CARRAÇO
|
A Indústria Carraço S.A. foi fundada na cidade de São Paulo no início da década de 50 e mais tarde transferida para novas instalações em São Bernardo do Campo (SP), onde funcionou até o seu encerramento, mais de 25 anos depois. Foi um dos maiores fabricantes brasileiros de capotas de aço para utilitários, começando a produzi-las para os Jeep Willys importados.
Foi o principal fornecedor de capotas para o DKW Candango, para o qual desenvolveu um moderno projeto com características vigias em ângulo, colocadas nas colunas traseiras. Também projetou e produziu bem acabadas cabines duplas e carrocerias especiais (ambulância, transporte de presos, furgão, carro forte), em especial para picapes Willys nacionais.
-
- Jeep Willys 1955, montado no Brasil ainda com componentes importados. O carro da foto, equipado com capota Carraço, foi conduzido por três escoteiros brasileiros num raid entre São Paulo e o Alasca (fonte: 4x4).
-
- Os três escoteiros surpreendidos com um pneu furado na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro; note o bagageiro adicional na traseira (fonte: portal carpress).
-
- Dois anos depois outros três estudantes cariocas, desta vez num Jeep Willys CJ-5 (sempre com capota Carraço) se lançaram em aventura muito mais radical - a travessia da África, do extremo Sul até o Egito, a travessia da Europa até a Noruega e o contorno da América do Sul, da Venezuela até o Rio de Janeiro, via Chile, Argentina e Uruguai; a foto foi tomada no Cabo Norte, Noruega, ponto extremo Norte da Europa (fonte: O Globo)
-
- O mesmo jipe numa das muitas travessias do rio Nilo; também neste caso foi utilizado o artifício do bagageiro externo (fonte: O Globo).
-
- Jeep com capota Carraço como carro de som da rede de Lojas Buri; a fotografia foi tomada em São Manuel (SP), em 1959 (fonte: Pepi Scharinger / dudelamonica)
-
- Capotas de aço para jipes DKW e Willys nesta publicidade de abril de 1959.
-
- Picape Chevrolet com capota Carraço (aqui do "tipo Luxo") em publicidade de 1961 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
-
- Anúncio de 1962 para as capotas Carraço (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
-
- A moderna capota bicolor projetada pela Carrço para o DKW Candango (foto: LEXICAR).
-
- Um Toyota Bandeirante equipado com capota Carraço exposto no III Salão do Automóvel, em 1962 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr. / Anfavea).
-
- Jeep 101 de duas portas com capota Carraço.
-
- Capota Carraço para Jeep Willys 101 de quatro portas.
-
- Algumas das capotas da Carraço em três publicidade de março e julho de 1963.
-
- Propaganda Willys de 1966 anunciando sua linha de utilitários em versões especiais, preparadas pela Carraço.
-
- Picape Willys transformada em cabine-dupla pela Carraço (fonte: site carroantigo).