os para-choques, a grade, as rodas e os elementos internos dos faróis e das lanternas traseiras, agora unidas por um largo filete de leds. No interior são novos a central multimídia e detalhes do revestimento de portas e painel.

Desde a versão de entrada vem com seis airbags, quadro de instrumentos digital, faróis e lanternas de leds, controle adaptativo de velocidade e distância, alerta de colisão frontal, detector de pedestres e frenagem autônoma de emergência.

A mecânica continua a mesma (motores 1.0 turbo de 128 cv ou 1.4 turbo de 150 cv e câmbio automático de seis marchas), bem como as versões. Eis o conteúdo de cada uma:

200 TSI: seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), ar-condicionado, trio elétrico, faróis e lanternas de leds, bancos de tecido, banco do motorista com regulagem em altura, central de instrumentos digital com tela de 8″, central multimídia com tela de 10,1″, volante multifuncional com borboletas, coluna de direção com regulagem de profundidade e altura, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampas, sistema Start&Stop, piloto automático adaptativo, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle adaptativo de velocidade, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, controle de pressão dos pneus, banco traseiro com encosto rebatível, rack de teto na cor preta e rodas de liga de 16″. Tem como opcional o Pacote Interactive, composto de rodas de liga de 17″, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e espelhos rebatíveis.

Comfortline 200 TSI: os itens de série acima, mais rodas de 17″, bancos de couro sintético, chave presencial, partida por botão, quadro de instrumentos digital de 10,25″, carregamento de celular por indução, luz ambiente, seletor de modos de condução, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, ar-condicionado automático e retrovisores rebatíveis. São dois os pacotes de opcionais: Sky View 2, com teto solar panorâmico, retrovisor interno antiofuscante, sensor de chuva e duas luzes de leitura dianteiras; e Design View, com teto e colunas pintados de preto e bancos parcialmente em couro.

Highline 250 TSI: agrega rack de teto na cor prata, bancos parcialmente revestidos em couro, retrovisor interno antiofuscante, sensor de chuva e assistente de estacionamento automático. Dispõe de três pacotes de opcionais: ADAS, que inclui assistente de permanência na faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga; Bi-color, que traz rodas de 17″ diamantadas e escurecidas, teto, rack e retrovisores pretos, pneus Pirelli Seal Inside (que não perde pressão com pequenos furos) e logotipos escurecidos; e Sky View, com teto solar panorâmico e duas luzes dianteiras de leitura.

 

   

Volkswagen T-Cross Highline 2025 com Pacote Bi-color.





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CHERY TIGGO 7 SPORT

CAOA cria o utilitário esportivo mais barato do mercado

abril 2024

Lançado no início de 2019 a partir da plataforma do modelo menor Tiggo 5X, com seu conjunto motor 1.5 de 147/150 cv e câmbio CVT de seis marchas, o Tiggo 7 foi top da linha Chery nacional até agosto de 2020, quando chegou o Tiggo 8, versão maior, com sete lugares, montada em Anápolis com a maioria dos componentes importada da China.

No ano seguinte foi iniciada a produção do Tiggo 7 Proupgrade do 7, ao qual substituiu e do qual aproveitou a plataforma, porém com carroceria renovada e mecânica do Tiggo 8 (motor 1.6 de 187 cv e câmbio automático de sete marchas). Em 2022 Tiggo 7 Pro ganhou duas novas versões – híbrida e Max Drive, esta equipada com pacote de assistência eletrônica à condução.

Agora, em meio à guerra de preços desencadeada no mercado pela concorrência dos (ainda) importados chineses, chegou a vez do Tiggo 7 Sport, que passa a ser a versão de entrada do Tiggo 7. Com preço agressivo, o carro foi apresentado simultaneamente como tendo “tocada esportiva“, maior espaço de carga e sendo o SUV médio mais barato do país.

O “milagre” foi conseguido pela simplificação dos acabamentos, perda de acessórios e, principalmente abandono do motor 1.6 de 187cv, dois anos antes herdado do Tiggo 8. O carro traz motor turbo flex 1.5 com comando de válvulas variável e 147/150 cv, câmbio CVT de nove marchas, suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica. O aumento da capacidade de carga (de 475 para 525 litros) foi obtido pela eliminação do porta-objetos junto ao estepe.

Os itens de segurança se resumem aos obrigatórios ou universais, tais como ABS, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. Câmera 360o, controle de cruzeiro, alerta de colisão, frenagem automática de emergência e outros assistentes de condução ficam restritos à antiga versão Pro. Também possui faróis e lanternas de led, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, rebatimento elétricos dos retrovisores, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, farol de neblina com assistente de curva e câmera de ré.

Bem equipado internamente, o novo carro traz, como itens de série, quadro de instrumentos digital com tela de 12,3″, central multimídia com tela de 10,2″, ar-condicionado digital e automático, volante multifuncional, carregador de celular por indução, bancos dianteiros elétricos e rodas de liga de 18″.

É meta da CAOA dobrar as vendas em 2024, de 30 para 60.000 unidades, para isto contando com o desempenho do Tiggo 7 Sport. O Tiggo 7 Sport foi posto à venda por R$ 134.990.

 

     

Chery Tiggo 7 Sport.

 

 





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