BRINK’S |
Fundada em 1859, a norte-americana Brink’s é uma das maiores empresas de transporte de valores do mundo. Sua chegada ao Brasil, em 1966, introduziu novas práticas e tecnologias num setor que carecia de estruturação e que só muito lentamente viria a se modernizar (mesma a primeira legislação federal abrangente sobre o assunto levaria quase duas décadas para acontecer).
Para iniciar suas atividades no país a Brink’s contratou junto à Massari a fabricação de oito carros-forte segundo projeto vindo da matriz. Montados sobre caminhões nacionais Chevrolet C-65, foram os primeiros blindados para o transporte de valores de concepção moderna produzidos no país. No início da década de 80 a empresa decidiu fabricar suas próprias carrocerias, para isto criando a Brink’s Viaturas e Equipamentos.
Especialmente para o chassi do Mercedes-Benz L-608 D, a empresa então projetou um inusitado carro blindado com cabine avançada, estrutura tubular em aço e revestimento de fibra de vidro reforçada com 14 mm de espessura. Para amenizar o aquecimento interno, além de isolamento térmico o carro recebeu um sobre-teto com entrada forçada de ar. O objetivo da empresa com a nova fábrica, que tinha capacidade de produção de 15 carros/ano, era suprir a reposição de sua frota e de suas associadas no exterior.