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FENATRAN 2017

Poucas novidades, muita conectividade

novembro 2017

Entre 16 e 20 de outubro mais uma vez São Paulo sediou a Fenatran – o Salão brasileiro do caminhão – este ano em sua 21a edição. Oficialmente denominado Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, desta vez contou com a companhia de uma feira correlata: Movimat – Salão Internacional da Logística Integrada.

Se nenhum lançamento relevante ocorreu na Movimat, a Fenatran trouxe algumas novidades – uns poucos veículos inéditos e muita tecnologia embarcada e novos serviços remotos de assistência ao operador. Veja a seguir o que de mais importante aconteceu na feira.

 

DAF

Após quatro anos de operação industrial no Brasil, a empresa holandesa se consolida em nosso disputado mercado de caminhões pesados acima de 30 t. Com vendas crescentes e mais de duas mil unidades emplacadas, a produção recém alcançou seis caminhões/dia (eram dois em julho de 2015 e quatro um ano depois), com expectativa de atingir dez diários até o final do ano. São metas para 2022 a conquista de 7% do mercado, com 22 mil caminhões produzidos até então.

Agora a marca ingressa no segmento fora-de-estrada, lançando dois modelos para operação nos setores madeireiro e de cana-de-açúcar: CF85 6×4 e XF105 6×4, respectivamente com 460 e 520 cv e PBTC de 74 e 91 t. Os caminhões ganharam nova transmissão de 16 marchas, redutor no cubo das rodas de tração, chassi e suspensão reforçados, seletor on e off-road e assistente de partida em rampa.

Para ambos estão disponíveis cabines de teto normal ou elevado, com ou sem leito. A depender da destinação, podem receber protetores de cárter e radiador, tubo de descarga voltado para cima, para-lamas traseiros de alumínio e pneus especiais.

A DAF vem também investindo em pós-venda, buscando ampliar a rede de concessionárias e oferecendo mais opções de peças e serviços.

 

    

Os novos fora-de-estrada DAF XF105 520 (à esquerda, na primeira imagem) e CF85 460; na fotografia da direita, o trem de força dos novos caminhões (fotos: LEXICAR).

 

FORD

Apenas um lançamento no stand da Ford – o Cargo 1719 vocacionado para distribuição de bebidas. Com PBT de 16 t, motor Cummins de189 cv e câmbio manual de seis marchas, vem de fábrica com um conjunto de intervenções próprio para a implementação de carrocerias rebaixadas, tais como o reposicionamento do sistema de tratamento de gases SCR, para-choque estreito com maior ângulo de ataque, feixes de molas mais curtos e dois cardãs adicionais.

Além deste, a Ford deu grande destaque ao protótipo Cargo Connect, equipado com uma série de recursos semiautônomos como sensores, câmeras e radar, com grande potencial de aplicação em veículos comerciais. Desenvolvido no Brasil e montado sobre o protótipo Cargo 2429 8×2, o primeiro da marca com essa configuração de tração, é a síntese de tudo que a marca quer popularizar como tecnologia embarcada voltada para segurança e produtividade. Mostrado como um lançamento possível para os próximos anos, aponta a tendência de uso de recursos tecnológicos já conhecidos em automóveis para as funções de veículos de carga.

Na área da segurança do motorista e do veículo, traz inovações como faróis inteligentes, sistema autônomo de frenagem, alertas de ponto cego e de mudança de faixa de rolamento, controle adaptativo de velocidade, alerta de fadiga e assistente para estacionamento em área segura, com monitoramento de 360 graus do caminhão através de câmeras conectadas a uma central de operações. No campo da produtividade da frota, as tecnologias propostas incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito e ajuste automático de torque e potência conforme o peso e as condições de rodagem.

O protótipo também traz um sistema de diagnóstico para orientar a manutenção preventiva a partir de informações sobre consumo, velocidade e frenagem, reportadas pelo próprio veículo, evitando paradas não programadas. O próprio motorista pode conferir e comparar o seu desempenho por meio de um aplicativo que monitora vários dados da sua condução.

 

Dois Ford Cargo 1723 Torqshift (foto: LEXICAR).

