Novidades

SALÃO 2018 (i)

Todas as novidades, da Audi até a Hyundai

dezembro 2018

A indústria brasileira levou poucas surpresas para o 30Salão Internacional do Automóvel, recém encerrado em São Paulo.

Além do “trator” CAOA, que de uma só vez lançou três novos carros, e da Volkswagen, que em meio à sua avassaladora campanha pela retomada da liderança não apenas mostrou seu primeiro SUV nacional como também três “conceitos”, dois deles prontos para lançamento, pouco a mais de inédito surgiu na mostra.

Evidentemente, como é tradição em eventos do tipo, vários modelos foram especialmente preparados para a feira – quer variantes de modelos de linha, quer séries especiais, quer projetos futuristas que chamam atenção como exercício de criatividade porém dificilmente verão a luz como produto industrial.

Aspecto comum a todas as grandes marcas presentes a esta edição foi a apresentação, com o máximo destaque, de suas criações internacionais nas áreas de mobilidade elétrica e de esportivos de altíssimo desempenho. LEXICAR, coerente com sua proposta de cobrir somente a produção brasileira, não se estenderá sobre estes veículos, assim como sobre os muitos modelos importados mostrados na maioria dos stands.

A seguir falaremos algo sobre todos os fabricantes nacionais presentes no Salão, enfatizando os lançamentos promovidos por cada um deles – modelos inéditos, novas versões e séries especiais -, assim como os projetos conceituais exclusivamente preparados para o evento.

Cabe ainda o registro, neste ano, da sentida ausência da Citroën e da Peugeot, para nós parcialmente compensada por duas surpresas: nova participação (a segunda) da D2D no Salão e a inesperada exibição do pequeno automóvel catarinense Mobilis no stand do fabricante de motores elétricos Hercules.

 

(Nos próximos meses, à medida que estas novidades foram sendo oficialmente lançadas, você encontrará em LEXICAR, nas páginas correspondentes, maiores detalhes técnicos e de conteúdo de cada uma delas.)

 

AUDI

Predominância, na mostra, de modelos topo de linha importados, incluindo versões elétricas, para condução semiautônoma e superesportivos. Sem novidades nos nacionais A3 e Q3, apagados em meio a tantas atrações no grande stand. No evento, a empresa anunciou 13 lançamentos ao longo de 2019.

 

BMW

Automóveis híbridos e superesportivos BMW e modelos Mini. Único nacional presente, o recém nacionalizado SUV X3 foi mostrado com destaque. Anunciados investimentos de RS 125 milhões na planta catarinense para produção da nova Série 3 e retomada da montagem do SUV X4.

 

CHERY

Surpreendendo, como já é tradição da CAOA – a fabricante brasileira da marca -, três novos modelos foram simultaneamente – os utilitários esportivos Tiggo 5X e Tiggo 7, a serem fabricados a curtíssimo prazo em Anápolis (GO), e o sedã Arrizo 5, já em produção em Jacareí (SP). Também foram mostrados modelos importados – quatro deles elétricos -, inclusive o SUV Tiggo 9, com nacionalização programada para o final de 2019.

 

     

     

Sedã Arrizo 5 e utilitários esportivos Tiggo 5X e 7, os três lançamentos da CAOA-Chery no Salão (fotos: LEXICAR); abaixo à direita, conceiro Chevrolet Cruze Sport6 SS (fonte: portal motorshow).

 

CHEVROLET

Além de pequenos detalhes de acabamento no Onix, Spin e S10, nada de novo foi apresentado na linha nacional. Dois projetos conceituais foram especialmente preparados para o evento: Cruze Sport6 SS, com 300 cv, e um Spin TLZ equipado com rampa retrátil para o embarque de cadeirantes pela traseira. Grande destaque foi dado ao elétrico Bolt, aos SUV importados Tracker e Equinox e ao esportivo Camaro.

 

D2D

Subsidiária da indústria de componentes Arteb em sua segunda participação no Salão do Automóvel, a D2D mostrou seu conversível Sky, agora equipado com motor Peugeot e com visível melhoria na qualidade do acabamento com relação aos exemplares mostrados em 2016. Apresentada nova versão Sky GT.

 

     

     

D2D Sky GT e três projetos conceituais da Fiat: Fastback, Toro Rescue e Argo Sting (fotos: LEXICAR). 

