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EXPOINTER 2018

Onde pequenos fabricantes mostram suas novidades

setembro 2018

Entre 25 de agosto e 2 de setembro aconteceu a 41Expointer. Anualmente montada em Esteio (RS), é considerada a maior exposição de animais da América do Sul e a segunda maior feira de equipamentos agrícolas do Brasil, logo atrás do Agrishow, a também mostra anual de Ribeirão Preto (SP).

Os dois eventos têm perfis diferentes. Mais focada na agricultura intensiva, a feira paulista usualmente concentra os principais lançamentos dos grandes fabricantes, enquanto que a Expointer, atendendo à vocação da Região Sul por pequenas propriedades, é o mais importante espaço dedicado à agricultura familiar. Assim (naturalmente sem descuidar da presença da indústria transnacional, que lá promove lançamentos secundários), a feira gaúcha é o local preferencial dos pequenos fabricantes para a apresentação de suas novidades e o lançamento de equipamentos de menor porte.

Neste ano a feira movimentou R$ 2,28 bilhões em negócios com máquinas agrícolas – quase 19% a mais do que em 2017. LEXICAR esteve lá.

 

Aqui daremos uma visão geral do que de novo a Expointer apresentou. Lembramos que todas estas novidades serão detalhadas nas páginas das respectivas marcas na próxima edição de LEXICAR.

 

Agritech     A firma gaúcha do Grupo Agrale apresentou mais três das muitas versões de seus tratores leves: 1145 Plus Parreira (estreito para a cultura de uvas, atualização do 1145 Vitigno Perfetto), 1160 Compacto (variante estreita do 1160 com rodado menor e 12 marchas reversíveis) e 1250 Plus (atualização do 1250), todos trazendo nova carroceria, pela primeira vez apresentada em 2016, com o 1155 Plus.

Axis     Empresa gaúcha resultante da cisão da Aral Cabines e responsável pela produção dos pulverizadores autopropelidos antes por ela fornecidos. Na Expointer apresentou o modelo AR 2550, versão atualizada do anterior AR 2350.

 

     

Trator Agritech 1250 Plus (foto LEXICAR) e pulverizador Axis AR 2550.

 

Brasélio     Tradicional fabricante catarinense de pulverizadores de pequeno porte para rizicultura irrigada, lança seu primeiro modelo sobre pneus, para grãos em terrenos secos.

Case     Grande fabricante mundial do grupo CNH (leia-se Fiat), apresentou como “Nova Linha Patiot” seus dois pulverizadores atuais, que receberam melhorias nos sistemas eletrônicos de consumo e controle e tiveram a potência elevada (de 165 para 177 cv no Patriot 250 Extreme e de 200 para 250 cv no Patriot 350). A colheitadeira de grãos 4130 (lançada em 2016) ganhou opção de tração 4×4.

     

Pulverizadores Brasélio TAI 4069 HLCT e Case Patriot 250 Extreme (fotos LEXICAR).

 

Finardi     Empresa paranaense especializada na produção de implementos e equipamentos para o manejo de pastos e gramíneas, lançou pequena enfardadeira autopropelida acoplada ao novo microtrator RF-160 de sua fabricação.

Gomes     Outra empresa de Santa Catarina especializada na fabricação de pulverizadores para arroz irrigado. Também lançou na feira sua primeira máquina de pneus para pulverização de culturas secas, modelo GHRE 102.

 

     

Microtrator-enfardadeira Finardi RF-160 e pulverizador Gomes GHRE 102 (fotos LEXICAR).

 

Januário     Indústria de componentes mecânicos, a também catarinense Januário lança seus primeiros equipamentos autopropelidos – os pulverizadores articulados com rodas de aço (para arroz irrigado) ou sobre pneus JP 57 e JP 75.

Mahindra     Grande grupo indiano com filial no Rio Grande do Sul, apresentou três protótipos de tratores, com lançamento previsto para 2019: 6060 (57 cv, câmbio de 20 marchas reversíveis, capaz de acoplar simultaneamente implementos na dianteira e traseira), seu derivado fruteiro 6060C e o modelo leve 4530 (42 cv e oito marchas reversíveis).

 

     

Pulverizador Januário JP 75 (foto LEXICAR) e trator Mahindra 6060. 

 

New Holland    Também pertencente ao grupo CNH, apresentou atualização do pulverizador Defensor 2500 e a colheitadeira TC 5090 na versão para culturas de arroz irrigado.

Valtra    Segunda empresa do setor de máquinas agrícolas do grupo AGCO (a outra é a Massey Ferguson), foi o único grande fabricante a apresentar importantes lançamentos na feira. Foram três novas linhas de tratores: A4s (três modelos, entre 75 e 95 cv), A4 (cinco modelos de 95 a 135 cv) e BH HiTech (também cinco modelos entre 145 e 195 cv).

Yanmar     Desde 2001 ausente, como fabricante, do mercado brasileiro de tratores agrícolas, em 2017 a empresa de Indaiatuba (SP) assumiu a representação da marca indiana Solis. Na Expointer apresentou os dois primeiros modelos nacionalizados – 75 e 90, com 75 e 90 cv e câmbio de doze marchas reversíveis.

 

     

Tratores Valtra BH184 e Yanmar Solis 90 (fotos LEXICAR).

 

Lançamentos recentes, efetuados no último Agrishow, em maio, foram mostrados pela Agrale (trator 6185), LS (Série H de tratores pesados) e Massey-Ferguson (tratores Séries 4700 e 5700 e pulverizador 8125). Sem novidades em equipamentos autopropelidos, também estiveram presentes na feira a catarinense Cattoni e as grandes empresas Jacto, John Deere e Landini. A maioria dos fabricantes brasileiros de automóveis e utilitários também montou stands próprios   na Expointer.