 

IVECO

Embora só tenha inaugurado sua fábrica brasileira no ano 2000, a Iveco celebrou na Fenatran seu 20o aniversário (1997 foi o ano em que a matriz decidiu implantar planta própria no país e iniciou a importação de alguns modelos da Argentina). Para comemorar a data, criou para o chassi-cabine Daily e para o cavalo-mecânico Hi-Way série especial de 20 exemplares numerados, denominada “20 Anos no Brasil“.

Como novidade, além do recém-lançado câmbio automatizado para três versões do semipesado Vertis de 300 cv, somente o Daily 30S13 City, apresentado nas versões chassi-cabine e furgão de 12 m3 (entre-eixos de 3,30 e 3,75 m, respectivamente). Equipado com motor menos potente (2,3 l e 130 cv, em lugar do anterior de 3,0 l e 170 cv), chassi mais leve, suspensão de menor capacidade e rodado traseiro simples, atinge PBT de 3,5 t, enquadrando-se na categoria VUC. A versão anterior do furgão sai de linha.

 

Chassi-cabine Iveco Daily 30S13 City.

 

MERCEDES-BENZ

Nenhuma grande novidade, porém muitas intervenções pontuais na linha de comerciais da marca, desde novos recursos tecnológicos e melhorias técnicas até novas cores metálicas – com brilho e foscas.

Foram 15 as inovações na linha leve Accelo, a maior delas o lançamento de cabine estendida para as versões 815, 1016 e 1316. 18 cm mais longa, agora permite que os assentos se desloquem mais 25 mm e os encostos reclinem mais 130. O volante passa a dispor de maior número de regulagens, assim como o banco do motorista, que agora vem com suspensão pneumática opcional. Também passam a ser oferecidos câmbio automatizado de seis marchas (que inclui controle de tração, assistente de partida em rampa e sensor de inclinação da pista) e tanque de combustível adicional de 150 l.

A linha Atego também mereceu atenção, com 14 intervenções, e agora, dependendo da versão, passa a dispor de nova caixa automatizada de oito ou doze marchas, piloto automático, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração e sensor de inclinação. Recebeu climatizador novo (menor, mais leve e igualmente potente) e painel de instrumentos com novas funções. A versão 2730 6×4, que já contava com o Pacote Robustez, que inclui para-choque e escada de acesso com maior ângulo de ataque e grade protetora dos faróis, agora passa a ter de série bloqueio do diferencial e protetores de cárter e de filtros.

Completando o ciclo de renovação iniciado em 2014, a linha Axor traz 12 novidades: túnel do motor 10 cm mais baixo, aumentando o vão livre interno da cabine; estribos antifurto, com degraus superiores de entrada cobertos pela porta; climatizador mais leve e mais compacto; e painel com novas funções, tais como piloto automático, assistente de partida em rampa e controle eletrônico de estabilidade e freios.

O pesado Actros ganhou nova grade dianteira, pintada na cor da cabine, para-choque e faróis preparados para operações mistas (mix-road), tanque de combustível com maior capacidade, painel de instrumentos com mais informações e novo piloto automático “inteligente” que, contínua e automaticamente adaptando torque e potência à demanda, pode reduzir o consumo em até 1%. Por fim, homenageando os históricos modelos L-1111 e 1113, a Mercedes-Benz criou Série Especial de 21 unidades para o Actros, nas mesmas cores dos antigos caminhões – cabine verde e chassi vermelho; somente rodas e tanques, hoje cromados, não acompanharam o vermelho original.

 

     

Actros 2651 S na Série Especial homenageando o histórico modelo L-1111, a seu lado; à direita, Accelo 1316 com cabine estendida (fotos: LEXICAR).

 

PEUGEOT

De volta à Fenatran, a Peugeot deu destaque ao furgão Expert, importado do Uruguai, com o qual busca reconquistar parte do mercado perdido no segmento de transportes de carga. Apresentado em dois tamanhos (comprimento total de 2,86 e 4,02 m e capacidade volumétrica de 6,1 e 6,6 m3), vem com motor turbodiesel de 1,6 l e 115 cv, caixa de seis marchas, tração dianteira, suspensão dianteira McPherson e traseira por braços inferiores triangulares e molas helicoidais e freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente). Com capacidade para 1,5 t, categoria pouco explorada no Brasil, a nova van pode ter papel importante na revitalização da Peugeot brasileira.

