> CASINI

CASINI | galeria

Protótipo construído em 1956, no Rio de Janeiro (RJ), pelo piloto e industrial Henrique Casini. O carro tomou como base mecânica um antigo monoposto de Fórmula 1 Alfa-Romeo, com o qual o legendário Chico Landi vencera várias corridas na década anterior, mais tarde adquirido (e pilotado) por Casini.

O chamado “Alfa-Cadillac” utilizava a estrutura tubular espacial do Alfa-Romeo de Chico Landi, do qual preservou a caixa de quatro marchas com diferencial autoblocante, os freios a tambor e a suspensão independente (molas helicoidais à frente e feixe de molas transversal atrás). Ao chassi dos anos 40 foi agregado um moderno motor V8 Cadillac, importado zero quilômetro dos EUA, no qual foi montado um comando de válvulas mais “quente”, elevando a potência do V8 de 5,4 litros para 320 cv. O acionamento dos freios foi facilitado pela instalação de um sistema hidro-vácuo Bendix.

A carroceria conversível foi moldada em alumínio e recebeu a grade do radiador e as lanternas traseiras do Chevrolet Bel Air 1955. Tinha para-brisa curvo de acrílico e capota rígida de lona, removível, estruturada com vergalhões de aço. Ainda incompleto o carro foi inscrito em Interlagos, na categoria Mecânica Nacional, chegando em segundo lugar na prova e batendo o recorde da pista na volta mais rápida. Não se conhece o destino do protótipo.

 





GmailFacebookTwitter