M&T EXPO 2018
Na maior feira de máquinas de construção da América Latina
dezembro 2018
Inicialmente programada para o período de 5 a 8 de junho passado, a 10a Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração foi adiada pela erupção da greve nacional de caminhoneiros que, por dez dias, imobilizou os principais eixos rodoviários do país.
Não se trata de atividade trivial a organização de exposição do porte da M&T Expo, evento trienal que envolve desde a prévia reserva de local adequado até a mobilização dos maiores fabricantes nacionais e estrangeiros do setor que, por seu lado, têm que coordenar variadas e complexas ações, desde o projeto e a instalação de stands e a contratação de pessoal para a mostra, até o transporte da grande quantidade de equipamentos a ser exposta, muitos deles trazidos de países distantes especialmente para a mostra.
Assim, somente agora, entre 26 e 29 de novembro, o evento logrou ser realizado. Embora a pujança da exposição tenha sido assegurada, diversas dos lançamentos previstos para meados do ano já foram realizados; poucas novidades restaram, portanto. Além disso, dados o adiamento e os prejuízos causados pela greve, alguns fabricantes desistiram de participar ou reduziram a quantidade de máquinas apresentadas ou, mesmo, deixaram de trazê-las.
Relatamos, a seguir, o que cada uma das empresas com produção nacional mostrou em seus stands. Lembramos que todas elas possuem página própria em LEXICAR, onde você poderá obter informações mais detalhadas sobre sua história e linha de produtos.
AMMANN
Fabricante suíço com extensa linha de compactadores de solo e vibro-acabadoras de asfalto, produz no Brasil somente um modelo de rolo – ASC 110, nas versões liso e pé-de-carneiro. Nenhuma máquina foi mostrada na feira.
BOMAG
Entre alguns poucos equipamentos importados, expôs dois de seus cinco modelos nacionais: o compactador de solo BW 212D-40, com rolo pé-de-carneiro, e a vibro-acabadora VDA 400 Max. A empresa pertence ao grupo francês Fayat, que em 2017 adquiriu o controle da sueca Dynapac, que pela primeira vez esteve ausente da M&T Expo.
CASE
Uma das empresas da CNH, grupo por sua vez pertencente à Fiat, a Case mostrou sete modelos de suas cinco linhas nacionais de máquinas de construção: retroescavadeira 580N, pás carregadeiras W20F e 612E, trator de esteiras 2050M, motoniveladora 865B e escavadeiras hidráulicas CX220C S2 e CX240C ME. Novidades marcantes foram a escavadeira CX220C Long Reach, com braços com alcance de até 15,6 m, e a versão Accessibility da retro 580N, dotada de cadeira externa com elevador hidráulico própria para elevar operadores com dificuldade de locomoção até o posto de comando.
A CNH aproveitou a oportunidade para divulgar algumas versões de caminhões e ônibus Iveco. Somente um equipamento importado foi exposto – uma mini-carregadeira vinda dos EUA.
Duas novidades da M&T Expo: retroescavadeira Case 580N Accessibility, para operadores com dificuldades de locomoção, e trator de esteiras Caterpillar D6N XL (fotos: LEXICAR).
CATERPILLAR
Maior fabricante brasileiro de máquinas de construção, com mais de 60 modelos nacionalizados, a Cat lançou três novos produtos na feira: o trator de esteiras D6N XL e as escavadeiras hidráulicas 320GC e 336. Além destes, foram expostas as retroescavadeiras 416F2 e 420F2, as pás carregadeiras 924K, 938K e 972L e a motoniveladora 140K – todos fabricados no país. A marca chinesa de baixo custo SEM ocupou um canto do stand.
CZM
Importante fabricante brasileiro de equipamentos de perfuração, a CZM lançou a escavadeira anfíbia CA20, constituída de base anfíbia autopropelida por esteiras equipada com escavadeira hidráulica Caterpillar. Em seu pequeno stand nenhuma máquina foi exposta.
DOOSAN
Empresa coreana com dois modelos de escavadeiras hidráulicas nacionalizadas (DX140LC e DX225LC), expostos conjuntamente com máquinas importadas da Coréia e uma pá carragadeira da marca chinesa Diso.
Betoneira autopropelida Fiori DB X35 e pá carregadeira Hyundai HL760-9S (fotos: LEXICAR).
FIORI
De origem italiana, a Fiori é especializada na fabricação de betoneiras autopropelidas. Expôs em seu stand dois modelos: o importado DB X10 e o nacional DB X35.
HYUNDAI MÁQUINAS
Com stand na área externa da feira, a coreana mostrou quatro dos dez modelos nacionais de sua fabricação: as pás carregadeiras HL740-9 e HL 760-9S e as escavadeiras hidráulicas 180LC-9 e 220LC-9.
JCB
Junto a alguns poucos modelos importados, a britânica JCB expôs em seu grande stand sete máquinas de produção nacional: manipuladores 535-125 e 540-170, retroescavadeira 3CX, pá carregadeira 422ZX e escavadeiras hidráulicas JS210, JS220LR (com braços de longo alcance) e JS235LC.
Nas cores da bandeira britânica, retroescavadeira JCB 3CX; à direita, escavadeira hidráulica John Deere 180G LC (fotos: LEXICAR).
