BMW
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O conceituadíssimo fabricante alemão BMW (lê-se bê-eme-vê, assim como sempre chamamos dê-ká-vê nosso primeiro automóvel nacional), namorou por breve tempo, na década de 90, a hipótese de montar seus veículos no Brasil. A idéia surgiu em 1995, e já no mês de novembro era anunciado seu interesse em instalar fábrica de motocicletas em Manaus (AM), sob o sistema CKD. Quanto aos automóveis, durante todo o ano seguinte a empresa pressionou o governo pela mudança das regras do Regime Automotivo, que determinava índice mínimo de nacionalização de 60% para os novos fabricantes aqui instalados. Com evidente prepotência, a BMW do Brasil (subsidiária responsável pela importação e comercialização da marca no país) afirmava que o índice “teria que ser reduzido para algo entre 40 e 45%”, pois seus carros necessitavam de peças “com um nível de qualidade que atualmente a indústria brasileira não conseguiria produzir“. Além disso avisava que, sob qualquer hipótese, as atividades da fábrica se resumiriam, no início, apenas à montagem de componentes importados da Alemanha.
Os planos de investimento da BMW começaram a se redefinir em outubro de 1996, quando anunciou, no Salão de Paris, a constituição de uma joint-venture com a Chrysler norte-americana para a construção de fábrica de motores na América do Sul, “provavelmente no Brasil“. A produção seria integralmente destinada à exportação, devendo equipar os automóveis de sua subsidiária inglesa Rover e os modelos compactos da Chrysler. A fábrica de motores viria a ser construída em Campo Largo (PR), sob a razão social Tritec Motors. Em janeiro de 1997, ao invés da aguardada (mas pouco viável) linha de produção de automóveis, a BMW comunicou a decisão pela montagem dos utilitários Land Rover, o que viria a ocorrer a partir no ano seguinte, em São Bernardo do Campo (SP).
A “aventura” brasileira não teve sucesso em nenhuma destas vertentes. Não ocorreu a fabricação no país de motocicletas pela própria BMW (embora em dezembro de 2009 a brasileira Dafra tenha começado a montar um modelo da marca na Zona Franca de Manaus, com componentes importados). No ano 2000 a matriz se desfez da subsidiária Rover, passando a fábrica brasileira do Land Rover para as mãos da Ford internacional. Finalmente, a Tritec, que inicialmente supria os carros Mini (marca que continuou sob o controle da BMW após a venda da Rover), foi relegada e substituída por outros fornecedores (desativada em 2007, a Tritec foi vendida para a Fiat, vindo a se constituir na terceira fábrica brasileira da FPT).
Em 2011 o Brasil voltou a ser cogitado para sediar uma fábrica da empresa alemã. A notícia foi gerada pelo próprio presidente da BMW, na reunião anual dos acionistas, quando comentou seu desejo de aumentar a quantidade de fábricas do grupo, deslocando parte da produção para fora da Europa, sendo o Brasil um dos países citados como possível destino dos investimentos. Em outubro de 2012 a decisão foi oficialmente comunicada à Presidente da República: R$ 528 milhões seriam aplicados a partir de abril de 2013 na construção de uma unidade fabril em Araquari (SC), a ser inaugurada no ano seguinte. Com capacidade de produção de 32.000 veículos/ano, a unidade fabricaria cinco modelos: quatro BMW (Série 1 hatch, Série 3 sedã, utilitários X1 e X3) e o britânico Mini Countryman.
A planta foi oficialmente inaugurada no início de outubro de 2014. Os primeiros dias de produção foram destinados ao sedã 328i, já na versão 2.0 flex, com 245 cv, câmbio automático de oito marchas e tração traseira. No mês seguinte foi iniciada a montagem do SUV X1, com motor 2.0 turbo flex de 231 cv e tração integral xDrive, nas versões sDrive20i, 20 GP e 20i GP. A eles seguiu o sedã 320i, com 184 cv e o mesmo bloco de 1.997 cm3.
Ainda construídos sob o sistema SKD, com componentes quase que integralmente importados, apenas a partir do final de 2015, após concluídas as instalações de soldagem e pintura, suas carrocerias viriam a ser construídas no Brasil – ainda assim com estampados trazidos da Alemanha. Motor e principais órgãos mecânicos continuarão sendo importados.