Também foram mostrados o pequeno furgão Partner (para 800 kg, importada da Argentina) e o novo Boxer, prometido para 2018, ainda sem informações sobre a futura origem – se produzido no Brasil ou não.

 

     

Novos furgões Peugeot Expert e Boxer, este com lançamento previsto para 2018 (fotos: divulgação e LEXICAR).

 

SCANIA

A Scania montou dois grandes stands na feira. Foram cinco os lançamentos – dois para o segmento rodoviário, dois para mineração e um para a agroindústria.

Alinhando-se aos quatro motores de seis cilindros já existentes (de 360, 400, 440 e 480 cv), os caminhões estradeiros ganharam duas novas opções de 13 litros, com 450 e 510 cv, injeção de combustível a alta pressão (proporcionando até 5% de economia) e bloco de ferro fundido e grafite, mais resistente à fadiga. Foram expostos dois modelos com os novos motores: 450 6×2 e 510 6×4. Fazem parte da família R e podem rodar com as cabines Highline e Streamline.

Para mineração, foram mostrados os extrapesados Heavy Tipper, oficialmente apresentados semanas antes do Salão. Foram expostas as versões G 480 6×4 e 8×4, esta com capacidade de carga 25% maior, proporcionando redução de até 15% no custo por tonelada e vida útil 30% maior. Os Heavy Tipper também podem receber motores de 440 cv e cabines tipo P.

Finalmente, para o transporte de grãos e cana-de-açúcar foi lançado mais um cavalo-mecânico V8 – o modelo R 620 V8 6×4 “super-rodotrem”, com motor de 16 litros e 620 cv e câmbio automatizado de 14 marchas (duas superlentas). Próprio para uso dentro e fora da estrada, tem capacidade para tracionar composições de onze eixos, 30 m de comprimento e PBTC de até 91 t. O caminhão vem com sistema de controle de tração, filtro de ar reposicionado para uso off-road, terceira linha de ar para os freios, retarder, suspensão reforçada e para-choque de aço.

Como os demais fabricantes de caminhões pesados, também a Scania vem investindo na conectividade e em serviços personalizados. Na Fenatran apresentou ao mercado o inédito Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, através do qual, por meio de dados coletados pelo módulo Communicator, é informado o momento ideal para se efetuar a manutenção do veículo. Desde 2016 o módulo é instalado em todos os caminhões novos saídos de fábrica, já existindo mais de 5.000 veículos conectados no país. Com a adesão do proprietário ao Programa, uma central de operações recebe em tempo real informações sobre a performance e o comportamento elétrico e mecânico do caminhão, bem como sobre o regime de condução do motorista, dentre os quais rotação do motor, velocidades, uso do freio-motor, tempo em que o veículo fica parado em marcha lenta e até oscilações do pé no pedal do acelerador.

Diferentemente dos programas tradicionais, onde as paradas para manutenção são baseadas apenas na quilometragem percorrida e têm custo fixo, aqui o pagamento passa a ser dinâmico, personalizado e feito de acordo com a quilometragem, a utilização do veículo, o consumo de combustível (quanto mais economizar diesel menos o cliente pagará) e o modo de condução do motorista.

Além disso, o momento de realização da manutenção é definido em função da análise dos dados coletados pelo módulo Communicator. O proprietário é então avisado da necessidade de manutenção e a concessionária correspondente é notificada para preparar-se para a realização do serviço, inclusive colocando à disposição peças e componentes necessários, ficando assim dispensados agendamentos, espera de vaga nos boxes de serviço e realização de pré-diagnósticos. A expectativa de redução de custos de manutenção com a utilização do Programa é de até 16%.

