BRASÍLIA
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Automóvel de dois lugares produzido no Rio de Janeiro (RJ), em 1960, pela fábrica Carroçaria Sport Ltda.. Projeto pioneiro, é uma das mais antigas transformações de veículos Volkswagen de que se tem notícia no país. O carro utilizava a plataforma do Fusca, sem alterações mecânicas ou dimensionais, porém com alguns reforços para resistir aos esforços de torção adicionais produzidos pela carroceria aberta. Esta era construída em chapas de aço, a menos das partes móveis (portas, capô e tampa do porta-malas), moldadas em alumínio. Equipado com capota de lona ou teto rígido removível, também de alumínio, o carro teve algum sucesso comercial, estimando-se ter sido fabricada mais de meia centena de unidades.
- Brasília, de 1960, possivelmente o primeiro fora-de-série nacional derivado do Fusca (foto: Revista de Automóveis).
- O spider Brasília foi capa da Revista de Automóveis de agosto de 1960.
- Publicidade de jornal da concessionária carioca Cassio Muniz: publicada em abril de 1960, anunciava um "modelo esporte" com mecânica VW, ainda sem nome; a propaganda oferecia carrocerias "com 2 ou 4 lugares", da última se desconhecendo a existência (fonte: Jason Vogel).