CALMESCRI |
A Caldeiraria e Metalúrgica São Cristóvão Ltda. – Calmescri, de Piracicaba (SP), teve origem na prestação de serviços metalo-mecânicos para o setor sucro-alcooleiro. Especializando-se na construção de máquinas especiais para a movimentação local de cargas de grande porte, fabricava equipamentos embarcados (lanças telescópicas, guinchos) e automotores, tais como gruas e pórticos sobre pneus acionados por motores diesel.
No início da década de 80 foi contratada pela Petrobrás para a nacionalização e fornecimento de tratores para operação em qualquer terreno, antes importados, a serem utilizados pela companhia nas fases de prospecção e perfuração de poços de petróleo. Chamados marsh buggies, eram equipamentos dotados de pneus de grande diâmetro e baixa pressão, próprios para operação em terrenos alagadiços ou pouco agregados, em versões de chassi rígido ou articulado, com tração 4×4 e conjunto motor/câmbio Mercedes-Benz.
- Guindaste Plataforma GC-5, para 5 t, com lança de giro contínuo de 360 gráus (fonte: João Luiz Knihs).
- Guindaste Calmescri GC-5; a imagem foi extraída de um anúncio de 1980 (fonte: João Luiz Knihs).
- Guindaste GC-5 em publicidade de 1981 (fonte: João Luiz Knihs).
- Publicidade de fevereiro de 1981 divulgando o fornecimento de equipamentos para a Petrobrás.
- Um dos buggies Calmescri, equipado com sonda de perfuração, desmobilizado e leiloado pela Petrobrás em 2011 (fonte: site deseulance).
- Guindaste Calmescri GFC para 10 t, de 1987, colocado à venda na internet em 2012 (fonte: site piracicabaclassificados).
- Pórtico para 18 t com motor Mercedes-Benz, fabricado em 1990, posto à venda em 2007 no Rio de Janeiro (fonte: site metramaq).