BONS AMIGOS
|
A firma Transportes, Comércio e Indústria Bons Amigos S.A. foi fundada em 1942, no Rio de Janeiro (RJ), tendo sido um dos primeiros fabricantes de carrocerias de ônibus desta cidade. Como era usual no Rio, a empresa começou construindo lotações com estrutura de madeira sobre chassis importados, passando a fabricar carrocerias de ônibus ao longo da década seguinte, em paralelo à introdução da estrutura metálica no lugar da madeira. No início de 1960 seus veículos ganharam janelas laterais duplas deslizantes e faróis quádruplos: era o simpático modelo urbano Panorâmico, de linhas arredondadas, acentuadas pelas chapas de alumínio polido utilizadas no revestimento externo; o chassi era o já onipresente Mercedes LP-321. O modelo seguinte retomou a estrutura do Panorâmico, porém com novas cúpulas e grade mais ampla, dando aspecto menos harmonioso à dianteira, retirando o equilíbrio estético que antes apresentava.
Em torno de 1965 (quando a razão social da empresa já havia sido alterada para IASA – Irmãos Abreu S.A.), a carroceria foi redesenhada, recebendo janelas mais amplas e linhas mais retas; na ocasião também foi preparada uma versão rodoviária, depois batizada Disparada (da música de Geraldo Vandré, vencedora do Festival da Canção de 1966) que manteve a mesma frente do modelo urbano, porém com linhas da traseira e das laterais claramente inspiradas nos rodoviários contemporâneos da Ciferal. A IASA encerrou as atividades por ocasião da grande crise de mercado do final da década de 60. Em 1968 vendeu seus projetos e instalações para Carrocerias Aratu, que logo a seguir as transferiu para Salvador (BA).
-
- Ônibus com carroceria Bons Amigos do início da década de 50, fotografado no bairro do Cosme Velho, Rio de Janeiro (fonte: site museudantu).
-
- Ônibus com a mesma carroceria, pertencente à extinta empresa carioca Fussman; note a criativa solução para o para-sol dianteiro, que viria a ser aproveitada, no final da década, pela Vieira (fonte: ciadeonibus / Moacir Ramos).
-
- Chassi Mercedes-Benz L-312 com carroceria Bons Amigos de meados dos anos 50, operado pela J. Monteiro Transportes Coletivos, do Rio de Janeiro (RJ) (fonte: ciadeonibus / Moacir Ramos).
-
- Lotação Mercedes-Benz LP-312 ligando o subúrbio de Cascadura ao Centro do Rio de Janeiro (RJ); a imagem é de 1964 (fonte: Arquivo Nacional).
-
- Um lotação Bons Amigos com novas janelas laterais no conturbado trânsito carioca no final da década de 50.
-
- Ônibus Bons Amigos com motor externo ao salão; pertencente à carioca Viação Garcia, em 1955 operava a linha Campo Grande-Barra de Guaratiba, na Região Oeste da cidade do Rio de Janeiro; note que, para transportar passageiros em pé, a altura do teto era maior do que nos lotações (fonte: portal ciadeonibus).
-
- O mesmo ônibus sob outro ângulo (fonte: Marcelo Prazs / rionibusantigo).
-
- Outro ônibus Bons Amigos carioca tipo "torpedo" com mecânica Mercedes-Benz L-312, este fotografado em 1956 (fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo).
-
- Propaganda de jornal anunciando a nova carroceria Panorâmico 1960 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr)..
-
- Modelo urbano "Panorâmico 1960" sobre chassi Mercedes-Benz LP-321.
-
- Apesar da má definição, esta imagem evidencia a correção do desenho e a qualidade de acabamento da carroceria Panorâmico 1960.
-
- Bons Amigos sobre Mercedes-Benz LP operando em João Pessoa em 1962 (foto: família Stuckert).
-
- Panorâmico 1962 da empresa carioca Santa Eulália (também com chassi LP), fotografado em 1965 no ponto final da linha, na Praça XV de Novembro, centro do Rio de Janeiro (RJ) (foto: Augusto Antônio dos Santos / Marcelo Prazs).
-
- Chassi Mercedes-Benz LP com carroceria Bons Amigos 1962, operando no Ceará (fonte: Cepimar).
-
- Bons Amigos urbano 1963 sobre chassi LP pertencente à Viação Presidente, do Rio de Janeiro (RJ) (fonte: Edegar Rios Lopes Filho / Toffobus).