 

FIAT

Em fase de reformulação de sua política de produtos, envolvendo investimentos de quase R$ 15 bilhões na América Latina (incluindo a marca Jeep), nova fábrica de motores turbo em Betim (MG) e quinze lançamentos até 2023, a Fiat compensou sua reduzida linha atual de modelos nacionais (Mobi, Argo, Strada, Fiorino e Toro) com a exibição de três modelos conceituais desenvolvidos no Brasil: Fastback (cupê sem mecânica tomando a picape Toro como base) e as customizações Toro Rescue e Argo Sting. Além do argentino Cronos, o mexicano 500 foi o modelo importado destacado.

 

FORD

Dois modelos conceituais na linha nacional: o “aventureiro” Ka Urban Warrior e EcoSport Titanium sem pneu estepe na traseira, ambos com grande probabilidade de se tornarem veículos de série. Entre os vários importados, a linha Focus argentina, um Fusion híbrido, o SUV médio chinês Territory (“para avaliar a receptividade do mercado“), além do Mustang, do SUV Edge e das picapes Ranger e a enorme norte-americana F-150 Raptor.

 

     

     

Mais quatro carros-conceito preparados para o Salão: Ford Ka Urban Warrior e EcoSport Titanium sem estepe externo e Hyundai Saga EV e Creta Diamond (fotos: LEXICAR).

 

HONDA

Toda a linha nacional exposta, tendo como novidade o SUV HR-V 2019, com pequenas mudanças estéticas e de conteúdo. Tendo como chamariz um carro de Fórmula 1 da equipe Toro Rosso e dois pequenos carros-conceito elétricos japoneses, o stand da marca também destacou os importados Accord, agora equipado com novo sistema Sensing de frenagem automática de segurança, e o SUV CR-V híbrido.

 

HYUNDAI

Grande número de modelos importados foi exposto pela Hyundai no Salão, desde sedãs híbridos e a combustão até o N 2025 Muroc – protótipo de carro de alta performance para competições. Duas novidades entre os nacionais: o modelo HB20 R spec trouxe pequenas alterações estéticas;  para o Creta foi preparada a luxuosa versão conceitual Diamond, quase kitch em seu acabamento interno branco e caramelo. Também foi mostrado o conceito elétrico Saga EV, projetado pelo estúdio de design Hyundai na Califórnia “em parceria com a área de Planejamento de Produto” da filial brasileira.

 

 

 

 





GmailFacebookTwitter

SALÃO 2018 (ii)

Da Jeep à Volkswagen


Aqui concluímos nossa visão panorâmica do 30Salão Internacional do Automóvel, uma grande festa com poucos lançamentos. Como lembramos anteriormente, você poderá encontrar mais detalhes acerca destas novidades em LEXICAR, nas páginas correspondentes a cada uma das marcas, quando do lançamento oficial dos respectivos veículos.

 

 

JEEP

Além de dois jipes históricos, o stand da marca mostrou os importados Wrangler e Cherokee e os nacionais Renegade (que acaba de passar por sua primeira atualização) e Compass, para os quais foram apresentadas as séries especiais Renegade Willys e Compass S.

 

MERCEDES-BENZ

Variadíssima gama de modelos importados no stand da marca: sedãs, cupês e SUVs, o conceito elétrico EQ, esportivos AMG (inclusive o híbrido ONE de competição) e carros com condução semiautônoma, transitando dos pequenos Smart (aqui na versão elétrica) até o utilitário Classe G, de origem militar, passando pela renovada Classe A até à luxuosa Classe S. Sem alterações, os nacionais Classe C e GLS também estiveram presentes. A nova picape Classe X não foi mostrada.

 

      

      

Jeep na série especial Willys, Mitsubishi L200 Triton Sport R e unidade equipada com esteiras (fotos: LEXICAR); abaixo à direita, Nissan for Pets.   

 

MITSUBISHI

Destaque para a picape L200, carro-chefe da marca no Brasil, apresentada em várias versões, uma delas trazendo carroceria tipo camperDuaron, outra equipada com lagartas para operação em terrenos desconexos e uma terceira preparada para ralis (denominada R). Também expostos os nacionais ASX e Lancer e os importados Pajero, Outlander e Eclipse Cross. Para a nacionalização do último, prevista para o segundo semestre de 2019, a Mitsubishi anunciou inversões de R$ 300 milhões em sua planta de Goiás.

 

NISSAN

As curiosidades mais impactantes da marca foram o Fórmula E (primeiro japonês na categoria), o futurista SUV conceitual Xmotion e o esportivo GT-R. Além do conhecido mexicano Sentra, a Nissan expôs o SUV médio híbrido X-Trail para sondagem de mercado. Máxima divulgação foi dada à nova picape Frontier, importada da Argentina, e ao elétrico Leaf – o mais vendido do mundo na categoria, com chegada ao Brasil em 2019 e pré-vendas iniciadas no Salão.

