BRASIL
|
A Fábrica de Automóveis Brasil Ltda., fundada em 1962 por Toni Bianco e pelos pilotos Chico Landi, Luís Greco e Eugênio Martins, foi a pioneira na produção seriada de carros de competição no país. A empresa foi especialmente criada para fabricar o Fórmula Jr, o monoposto “de entrada” no esporte desenvolvido por Bianco em 1959, com chassi próprio, motor traseiro Porsche 1.5 e suspensão Volkswagen. No final de 1961 o protótipo foi apresentado no II Salão do Automóvel, equipado com motor DKW nacional, carenagem de alumínio e chassi tubular de aço pesando apenas 32 kg. Construído pela Tubularte, oficina do próprio Landi, dele foram fabricadas cinco unidades, com motores traseiros DKW e Gordini, até que a categoria perdeu força e foi sucedida pela Fórmula Vê.
Com base no mesmo chassi, Toni Bianco preparou mais dois carros: um para Jaime Silva, equipado com um V8 Ü Simca, e outro para Chico Landi, com mecânica FNM JK de dois litros, para que este disputasse os 500 Quilômetros de Interlagos de 1962. Neste caso, a dianteira foi modificada para garantir melhor refrigeração do motor, sendo seu desenho assumidamente copiado do Ferrari 156 Fórmula 1 do ano anterior. Tinha caixa de quatro marchas, freios hidráulicos a tambor e suspensão independente nas quatro rodas (a traseira com duas molas e dois amortecedores por roda); seu chassi pesava apenas 35 kg. A empresa logo deixou de fabricar carros e passou à produção de componentes. A sociedade, entretanto, teve vida curta e se dissolveu menos de dois anos depois.
- Protótipo do primeiro Fórmula Jr nacional, de Toni Bianco e Chico Landi, ainda com motor Porsche (fonte: site carroantigo).
- Primeira fotografia oficial do monoposto, de novembro de 1959 (fonte: Automóvel-Club).
- Fórmula Jr da Fábrica de Automóveis Brasil, pilotado por Christian Heins (fonte: site nobresdogrid).
- Fórmula Jr, já com motor DKW, tendo ao volante Mario César de Camargo Filho - o Marinho (fonte: Flávio Gomes).
- "Mecânica Nacional" com motor FNM JK, nas mãos de Chico Landi, em Interlagos.
- O grande Chico Landi, com seu Mecânica Nacional JK, na largada dos 500 Km de Interlagos de 1962 (fonte: Aconteceu).
- Jayme Silva em Interlagos no monoposto Brasil com chassi Fórmula Jr e motor Simca V8. O carro disputou as provas de 500 km em 1962 e 63 (fonte: site carroantigo).