BRASMOTOR
|
Desde a década de 50 a Brasmotor é nacionalmente conhecida como fabricante dos eletrodomésticos Brastemp. A empresa, entretanto, já teve papel significativo nos primórdios da indústria automobilística brasileira. Fundada em 1945, como Companhia Distribuidora Geral Brasmotor, tinha como objetivo representar a Chrysler Corporation em São Paulo e nos estados vizinhos.
Atuando inicialmente como importadora e distribuidora, logo decidiu montar no país os veículos da marca norte-americana, para isso inaugurando em 1947 a primeira das muitas indústrias de automóveis e caminhões que viriam a se instalar, na década seguinte, no então desconhecido município de São Bernardo do Campo (SP). Da nova fábrica passaram a sair caminhões Dodge, Fargo e De Soto, importados sob a forma SKD. Recebidos totalmente desmontados, chassis e cabines eram soldados e pintados localmente, com agregação de diversos componentes nacionais, inclusive peças estampadas pela própria Brasmotor. Os caminhões saíam de fábrica com carrocerias de madeira construídas em carpintaria própria. A capacidade média de produção era de 25 veículos/dia.
Em agosto de 1948 a linha de montagem foi mecanizada, capacitando a empresa a montar também automóveis (das marcas Dodge, Plymouth e Chrysler).
Em 1949 a Chrysler norte-americana e a Volkswagen alemã firmaram acordo segundo o qual a primeira autorizava suas concessionárias a comercializarem a marca alemã fora dos EUA. Como conseqüência, naquele mesmo ano a Brasmotor adicionalmente assumiu a representação brasileira da Volkswagen – num momento em que a empresa alemã mal começa a despontar no mercado mundial. Em 1951 os primeiros seis Fuscas nacionais foram montados na planta de São Bernardo. Exatos 1.274 foram produzidos até 1953, quando, após a decisão da Volkswagen instalar sua própria linha de fabricação no país, a Brasmotor interrompeu a montagem do carro.
Na ocasião a empresa brasileira propôs à Chrysler sociedade para a construção de uma fábrica comum, não contando, porém, com o interesse do grupo norte-americano. Assim, já implantada a indústria automobilística brasileira e proibida a importação de veículos semi-montados, em 1957 também a linha de montagem Chrysler foi encerrada. Naquela altura a Brasmotor já marcava presença no setor de eletrodomésticos (a marca Brastemp foi criada em 1954) e, abandonados os negócios com automóveis, aquele passou a ser o seu foco principal.
Em 1976 a Brastemp adquiriu a Refrigeradores Consul e sua subsidiária Embraco, fabricante de compressores selados. Da fusão nasceu a Multibrás, hoje líder nacional de mercado na chamada “linha branca” e segundo maior fabricante mundial de compressores para refrigeração. Em 1997 o controle acionário da Multibrás foi adquirido pela norte-americana Whirlpool.
- Fargo - uma das três marcas de caminhões do Grupo Chrysler montados no Brasil pela Brasmotor a partir de 1947.
- Em março de 1948 a Brasmotor montou seu milésimo caminhão (fonte: Automóveis & Acessórios).
- Em 1948 os caminhões Dodge, Fargo e De Soto foram totalmente modernizados.
- Também montado no Brasil pela Brasmotor, o novo caminhão De Soto aqui aparece na propaganda de uma concessionária carioca.
- Na fábrica Brasmotor, rebitagem a frio de chassis e montagem de cabines de caminhão (fonte: Automóveis & Acessórios).
- Linha de montagem de caminhões Dodge, Fargo e De Soto na Brasmotor (fonte: Automóveis & Acessórios).
- Um caminhão Fargo em fase final de instalação da cabine (fonte: Classic Show).
- Os novos caminhões Dodge, Fargo e De Soto deixam a fábrica da Brasmotor em maio de 1948 (fonte: Automóveis & Acessórios).
- Antes da própria Volkswagen, foi a Brasmotor quem, em 1951, pela primeira vez montou Fuscas no Brasil (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Caminhão Dodge 1954 - um dos vários modelos do grupo Chrysler montados no Brasil pela Brasmotor (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Publicidade de concessionária gaúcha da Chrysler, de julho de 1955, para a linha Fargo... 1954.
- Propaganda Fargo da mesma concessionária, publicada em setembro de 1956.
- Incomum propaganda de chassis Fargo para ônibus, de outubro de 1956; a ilustração mostra um veículo equipado com carroceria tipicamente gaúcha.
- Propaganda Brasmotor de novembro de 1956, já criado o Geia; dado o desinteresse da Chrysler norte-americana investir no país, logo a seguir seria suspensa a montagem de seus veículos no Brasil.