Sem lançamentos nacionais, a marca preparou cinco customizações especiais para a feira, todas aqui concebidas: March 55, Kicks Rythm, Kicks for Pets, Versa S-Tech e Frontier Sentinel.

 

      

      

Mais quatro modelos conceituais Nissan: March 55, Sentra S-Tech, Kicks Rythm e Frontier Sentinel (três primeiras fotos: LEXICAR). 

 

RENAULT

Seguindo a tendência dos grandes fabricantes, a Renault expôs dois automóveis elétricos (Twizy e Zoe, este com importação prevista para breve), seu carro de Fórmula 1 e o conceito futurista elétrico e autônomo Symbioz. A nova picape média Alaskan foi pela primeira vez mostrada no Brasil. Modelos nacionais ganharam três séries especiais: Kwid Outsider, Captur Bose e Sandero R.S. 2.0 na cor amarela – esta exclusiva para o Salão e as duas outras com lançamento programado para o primeiro semestre de 2019.

 

SUZUKI

Ao lado dos importados New Vitara, S-Cross e o novo Jimny Sierra a Suzuki mostrou seu jipinho nacional nas tradicionais versões de série, na versão especial Desert e numa outra customizada, equipada para off-roadradical, com pneus maiores e mais largos, enorme vão livre, para-choques reforçados, galões suplementares para combustível, grande bagageiro tubular no teto, escada lateral e pranchas para desatolamento.

 

      

      

Renault nas séries especiais Kwid Outsider (foto: portal autosegredos) e Sandero R.S. 2.0 na cor amarela; Suzuki Desert e exemplar personalizado com suspensão elevada (três últimas fotos: LEXICAR). 

 

TOYOTA

Dentre os carros de série, além dos nacionais Etios, Yaris e Corolla, diversos importados no stand da marca japonesa: sedã Camry, SUVs RAV4 e SW4, híbrido Prius e picape Hilux. As atrações de maior destaque, porém, foram os conceitos elétricos urbanos i-Ride e Concept-i e três carros preparados para provas de resistência da linha esportiva Gazoo Racing, a divisão motorsportda marca lançada no Brasil na ocasião: a picape Hilux do Rallye Paris-Dakar, um hatch Yaris para o Campeonato Mundial de Ralis e o híbrido TS050, vencedor das últimas 24 Horas de Le Mans.

No Brasil, o nome Gazoo Racing será utilizado para nomear versões com visual esportivo. Duas delas foram mostradas no Salão: uma série especial para a Hilux e o protótipo Yaris GR-S Concept, preparado para a mostra para testar o interesse do público. Novidade nacional mais concreta da Toyota foi o Yaris X-Way, a indefectível versão “aventureira” de seu mais recente lançamento, pela primeira vez apresentado e com comercialização confirmada a partir de fevereiro de 2019.

 

TROLLER

Além de seu modelo de série, a Troller expôs o conceito TX4, com guincho dianteiro, para-choques mais resistentes e maior disposição para off-road.

 

      

      

Toyota Yaris X-Way e GR-S Concept (foto: portal carnow), Troller TX4 e Volkswagen Polo GTS Concept (primeira e últimas fotos: LEXICAR).

 

VOLKSWAGEN

Ocupando o maior stand do Salão, a VW expôs toda sua gama nacional e os importados Jetta, Passat, Tiguan (normal e All Space) e Amarok. Grande área foi dedicada à divulgação dos avanços tecnológicos integrados aos novos produtos da marca. Como não podia deixar de acontecer, foram mostrados diversos elétricos e híbridos, de série ou conceituais.

Especial destaque foi dado à gama nacional, tanto aos recém lançados como àqueles programados para futura produção. Locais de honra foram garantidos para o utilitário esportivo T-Cross, o primeiro nacional da marca, e para o conceito Tarok, picape média com quatro portas projetada no país e com lançamento programado para 2020. Polo e Virtus GTS, ainda apresentados como conceitos , serão postos no mercado em 2019.

 

      

      

Três carros-conceito Volkswagen concebidos no Brasil: Virtus GTS Concept, Amarok V6 Concept (foto: portal bestcars) e picape Tarok (primeira e últimas fotos: LEXICAR).

 

 

 

 





GmailFacebookTwitter
1 2 3 4 9