-
- Bons Amigos 1962 sobre chassi LP da extinta Viação Santa Efigênia, de Belo Horizonte (MG) (foto: Augusto Antônio dos Santos / busbhdesenhosdeonibus).
-
- Fotografado em 1966, este Bons Amigos de 1962 sobre chassi LP pertenceu à empresa carioca Santa Eulália (foto: Antônio Augusto dos Santos; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / Marcelo Prasz).
-
- Bons Amigos em chassi LP operando na cidade de Salvador (BA) (fonte: Patrício Americano Ferreira).
-
- Bons Amigos-LP da extinta Transportes Helena, operando a linha Fátima-Leblon, no Rio de Janeiro (RJ) (fonte: portal ciadeonibus).
-
- Outro Bons Amigos sobre LP no transporte urbano do Rio de Janeiro (RJ) (fonte: Patrício Americano Ferreira / pontodeonibus).
-
- Em 1964 a empresa estadual de transportes do Rio de Janeiro CTC renovou parte da frota com chassis Mercedes-Benz LPO equipados com carrocerias simplificadas fornecidas por diversos fabricantes; esta imagem mostra o desfile dos ônibus no Centro do Rio, em abril daquele ano; à esquerda, o modelo Bons Amigos (fonte: Arquivo Nacional).
-
- Do Ceará era este Bons Amigos sobre chassi Mercedes-Benz LPO; note a coluna levemente inclinada junto à porta, adotada ao ser utilizado o novo chassi Mercedes-Benz com maior balanço dianteiro (fonte: Cepimar).
-
- LPO na frota urbana do Rio de Janeiro (RJ) (fonte: Patrício Americano Ferreira / fichadeonibus).
-
- Mais um LPO, igualmente carioca (fonte: Patrício Americano Ferreira).
-
- Um Bons Amigos em chassi LP cercado de Metropolitanas-LPO no caótico trânsito do Rio de Janeiro (RJ), em fevereiro de 1972; à direita da imagem, um Cirb (fonte: Arquivo Nacional).
-
- O mesmo modelo operando na frota da paulista Empresa Expresso São Bernardo do Campo (fonte: Patrício Americano Ferreira / Prefeitura de São Bernardo do Campo).
-
- Rodoviário Bons Amigos LP de 1962 da empresa Vitória, de Caucaia (CE); note as diferenças na grade e na base dos faróis em relação às imagens anteriores.
-
- O mesmo modelo, supostamente também operando na Região Nordeste; note a terceira coluna inclinada, pouco visível na imagem anterior (fonte: Patrício Americano Ferreira).
-
- Outro rodoviário LP, este de construção posterior, como evidenciam os quatro faróis "sealed beam" (fonte: Patrício Americano Ferreira).
-
- Mercedes-Benz LPO com a nova carroceria urbana Bons Amigos apresentada na segunda metade da década de 60, em uma cena típica do indisciplinado trânsito carioca; o veículo pertencia à empresa União, de Duque de Caxias (RJ) (fonte: classicalbuses).
-
- Bons Amigos LP em detalhe de cartão postal da praia de Marataízes (ES) na década de 70.
-
- Bons Amigos sobre chassi International nas cores da extinta Auto Viação Ilha, do Rio de Janeiro (RJ) (fonte: Marcelo Prazs / colorização: Hugo Caramuru).
-
- Carroceria rodoviária Disparada em folder de propaganda de 1968.
-
- Era grande a semelhança entre o modelo rodoviário da Bons Amigos e os produtos Ciferal.
-
- Rodoviário sobre chassi Magirus na frota do Expresso Vale do Jaguaribe, de Fortaleza; note os faróis retangulares, seguindo a moda da época (fonte: Cepimar).
-
- À direita, outro Magirus/Bons Amigos da Vale do Jaguaribe, agora estacionado na Rodoviária de Fortaleza; à sua frente um Ciferal/LPO (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
-
- Ônibus com carroceria Bons Amigos em publicidade carioca de fevereiro de 1968 para concessionária Magirus-Deutz do Rio de Janeiro (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
-
- Este foi um dos doze rodoviários Bons Amigos em chassi Magirus-Deutz, adquiridos em 1968 pela pernambucana Expresso de Luxo Guararapes para atender à linha Recife-São Paulo, trajeto então percorrido em 43 horas.
-
- Já identificado como IASA, este rodoviário sobre chassi Mercedes-Benz LPO de 1968 pertenceu à operadora Vitória, de Caucaia (CE).
-
- Rodoviário sobre Mercedes-Benz LPO operando a linha São Benedito-Fortaleza (CE) (fonte: Cepimar).