Em paralelo, a Scania criou a assistência para condução econômica Driver Services, que orienta o cliente a, por meio de um conjunto de ações focadas no motorista, inclusive treinamento personalizado, proporcionar a evolução do seu modo de dirigir. Esse serviço pode diminuir o consumo de diesel em até 10%.

A Scania aproveitou a Fenatran para comemorar o 60o aniversário de sua fábrica brasileira, instalando em um de seus stands o Espaço 60 anos, onde exibiu nove importantes modelos de sua história: L 71 (importado em 1957), L 75, L 76, L 110 S, LK 140 V8, L 111 S, T 112 HW, T 113 H e T 124.

 

     

Cavalo-mecânico Scania R 620 V8 6×4 “super-rodotrem” e nova linha Volkswagen Delivery (fotos: LEXICAR).

 

VOLKSWAGEN CAMINHÕES

Como não poderia deixar de ser, a Volkswagen Caminhões (oficialmente MAN Latin America) deu máximo destaque em seu enorme stand à nova geração dos leves Delivery, exposta em suas seis versões diesel, além do protótipo elétrico e-Delivery. Embora lançada em setembro [para maiores informações sobre a nova família, clique aqui], a disponibilidade para venda será progressiva: enquanto que os modelos 9.170 e 11.180 já estão nas concessionárias e o 6.160 chegue em dezembro, os demais virão até abril de 2018.

Mas a VW não ficou nisto, e mostrou diversas novidades também para a linha Constellation. Eis as principais:

Protótipo 33.440 Tractor: chassi e conjunto mecânico MAN equipado com cabine Volkswagen Constellation para operações nos setores florestal e canavieiro. Traz motor de 440 cv, caixa automatizada de 16 marchas, eixos traseiros com redução nos cubos, freios a tambor com ABS e sistemas de controle de tração e frenagem.

Pré-lançamento do 25.420 6×2 Pusher, cavalo-mecânico com suspensão traseira pneumática de oito bolsões e suspensor pneumático do eixo auxiliar (intermediário). Virá com 420 cv, câmbio automatizado de 16 marchas e opção de balança embarcada, para medição da carga por eixo.

Robust: simples e robusto, segundo a VWC configura uma família voltada “para o trabalho pesado com o melhor custo de aquisição“. Embora apresentado como um terceiro “pacote” de conteúdo, ao lado de Prime e Trend, a rigor a linha Robust ocupará o lugar da antiga série Worker, já ausente da Fenatran e do material de divulgação da empresa. À venda a partir de janeiro, estará disponível nas versões 13.190, 15.190, 17.190, 17.230 e 23.230 e vocacionais Constellation Compactor, Distributor e Constructor 17.260, 24.260 e 26.260, além daquelas com motores de 190 e 230 cv. Recebeu a cabine estendida do Constellation com nova grade e para-choque metálico com novo desenho e maior ângulo de ataque.

15.230 4×4: modelo projetado para as Forças Armadas, passa a ser também fornecido para uso civil.

30.280 8×2: mais um 8×2 “de fábrica” com transmissão automatizada.

24.330 e 30.330: dois novos 4×2 com transmissão automatizada e PBTC de 45 t.

Novos vocacionais: Compactor 17.260 4×2 e 8×2 e 24.260 6×2 com suspensão pneumática traseira; Constructor 24.260 Basculante; Constructor 32.360 com câmbio automatizado; e Canavieiro 31.330 com caixa manual de dez marchas.

 

     

Dois novos Volkswagen Constellation: Robust 17.260 8×2 Compactor e protótipo 33.440 Tractor, com mecânica MAN e cabine VW (fotos: LEXICAR e divulgação).

 

VOLVO

A Volvo expôs ao público seu caminhão autônomo para coleta de cana-de-açúcar. Apresentado à imprensa em maio, é monitorado por GPS de altíssima precisão (2,5 cm de desvio máximo de rota), operando ao longo das linhas de plantação sem pisotear as soqueiras (raízes de cana que restam após o corte e rebrotam para a safra seguinte), problema responsável pela perda de cerca de 12% da produção anual e reduzida em 1/3 com a utilização da condução autônoma.