JOHN DEERE
Ocupando o maior stand da feira, além de uma pá e duas motoniveladoras norte-americanas a John Deere mostrou dez de suas muitas máquinas fabricadas no país: retroescavadeira 310L, pás carregadeiras 524K-II e 624K-II, tratores de esteiras 750J-II LT e 850J-II e escavadeiras hidráulicas 130G LC, 180G LC, 210G LC ME e 350G LC ME (as duas últimas em lançamento), além da versão espacial para uso florestal 2144G. Durante a feira a empresa anunciou, para 2021, a nacionalização de três modelos de motoniveladoras, categoria ainda não disponível em sua linha brasileira.
A Hitachi, que compartilha uma das plantas da John Deere para a fabricação de escavadeiras hidráulicas com sua marca, não dispôs de stand próprio nem expôs equipamento nacional: somente uma máquina extrapesada japonesa foi mostrada em meio aos produtos John Deere.
KOMATSU
Quatro equipamentos nacionais foram mostrados: tratores de esteira D51 EX e D61 EX e escavadeiras hidráulicas PC 200 e PC 350 LC. Foram também expostas uma pá carregadeira e uma motoniveladora, ambas importadas do Japão.
LIEBHERR
Na área externa da feira a alemã Liebherr mostrou guindastes importados e três de seus diversos equipamentos fabricados no país – as pás carregadeiras L556 e L580 e a escavadeira hidráulica R 954 C SME.
No stand da Komatsu, trator de esteiras D51 EX e escavadeira hidráulica PC 350 LC; na área externa, escavadeira Liebherr R 954 C SME e pá carregadeira Liebherr L580 (fotos: LEXICAR).
LIUGONG
Em meio a muitas máquinas importadas, a chinesa LiuGong expôs seus quatro modelos nacionalizados: as pás carregadeiras 835H e 856H e as escavadeiras hidráulicas 915E e 922E.
MANITOU
Manipuladores, mini-carregadeiras, plataformas e empilhadeiras importadas estiveram no stand da francesa Manitou, juntamente com os dois modelos nacionais de manipuladores da marca, MT-X 1441-A e 1841.
NEW HOLLAND
Segunda empresa do grupo CNH dedicado a equipamentos agrícolas e de construção, a New Holland mostrou parte de sua linha nacional, acompanhada de alguns caminhões Iveco, da picape Fiat Toro, de uma mini-escavadeira hidráulica italiana e de uma mini-carregadeira importada dos EUA. Foram as seguintes as máquinas nacionais expostas: retroescavadeiras B95B e B110B, pás carregadeiras 12D EVO, W 130B e W 190B, trator de esteiras D180C, motoniveladora RG200.B VHP e escavadeiras hidráulicas E145C, E215C e E405C EVO.
Sobre caminhão Iveco, escavadeira hidráulica New Holland E145C EVO; à direita, nas cores do Exército Brasileiro, rolo compactador Romanelli MMR1300 (fotos: LEXICAR).
ROMANELLI
Importante fabricante brasileiro de implementos embarcados para pavimentação asfáltica, a Romanelli também produz três equipamentos autopropelidos – a vibro-acabadora de asfalto VAR P 300.6 e os rolos compactadores leves MMR1300 e 1700 -, os dois primeiros expostos em seu stand na M&P Expo.
SANY
Três escavadeiras hidráulicas montadas no Brasil (SY155H, SY500H e SY750H) foram mostradas pela empresa chinesa em conjunto com outros modelos importados.
SDLG
Marca chinesa de baixo custo pertencente à Volvo, instalada em stand contíguo ao da VCE. Além de modelos importados, foram mostradas duas das quatro escavadeiras hidráulicas fabricadas no país: LG6150E e LG6225E.
Caminhão articulado Volvo A30G e rolo compactador Hamm HD90 – marca do grupo Wirtgen fabricada no Brasil pela Ciber (fotos: LEXICAR).
VCE
Braço da Volvo dedicado à produção de máquinas de construção, a VCE – Volvo Construction Equipment ocupou o segundo maior espaço da feira. Foi exibida grande quantidade de máquinas importadas (da Suécia, França, Alemanha, EUA e China), inclusive um caminhão para mineração escocês para 95 toneladas e o maior caminhão articulado do mundo, para 55 t, trazido da Suécia. Na feira, a vasta gama nacional ficou restrita a sete modelos: a pá carregadeira L60F, o caminhão articulado A30G (revisão da versão anterior, que teve a capacidade aumentada) e as escavadeiras hidráulicas EC200D, EC210D, EC210DL, EC220DL e EC480DL (as três primeiras em lançamento).
Espaço especial foi reservado para a exibição de três caminhões Volvo VM e FM em versão fora-de-estrada.
WIRTGEN
Com stand contíguo ao da John Deere, para a qual acaba de passar o controle acionário, a alemã Wirtgen é a controladora da brasileira Ciber, que produz no país equipamentos das marcas Ciber (usinas de asfalto e vibro-acabadoras), Hamm (rolos compactadores), Vögele (vibro-acabadoras) e Wirtgen (fresadoras de asfalto). Quanto aos autopropelidos, o espaço foi dominado por equipamentos importados, ficando a produção nacional restrita aos compactadores Hamm HD 90 e 3411.
XCMG
Instalado na área externa da feira, o stand da chinesa XCMG mostrou cinco equipamentos fabricados no Brasil – as pás carregadeiras LW300 e LW 500BR, o rolo compactador XS123BR, a motoniveladora GR1803BR e o caminhão com grua telescópica QY90BR -, além do equivalente importado para 200 toneladas QY220A.