CARDOSO
|
A empresa Carroceria Cardoso, de Joaquim G. Cardoso, foi uma das inúmeras pequenas oficinas encarroçadoras surgidas no país nos anos do pós-guerra. Fundada no início dos anos 40, estava instalada na Avenida Industrial, em Santo André (SP), onde construía carrocerias de madeira sobre chassis importados de caminhão.
Embora também tivesse produzido carrocerias coach para chassis próprios para ônibus, seus veículos eram usualmente do tipo lotação, com uma ou duas portas e posto de direção recuado; o conjunto dianteiro (grade do radiador, capô e pára-lamas), também importado, era fornecido com o caminhão. A partir de 1956, com a inauguração da fábrica brasileira da Mercedes-Benz, os chassis estrangeiros começaram a ser substituídos pelo L-312, já fabricado no país, porém ainda mantendo a configuração de motor externo. A empresa parece ter operado até meados da década seguinte.
-
- Ônibus rodoviário sobre chassi inglês Aclo fornecido em 1952 para a paranaense Viação Garcia (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
-
- Chassi FNM com carroceria rodoviária Cardoso operado pela empresa Ouro Branco, de Londrina (PR).
-
- Provavelmente sobre chassi Ford ou Chevrolet, este ônibus com carroceria Cardoso operava no transporte urbano de Santo André (SP) na primeira metade da década de 50 (fonte: portal diariodotransporte).
-
- Rodoviário Cardoso da Empresa Reunidas Paulista, de Araçatuba; fornecido em 1951, o carro atendia à linha para Bauru, via Birigui, Penápolis, Lins e Pirajuí (fonte: portal diariodotransporte).
-
- Quatro ônibus da Empresa Rodoviária Albino Albino & Cia, de Cornélio Procópio (PR), cruzam a cidade de Ribeirão do Pinhal (SP) em agosto de 1957; todos trazem carrocerias Cardoso - dois com mecânica Ford 1948-50, um Volvo da mesma época e, à frente, um em chassi não identificado (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
-
- Caminhão Ford 1948-50 com carroceria Cardoso operando em Santo André - cidade-séde da encarroçadora - em 1953 (fonte: Milton Jung).
-
- Planta de carroceria Cardoso construída e 1954 sobre chassi de caminhão International.
-
- Lotação Cardoso do final da década de 50, sobre chassi Mercedes-Benz L-312 nacional.
-
- Outro lotação MB-Cardoso, este com janelas inclinadas; aplicado no serviço rodoviário a partir de Bariri (SP), foi precursor da empresa Circular Santa Luzia, de São José do Rio Preto (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / FETPESP).
-
- Carroceria mista sobre chassi FNM preparada em meados da década de 50 para a empresa de mudanças "A Lusitana" (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).