Também foram mostrados diversos caminhões rodoviários e fora-de-estrada, todos já conhecidos. Sem novidades em equipamentos, a empresa focou em seu amplo leque de serviços de apoio aos frotistas, com ênfase na Manutenção Inteligente e na Gestão de Combustível, programas lançados na ocasião.

Manutenção Proativa é um programa de monitoramento, planejamento e agendamento de manutenções preventivas. Assim como na Scania, todos os caminhões Volvo saem de fábrica equipados com um módulo eletrônico que transmite os dados do veículo para uma central de operações. Ao analisar remotamente tais informações, os agentes da central identificam o melhor momento para a parada e quais serviços precisam ser realizados. A seguir contatam o transportador, informando-o qual o horário do atendimento, o técnico que irá atendê-lo e o tempo estimado para realização do serviço. Ao mesmo tempo, a concessionária – escolhida segundo a conveniência do cliente – se prepara para receber o veículo, disponibilizando peças e mecânicos no horário combinado.

Gestão de Combustível é um serviço de consultoria remota de consumo de combustível. Os dados do veículo, enviados pelo módulo eletrônico nele instalado, são constantemente analisados por um especialista em condução. Um relatório customizado mensal é enviado ao gestor, dando uma visão geral de sua frota, com informações por caminhão e por motorista, e fazendo recomendações para melhorar a condução do veículo. O sistema consegue verificar se os recursos do caminhão estão sendo utilizados total e adequadamente, mostrando, por exemplo, se o motorista antecipa a frenagem, qual o grau de utilização do modo automático da caixa de câmbio, a utilização do piloto automático e uma série de outros indicadores.

Em seu stand a Volvo também apresentou cinco pacotes de segurança para a linha F de caminhões, cada um com uma configuração diferente de dispositivos.

O pacote número 1 abrange air bag e pré-tensionador do cinto de segurança do motorista e luz de freio de emergência. O pacote 2 (chamado “Estabilidade”) acrescenta ESP, sistema eletrônico que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e o “efeito canivete” entre o cavalo-mecânico e o reboque. O pacote 3 (“Visibilidade ativa”) contempla itens de segurança ativa: detector de atenção (que emite sinal sonoro e mensagem quando o sistema entende que o motorista está cansado), monitoramento da faixa de rodagem (emite sinal sonoro quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar), frenagem de emergência (por meio de um radar monitora os veículos à frente, adaptando a velocidade do caminhão e freando em caso de necessidade, caso o motorista não atue) e luz de freio de emergência. O pacote 4 (“Visão total”), concebido para aumentar o grau de visibilidade do motorista, inclui sensor de ponto cego, luz de freio de emergência, farol bi-xênon (na luz baixa e na alta), luz de conversão (farol extra ilumina o lado para o qual o veículo vai manobrar), câmera de ré, espelho frontal, espelho de meio-fio (na porta direita); sensor crepuscular e sensor de chuva. O pacote 5 (“Direção dinâmica”) oferece VDS (Volvo Dynamic Steering), destinado a aumentar a precisão do sistema de direção do veículo.

 

     

Cavalo-mecânico FH 460 6×4 na série especial Performance Edition, comemorativa dos 90 anos da Volvo sueca, e fora-de-estrada FMX 500 8×4 (fotos: LEXICAR).

 

 

 





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AGRISHOW 2017

Feira mostra vitalidade da indústria brasileira de máquinas agrícolas

maio 2017

Pela quarta vez LEXICAR visita a Agrishow, maior feira de máquinas agrícolas do hemisfério sul.

Em sua 24a edição, instalada em área de 440.000 m2 em Ribeirão Preto, epicentro da região sucro-alcooleira do Estado de São Paulo, por ela circularam quase 160 mil visitantes entre os dias 1 e 5 de maio. Ao final dos limitados cinco dias de evento, resultados extraordinários, em especial se consideramos o atual momento de recessão do país: 2,2 bilhões de Reais em negócios.

