CARPINTARIA RODRIGUES
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Marceneiro e carpinteiro nascido em Itabi, em 1904, Artur Rodrigues da Silva foi responsável pela primeira carroceria para transporte coletivo de passageiros construída em Sergipe. Aos 14 anos Artur passou a ajudar o pai em sua oficina, com quem aprendeu a profissão. Já adulto, após a morte dos pais, mudou-se para Rosário do Catete, a cerca de 40 km de Aracaju, abriu sua própria carpintaria e passou a produzir móveis.
Em 1937, instado por um amigo interessado em iniciar a ligação rodoviária da cidade com a capital do Estado, construiu a carroceria de madeira para um chassi leve Ford, do ano; com grande sucesso, a marinete (denominação popular local de caminhonete) foi imediatamente colocada em operação. Novos pedidos surgiram, a oficina deixou de fornecer mobiliário e especializou-se na fabricação de carrocerias de ônibus; em 1942 transferiu-se para Aracaju, ocasião em que foi formalmente nomeada Carpintaria Rodrigues. A grande demanda por veículos no pós-guerra exigiu mais espaço, em 1950 sendo inauguradas novas instalações, pela primeira vez em prédio próprio.
Embora sempre construídas com estrutura de madeira e sobre chassis de caminhão, as carrocerias aumentaram de porte e foram sendo aprimoradas em qualidade e acabamento. O fornecimento atendia aos principais operadores locais, com linhas urbanas, intermunicipais e ligações interestaduais com a Bahia. Em 1956 a empresa foi vendida e suspensa a produção de carrocerias.
O pioneiro Artur viria a falecer em 1990, aos 85 anos de idade.
[As informações contidas na presente página foram obtidas no texto “Há 80 anos sergipano fabricava a primeira marinete”, publicado por Eugênio Nascimento no portal <sergipesuaterrasuagente>; LEXICAR agradece ao autor e a Ivonaldo Holanda de Almeida, que forneceu o link para citada matéria.]
- A primeira carroceria sergipana, de 1937, diante do prédio novo da Carpintaria Rodrigues, inaugurado em 1950.
- Ônibus Ford 1942: então ainda bastante rústicas, as carrocerias da Carpintaria Rodrigues avançariam muito em qualidade nos anos seguintes.
- Lotação em chassi leve Studebaker 1949-51.
- Ônibus Ford 1948-50 com duas portas e bagageiro no teto; note a qualidade das janelas, inspiradas nos modernos projetos Caio e Grassi.
- Fargo 1951-53: as laterais frisadas denotam a maior atenção dedicada aos acabamentos.
- Rodoviário com duas portas e bagageiro no teto alocado à linha Capela-Aracaju.
- Provavelmente exemplar único, esta original carroceria tipo coach sobre chassi de caminhão acentuava as linhas laterais com "rabos-de-peixe" e falsos para-lamas.
- O coach da imagem anterior e a equipe de trabalhadores da Carpintaria Rodrigues orgulhosa de sua obra.