> CASELLA

CASELLA | galeria

Humberto Malzoni Casella, de Araraquara (SP), é sobrinho de Rino Malzoni, com quem trabalhou na administração de sua fazenda de Matão. Acompanhou o tio desde a construção do seu primeiro carro, um pequeno 2+2 sobre chassi DKW, que Casella terminou por adquirir, anos depois, com planos de transformá-lo em conversível, trabalho jamais terminado. Suas atividades como construtor amador tiveram início efetivo em 1969, quando decidiu concluir um GT sobre plataforma Karmann-Ghia que Rino projetara para uso próprio e que tivera de abandonar. O veículo, que já tinha carroceria, foi completado por Casella, tornando-se seu carro de uso diário. É hoje conhecido como Casella II.

Seu segundo e último carro (Casella III, de 1976) teve origem no trabalho conjunto com os irmãos De Lorenzo (José Eduardo e Carlos Henrique), que decidiram criar uma pequena indústria de automóveis fora-de-série e a ele recorreram para projetá-los. Humberto criou um modelo sobre a plataforma do Volkswagen Brasília, com interessante perfil dianteiro em cunha (muito assemelhada, aliás, ao Malzoni GTM, criação contemporânea de seu primo Kiko Malzoni) e traseira típica de um “dois volumes e meio”. Para comercializá-lo foi criada a firma Casella & De Lorenzo, da qual Humberto participava com 20% do capital. O carro foi exposto no X e XI Salão do Automóvel, em 1976 e 1978, com o nome Centauro. Apesar das 15 encomendas obtidas, os De Lorenzo desistiram do negócio e mais nenhum veículo foi realizado.





GmailFacebookTwitter