Mais de 800 empresa montaram stands na feira. Todos os segmentos do setor estiveram presentes, das máquinas e implementos agrícolas a defensivos, sementes e fertilizantes, de caminhões, pneus e motores a silos e armazéns, de equipamentos para irrigação a sacaria e embalagens. Mas não só: tentando aproveitar o bom momento por que passa o agronegócio nestes tempos conturbados que vivemos, dois outros setores se fizeram representar em peso: as indústrias de utilitários e automóveis e a de máquinas de construção.

Entre as primeiras, participaram da Agrishow Fiat, Jeep, Nissan, Toyota, Volkswagen, Renault, Ford, Mitsubishi, Suzuki, Chevrolet, Honda, Land Rover e até Jaguar. Tal é o alcance da Agrishow, que a Hyundai aproveitou a feira para apresentar em primeira mão seu novo caminhão leve HD 80.

Dos fabricantes nacionais de equipamentos de construção estiveram presentes Caterpillar, JCB, Liebherr, Manitou, SDLG e XCMG, além das indefectíveis marcas chineses de baixo preço. Também três dos maiores produtores de máquinas agrícolas reservaram amplas áreas para mostrar seus equipamentos de “linha amarela” – carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras, retroescavadeiras, manipuladores e tratores de esteiras. Houve lançamentos no evento.

(Naturalmente, esta “zona cinzenta” entre os dois segmentos tende a ser explorada por todos: são fornecedores de máquinas de construção apresentando a aplicabilidade de seus produtos no agronegócio e são fabricantes de tratores agrícolas de rodas dotando-os de implementos especializados para construção, como pás e retroescavadeiras.)

A seguir descrevemos as principais novidades nacionais mostradas na feira. Para obter maiores detalhes sobre as empresas e os veículos e equipamentos citados, faça o link com a página correspondente em LEXICAR.

 

Budny

Indústria catarinense de equipamentos para a agroindústria, iniciou em 2010 a fabricação de tratores de pneus. Apresentou o protótipo de um veículo para coleta manual de legumes e frutas rasteiras e em arbustos. Acionado por um pequeno motor diesel de 3 cv, possui tração nas quatro rodas, transmissão e direção hidráulicas e três assentos, para os coletores e o operador, que também pode participar da coleta (realizada com o veículo em movimento) enquanto dirige.

Case

Pertencente ao Grupo CNH (controlado pela Fiat), é simultaneamente um dos “cinco grandes” do segmento de máquinas agrícolas e dos maiores no de equipamentos de construção, de onde veio sua única novidade da feira: a pá carregadeira compacta 580N, com peso operacional de 7,5 t e 85 cv de potência. Derivada da retroescavadeira equivalente, possui caçamba padrão com 1,0 m3, com opção de receber modelo tipo “4 em 1”, com 0,8 m3 e apta a agarrar, nivelar e espalhar, além de escavar e carregar material.

 

     

Protótipo de veículo para coleta manual de frutas e legumes da Budny e carregadeira compacta Case 580N (fotos: LEXICAR e divulgação)

 

Hyundai

A CAOA – braço goiano da Hyundai – aproveitou a oportunidade para anunciar o relançamento de seu caminhão leve, prometido desde 2015, quando o modelo HD 75 foi retirado de linha por desconformidade com a legislação ambiental. Agora denominado HD 80, equipado com motor de gerenciamento eletrônico FPT turbo de três litros e 170 cv, teve o peso bruto total aumentado de 7,5 para 8,0 toneladas.

Jacto

Fundada em 1948 e uma das mais respeitadas empresas do setor, a paulista Jacto produz máquinas colhedoras de café, carros elétricos para transporte industrial e equipamentos de pulverização e de distribuição de fertilizantes. Destes últimos, lançou dois novos modelos: Uniport 5030 NPK (com reservatório para 5.000 kg, faixa de aplicação de 50,0 m) e Uniport 3030 NPK (para 3.000 kg e com faixa de aplicação de 15,0 m). Ambos possuem motor de 243 cv, transmissão hidrostática 4×4 e suspensão pneumática, o primeiro adicionalmente dispondo de direção nas quatro rodas.

