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D2D MOTORS

Está nascendo um novo fabricante brasileiro?

novembro 2016

No 29o Salão do Automóvel de São Paulo, em meio ao show feérico de tantos mega fabricantes mundiais e à enorme variedade de modelos de luxo, sofisticação e alto rendimento por eles expostos, uma surpresa: um stand – nem tão pequeno e em local nem tão reservado assim -, mostra cinco automóveis nunca vistos. E, ao contrário do que o nome possa indicar, se trata de uma marca nacional.

Pertencente ao grupo controlador da Arteb, importante indústria brasileira de componentes automotivos, a D2D Motors foi constituída em São Bernardo do Campo (SP) com a finalidade específica de projetar e produzir veículos de lazer “com o que há de mais novo em tecnologia, aliado ao estado da arte em design, com acabamento primoroso e com um valor extremamente competitivo, aliado ao mais importante, o desenvolvimento 100% nacional“.

Dois modelos foram expostos no Salão: o “conversível compacto” Sky e o “utilitário esportivo compacto” Jugo – segundo a caracterização da própria empresa. Com quatro lugares (exíguos os de trás), na prática o Sky é um buggy. Sem portas, tem motor e tração traseiros, porta-malas com capacidade para 120 litros e um original santantônio tubular, voltado para a frente, que também serve como estrutura para a capota de lona que acompanha o carro. O Jugo, com duas portas e cinco lugares, tem motor e tração dianteiros, capacidade para 200 litros de bagagem e teto rígido parcialmente destacável. Os dois têm dimensões idênticas: comprimento total de 3,82 m e entre-eixos de 2,38 m.

Também as características mecânicas são as mesmas para ambos: carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro; chassi de desenho próprio com suspensão dianteira McPherson e suspensão traseira semi-independente, com eixo de torção e molas helicoidais; freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás; e direção hidráulica. O conjunto motor é Chery, importado da China (há planos de nacionalização a curto prazo), com 1.497 cm3 e 110 cv, acoplado a câmbio manual de cinco marchas. Os demais sistemas (suspensão, freios, direção e periféricos) utilizam componentes vindos de veículos de grande série. Sistemas elétrico, de sinalização e iluminação são, naturalmente, fornecidos pela Arteb.

O desenvolvimento do projeto teve início em 2013, os primeiros protótipos sendo finalizados às vésperas da mostra. É intenção da empresa já em janeiro atingir a produção de 50 unidades mensais do buggy Sky. Em algum momento de 2017 seria lançado o modelo Jugo.

A empresa possui área disponível em Jaguaré (ES), onde planeja construir uma planta com capacidade para 300 carros/mês, com inauguração prevista para 2019. A D2D já sonda o mercado externo, cogitando exportar seus carros, a princípio, para África do Sul e Caribe. Também tem planos de desenvolver um modelo 4×4.

 

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Sky e Jugo no stand da D2D no Salão do Automóvel (fotos: LEXICAR).

 





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SENSACIONAL !

LEXICAR revela inédito catálogo de automóveis brasileiros dos anos 20

julho 2016

Fundada em 1907 pelo cidadão português Augusto Soares de Vasconcellos, a Garage Avenida foi um dos primeiros fabricantes brasileiros de carrocerias para automóveis.

A existência da firma era de conhecimento de LEXICAR, que já publicara, na página Pioneiros, a única imagem identificada de seus carros de aluguel. Persistentes pesquisas na rede, desde então, não foram suficientes para obter mais informações sobre o papel da empresa na história de nossa indústria, obrigando-nos a restringir o registro àquela fotografia (extraída de publicação de 1964) e algumas poucas linhas de texto.

Eis que, quando mais nada se esperava, acontece o inesperado: em mensagem pelo canal Fale Conosco, um dos netos de Augusto relata possuir um catálogo da Garage Avenida, original dos anos 20, apresentando grande número de carros de sua fabricação. Em extrema atenção se oferece para apresentá-lo e, logo a seguir, nos autoriza a integralmente reproduzi-lo em nosso site. É o que você verá a seguir.

Diagramado com cuidado e trazendo excelente apresentação visual – ressaltada pelo desenho art nouveau da capa e da moldura das imagens e pelo moderno logotipo – o catálogo ressalta a preocupação do fabricante com a qualidade de fabricação de seus veículos, reconhecendo seus produtos como “attestados insophismaveis e eloquentes do progresso da industria dos automoveis no Brasil“.

Instalada no centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ), a empresa teve na administração de variada frota de táxis e carros de entrega sua atividade central. A partir de 1915, porém, motivada pela drástica redução das importações de veículos decorrente da I Guerra Mundial, decidiu investir mais fortemente na produção de carrocerias.

Utilizando como base mecânica chassis europeus e norte-americanos recondicionados, todos os carros recebiam carrocerias de projeto local, montadas a partir de componentes nacionais, trazendo desenho, acessórios e detalhes de acabamento próprios.

(Visite também a página Garage Avenida, recém-criada a partir destas informações e para onde foi transferida a única imagem até então disponível, anteriormente apresentada em Pioneiros.)

[LEXICAR agradece a Paulo Vasconcelos Reis pela direito de publicação do conteúdo a seguir, de cuja totalidade é proprietário.]

 

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