A unidade de Araquari também dispõe de um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento, hoje responsável pela realização de testes para validação de tecnologias de navegação e adequação de sistemas de assistência à condução, tanto para o Brasil quanto para o exterior.
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O que houve de novo a partir de 2015
- início de produção do primeiro modelo Série 1 nacional, um hatch 2.0 em três versões: 120i ActiveFlex (Sport e Sport GT) e 126i M Sport ActiveFlex, ambos com motor flex de quatro cilindros, respectivamente com 184 e 221 cv, câmbio automático de oito marchas, suspensão McPherson na frente e multilink atrás e tração nas rodas traseiras; os carros não trouxeram o facelift recém introduzido na Europa (02/15)
- início de produção do SUV X3, em três versões, todas com tração integral e câmbio automático de oito marchas: xDrive20i, xDrive20i X Line e xDrive35i M Sport, os dois primeiros com motor 2.0 de 184 cv e o último com V6 de 3,5 l e 306 cv (08/15)
- 10.000o veículo produzido em Araquari (08/15)
- Série 1 nacional agrega as mudanças estéticas introduzidas no início do ano no modelo europeu: faróis maiores, leds nos faróis e lanternas, novos para-choques e lanternas traseiras mais largas (10/15)
- início da montagem dos automóveis britânicos da marca Mini; construído com componentes mecânicos e de carroceria totalmente importados, o primeiro modelo – Mini Coutryman -, veio equipado com motor 1.6 turbo a gasolina com 184 cv e câmbio seqüencial de seis marchas; foi disponibilizado em duas versões: Cooper S e ALL4, este com tração integral (10/15)
- início de produção da segunda geração do SUV X1, 23 mm mais largo e 55 mm mais alto do que o anterior e, ao contrário dele, equipado com tração dianteira; permaneceram o motor turbo de 4 cilindros e 2.0 l (192 ou 231 cv – respectivamente, versões 20i e 25i), o câmbio automático de oito marchas, as suspensões (McPherson à frente e multilink atrás) e os freios a disco ventilados nas quatro rodas; o bagageiro cresceu 20% (de 420 para 505 l) (03/16)
- anunciada a instalação de fábrica em Manaus (AM), exclusiva para a produção de motocicletas; com capacidade para 10.000 unidades/ano e inauguração prevista para o segundo semestre, a planta substituirá a linha de montagem existente na mesma cidade, desde 2009 operada pela chinesa Dafra (05/16)
- parte do porto de Paranaguá (PR) a primeira exportação da BMW brasileira para os EUA, envolvendo 207 unidades do modelo X1 – de um lote total de 10 mil (06/16)
- teste comparativo da revista 4 Rodas entre três SUVs de luxo (Mercedes-Benz GLA 200 Style, Audi Q3 Attraction e BMW X1 GP xDrive20i – os dois últimos nacionalizados) escolheu o carro da BMW como o melhor, com destaque nos itens Motor e Câmbio, Segurança e Conteúdo (07/16)
- iniciada a montagem do sexto modelo da marca no país, o SUV cupê X4; disponível somente na versão xDrive28i X Line, vem com motor 2.0 turbo de 245 cv e tração nas quatro rodas (08/16)
- fábrica de Araquari comemora o segundo aniversário com 24.000 unidades fabricadas (BMW e Mini); desde o início do ano as carrocerias são montadas, soldadas e pintadas no local, permanecendo importados todos os componentes mecânicos (09/16)
- inauguração da fábrica de motocicletas de Manaus (10/16)
- certificação de duas empresas para blindagem dos automóveis da marca; o serviço foi inicialmente disponibilizado para X3 e Série 3 (10/16)
- suspensa a montagem nacional dos hatches Série 1 (03/17)
- suspensa a montagem do Mini Countryman no Brasil, substituído pela segunda geração do modelo, agora importado da Holanda; maior e com novos motores 1.5 (3 cilindros e 136 cv) e 2.0 (4 cilindros e 192 cv), utiliza a plataforma do BMW X1 (06/17)