 

     

Caminhão Hyundai HD 80 e distribuidor de fertilizante Jacto Uniport 5030 NPK (fotos: LEXICAR e divulgação)

 

Jan

Tradicional fabricante gaúcho de implementos agrícolas, em 2009 ingressou no segmento de pulverizadores. Lançou duas máquinas na Agrishow: o distribuidor de adubo SpartLancer, com 190 cv, transmissão hidrostática 4×4, suspensão pneumática independente, direção nas quatro rodas e tanque de 5 m3; e o pulverizador Power Jet 2650, versão maior do tradicional modelo Power Jet 2500, com 130 cv, câmbio mecânico, tração 4×4 e tanque de defensivos de 2.650 litros.

JCB

Empresa britânica de máquinas de construção, com fábrica no Brasil desde 2012, escolheu a Agrishow como local para o lançamento de três novos modelos de escavadeiras hidráulicas, agregados aos dois já em linha: JS210 (20,2 t, caçamba com 1,14 m3), JS220LC (22,2 t e 1,25 m3) e JS235LC (23,5 t e 1,50 m3). Todos são equipados com motor de 173 cv.

 

     

Dois lançamentos da Jan: pulverizador Power Jet 2650 e distribuidor de adubo SpartLancer (fotos: LEXICAR e divulgação)

     

Escavadeira hidráulica JCB JS210 e trator John Deere 6100J (divulgação)

 

John Deere

Subsidiária do maior produtor norte-americano de máquinas agrícolas, a John Deere trouxe cinco novidades nacionais para a feira: atualização dos cinco modelos das Séries 6E e 6J (tratores 6100E/J, 6150J e 6170E/J), trazendo novos motores com gerenciamento eletrônico (100, 150 e 170 cv), capô redesenhado e tanque de combustível com maior capacidade; novo trator da Série 7J (7230J, com 230 cv); novo modelo da Série 8R (8400R, com 400 cv e suspensão dianteira independente – agora o maior da marca produzido no país); máquina florestal 2144G (escavadeira hidráulica própria para receber implementos florestais – primeiro equipamento nacional da categoria); e versão canavieira da pá carregadeira 624K-II, com caçamba própria para bagaço de cana.

 

     

Tratores John Deere 7230J e 8400R (fotos: divulgação e LEXICAR)

     

Máquina Florestal 2144G e carregadeira 624K-II com caçamba para bagaço de cana, ambos da John Deere (divulgação)

 

Kuhn

Principal fabricante francês de equipamentos para a agricultura, em 2014 adquiriu o controle acionário da brasileira Montana, com isto herdando uma moderna e premiada família de pulverizadoras por ela desenvolvida. Na Agrishow lançou o modelo Stronger 3000 MT, versão 4×2 com transmissão mecânica do tradicional pulverizador Stronger 3000. A nova máquina traz motor MWM de 180 cv, câmbio de seis marchas com diferencial de dupla velocidade e barras de alumínio com 40,0 m de largura.

Landini

Marca italiana de tratores, nacionalizada em 2005 pela empresa paranaense Montana e desde 2015 produzida em fábrica própria, em Minas Gerais. Apresentou a família de tratores leves Brutus, com três modelos: 75 (3,15 t, motor Perkins aspirado de 75 cv), 90 (3,37 t, turbo de 83 cv) e 110 (3,45 t, turbo com aftercooler de 102 cv). Todos possuem tração 4×4 e câmbio manual de 12 marchas com reversor.

 

     

Pulverizador Kuhn Stronger 3000 MT e trator Landini Brutus 110 (fotos: LEXICAR e divulgação)

 

Mahindra

Marca indiana de tratores fabricada no Brasil pela empresa Bramont, no Rio Grande do Sul. Lançou os tratores 8000S e 9500S, atualização dos modelos 8000 e 9200 4WD, que passaram por leve modernização: capô e para-lamas redesenhados, conjunto ótico com leds e plataforma racionalizada, agora preparada para receber cabine. A mecânica permanece a mesma: motor Mahindra de 3,2 litros e 80 cv e 3,5 litros e 92 cv, tração nas quatro rodas e 12 marchas à frente e 12 a ré.