 

 

 

 





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TRANSPÚBLICO 2017

Nada de inédito na feira paulista de ônibus

novembro 2017

Nos últimos dias de setembro foi realizada, na capital paulista, a feira Transpúblico: salão da indústria brasileiro de carrocerias e chassis de ônibus, ocorre a cada dois anos, em alternância com a feira carioca Fetransrio. Raramente palco de lançamentos vibrantes, a edição de 2017 foi particularmente parcimoniosa, pois nada do que foi apresentado como novidade já não havia sido mostrado anteriormente.

 

BYD

Mais uma vez presente em feiras do setor, a empresa chinesa expôs seu já conhecido chassi elétrico D9W de 13,0 m e piso baixo, ainda com reduzido conteúdo nacional. Foram mostrados dois exemplares, um nu e outro com carroceria padron Caio Millenium.

CAIO

Promoveu a apresentação oficial do micro-ônibus F2400, substituto do Foz, já em fase de comercialização. Com o objetivo de reduzir custos e facilitar a manutenção, a empresa ampliou a utilização de elementos plásticos e de componentes intercambiáveis com outros modelos. O veículo está disponível em três versões – Executivo, Urbano e Escolar. Além do acabamento mais cuidado, o Executivo traz para-brisa dianteiro inteiriço e bagageiro traseiro com tampa de alumínio. Urbano e Escolar vem com para-choques bipartidos e lanternas traseiras e retrovisores laterais simplificados. Todos possuem faróis e lanternas com leds, novo painel de instrumentos e isolamento termo-acústico reforçado no posto do motorista. Ônibus com carrocerias Caio foram também mostrados em outros stands, o mais original dos quais um urbano Millenium BRT Alimentador sobre chassi com motor dianteiro Volvo B270F de 15,0 m, dotado de terceiro eixo direcional instalado por terceiros.

 

Caio F2400 Urbano (à esquerda) e Executivo.

 

COMIL

Expôs seu rodoviário Campione Invictus DD – modelo lançado em agosto de 2016 – vestindo um chassi Volvo B450R de 15,0 m e quatro eixos.

MARCOPOLO

Enfatizou o urbano Torino S (no mercado desde maio), versão simplificada do Torino, trazendo vidros laterais padronizados, para-brisa traseiro menor, saias laterais planas, arcos das rodas em borracha, faróis e lanternas traseiras redondas e alojamento da placa de licença traseira deslocado para cima. Com objetivo de reduzir o prazo de entrega a empresa limitou o número de configurações e criou linha de fabricação exclusiva na planta fluminense, onde é produzido o modelo.

MASCARELLO

Mostrou duas carrocerias conhecidas sobre chassis menos comuns: rodoviário M4 equipando um Iveco S170 e urbano GranVia sobre chassi Volvo B270F com motor dianteiro, 15,0 m e três eixos (configuração idêntica à encarroçada pela Caio).

MERCEDES-BENZ

Sem lançamento de chassis, a Mercedes-Benz investiu na apresentação de dois novos serviços de apoio ao frotista: três diferentes Planos de Manutenção (Basic Bus, Select Bus e Complete Bus) e Telediagnose, nova ferramenta de seu programa de gestão de frota FleetBoard, que se vale de sistemas de conectividade para identificar, à distância, eventuais falhas durante a operação do veículo e, por meio de Central de Relacionamento, acionar o gestor da frota para solucionar o problema. Também foi anunciado o lançamento, em novembro, de dois sistemas embarcados dedicados à economia de combustível: para a totalidade das linhas urbana e rodoviária, instalação de EIS (Engine Idle Shutdown), que impõe o desligamento automático do motor após quatro minutos de imobilidade com câmbio em ponto morto e freio de mão acionado; e, como opcional para os rodoviários O 500 M e U e para os chassis articulados, módulo de recuperação da energia gerada pelo alternador, especialmente em momentos de desaceleração.

NEOBUS

Expôs os conhecidos urbanos Mega Plus e Mega BRT e o rodoviário New Road N10 340, este com plataforma elevatória para passageiros com mobilidade reduzida.

SCANIA

Mostrou em seu stand os chassis K 280 6×2 a gás natural e metano e o biarticulado com motor dianteiro F 360 HA.

VOLARE

O projeto mais interessante da Transpúblico veio da Volare: o elétrico Volare.e, apresentado à imprensa em setembro de 2016, porém somente agora oficialmente lançado. Ônibus médio com piso baixo, 9,0 m de comprimento, portas largas e capacidade para 45 passageiros, é montado sobre chassi com suspensão pneumática e sistema de tração fornecido pela BYD, composto de dois motores elétricos acoplados às rodas traseiras, totalizando 90 kW de potência, e banco de baterias montado sobre o teto.

 

Ônibus elétrico Volare.e (foto: Paulo Roberto / onibusbrasil).

 

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS

Deu destaque à sua linha de chassis urbanos com suspensão pneumática, mostrando os modelos com motor dianteiro 9.160 OD, 17.230 OD e 17.260 OD e o chassi com motor traseiro 18.280 OTS LE.

VOLVO

Mostro os chassis urbanos B270F (motor dianteiro e dois eixos), B250R (lançado em agosto) e o articulado B12M. Também divulgou seu sistema de gerenciamento de frotas Fleet Management, que agora conta com mais uma ferramenta – I-Coaching -, através da qual são colhidos dados em tempo real sobre a forma de condução do motorista, fornecendo feedback instantâneo quando um ou mais destes cinco parâmetros são ultrapassados: rotação do motor, tempo em marcha lenta, frenagem, aceleração e comportamento em curvas.

 

 

 

 





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