Massey Ferguson

Pertencente ao grupo norte-americano AGCO e um dos maiores fabricantes de máquinas agrícolas do país, a Massey lançou duas novas séries de tratores – 7200 e 7700 Dyna-6 – cada uma com quatro modelos. A Série 7200 é composta pelas máquinas MF 7214, MF 7215, MF 7217 e MF 7219, respectivamente com 149, 155, 175 e 190 cv, todas com piloto automático e câmbio manual 12 marchas para frente e cinco a ré. A Série 7700 Dyna-6, que traz transmissão automática e é projetada para simultaneamente operar implementos na dianteira e traseira, compreende os modelos MF 7719, MF 7720, MF 7722 e MF 7725 (195, 210, 230 e 250 cv).

 

     

Tratores Mahindra 8000S e 9500S e Massey Ferguson MF 7219 (fotos: LEXICAR e divulgação)

     

Tratores Massey Ferguson MF 7720 e New Holland T6.130 (divulgação)

 

New Holland

Como a Case, a New Holland pertence ao grupo CNH e produz máquinas agrícolas e de construção. Além do lançamento de rotina representado pela série T6 – MAR 1 – a antiga linha T6, composta dos modelos T6.110 e T6.130, agora equipada com motores de gerenciamento eletrônico, a empresa apresentou a nova família de colheitadeiras de grãos CR EVO. Resultado da modernização de quatro máquinas de duplo rotor existentes e do lançamento de um novo modelo – todos com motores de gerenciamento eletrônico, aumento de potência, capacidade de colheita e conteúdo tecnológico – a série compreende as máquinas seguintes: CR5.85 (atualização do modelo, agora com 319 cv), CR6.80 (com 364 cv e tanque graneleiro de 7.050 litros, substituindo a CR6080), CR7.80 (com 442 cv e tanque de 10.700 litros, em lugar da CR9060), CR7.90 (inédita, com 487 cv, 12.300 l e rotores de 17″) e CR8.90 (com 571 cv, 14.500 l e rotores de 22″, tomando o lugar da CR8090). Entre os avanços tecnológicos das linha CR EVO estão ajuste da rotação do ventilador vinculado à inclinação do terreno, sistema de detecção de pedras no caminho e controle automático de velocidade de deslocamento em função da carga do motor ou do índice de perdas.

 

Colheitadeira New Holland CR 8.90 EVO (divulgação)

 

Stara

Importante fabricante gaúcho de implementos agrícolas, em 2009 passou a produzir pulverizadores e, em 2015, tratores sobre pneus. Dentre suas oito novidades apresentadas na feira, duas são de equipamentos autopropelidos: atualização do pulverizador Gladiador 2300 (transmissão hidrostática 4×4, suspensão pneumática e tanque de produto de 2.300 litros, agora com motor de 180 cv e barras de 27 m de largura); e incrementação do inovador modelo Imperador 3.0, equipamento que combina as funções pulverização e distribuição de fertilizantes, que ganhou barras de 30 m e sistema “Sobe-Desce”, permitindo aumentar o vão livre de 1,43 para 1, 83 m. Permanecem as demais características: motor MWM turbo de 205 cv, transmissão hidrostática 4×4 com controle de tração, suspensão pneumática, tanque para fungicida com 2.400 l e reservatório para fertilizante com 2,7 m3.

Valtra

Segunda marca de máquinas agrícolas do grupo AGCO, trouxe três lançamentos: tratores Série A Geração 4, composta dos modelos A114, A 124 e A 134, com câmbio manual de 12 marchas reversíveis, atualização da geração anterior, agora equipada com motores “eletrônicos” (de 115, 125 e 135 cv); Série A4 HiTech (as mesmas máquinas, porém com câmbio automático Powershift); e a Série T CVT, modelos pesados T195, T210, T230 e T250 (de 195, 210, 230 e 250 cv) com câmbio automático continuamente variável e eixo dianteiro com suspensão.

 

     

Pulverizadores Stara Imperador 3.0 e Gladiador 2300 (fotos: LEXICAR).

     

Tratores Valtra Série T CVT e Série A4 HiTech (divulgação)

 

 

 





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