- apresentação da Série 3 para 2018, com pequenas mudanças internas e externas: faróis e lanternas traseiras com máscara escurecida, acentuando a luminosidade das luzes de leds, novos recursos de conectividade com tela sensível ao toque, velocímetro digital, detalhes do painel com novos materiais de acabamento e volante esportivo com “borboletas” para troca de marchas e controle de velocidade (11/17)
- como incentivo à utilização de seus automóveis elétricos, desde setembro de 2014 exportados para o Brasil, BMW anuncia a implantação de seis estações de recarga ao longo da rodovia Rio-São Paulo durante o primeiro trimestre de 2018 (12/17)
- iniciada a pré-venda da nova geração do SUV X3, a ser lançado no Brasil em março de 2018; o modelo deixará de ser montado no país, passando a ser importado dos EUA (12/17)
- BMW X1 encerrou o ano como o utilitário esportivo premium mais vendido do país, com mais de 4.100 unidades emplacadas (os três modelos no momento aqui montados – série 3, X1 e X4 – responderam por cerca de 60% dos carros da marca vendidos no Brasil) (12/17)
- ao contrário do anunciado, iniciada a montagem da terceira geração do SUV X3, na versão xDrive30i X Line; o carro trouxe grade mais larga, novos faróis, lanternas e para-choques, superfícies laterais mais complexas, saídas de ar nos para-lamas, próximas às rodas dianteiras, nova barra decorativa abaixo das portas e tampa do bagageiro com novo desenho; além do motor 2.0, agora com 252 cv (68 cv a mais do que o anterior), nada mudou na mecânica (03/18) [para maiores detalhes sobre o lançamento, clique aqui: Novidades]
- operações brasileiras da BMW são integradas ao BMW Group Mexico, Latin America and Caribean, deixando de responder à BMW norte-americana (06/18)
- início da montagem no Brasil do modelo X3 M40i, com motor turbo de injeção direta, seis cilindros, 2.998 cm3 e 364 cv, câmbio automático de oito marchas e tração integral; além dos diversos recursos de conectividade o carro traz sofisticados dispositivos de assistência e segurança, tais como Driving Assistant Plus (alertas visuais e sonoros de situações de tráfego em cruzamentos, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, possibilidade de colisão traseira e aproximação inadvertida frontal), Parking Assistant Plus (estacionamento sem a necessidade de tocar o volante), Active Protection (detecta riscos de colisão iminente e aciona equipamentos de proteção aos ocupantes, tensionando os cintos de segurança e fechando automaticamente os vidros das janelas e o teto panorâmico), faróis Full-LED adaptativos (aptos a distribuir a luminosidade de acordo com a velocidade e o ângulo de esterço do volante) e mostrador de 12,3″ no painel com projeção de informações no para-brisa; externamente o novo carro de diferencia da versão 30i pelos para-choques, entradas de ar laterais na dianteira e terminais dos escapamentos (06/18)
- por iniciativa da BMW e com o apoio da empresa de energia EDP e da Ipiranga, entra em operação na Via Dutra, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, uma rede de seis postos de carregamento para carros elétricos que permitirá, pela primeira vez, a realização de uma viagem de veículos elétricos entre as duas cidades (07/18)
- oferecido novo pacote Plus para Série 3, incluindo rodas de 18″ com novo desenho, sensor de estacionamento dianteiro e novo painel de instrumentos multifuncional (07/18)
- iniciada a importação da terceira e menos cara versão da linha X3, vinda dos EUA: xDrive20i X-Line, com motor de 1.998 cm3 e os mesmos 184 cv do anterior modelo nacional, de 2015 (10/18)
- após nove anos, é montada em Manaus a 50.000a motocicleta BMW (10/18)
- No Salão do Automóvel, anúncio de investimento de R$ 125 milhões na planta catarinense para produção da nova Série 3 e retomada da montagem do SUV X4 (11/18)
- 50.000o automóvel BMW montado no Brasil (12/18)
- reiniciada a montagem do SUV X4 (12/18)
- BMW anuncia “mais de 20 lançamentos no Brasil em 2019“, aí incluídos modelos nacionais e importados, motocicletas e carros da marca Mini (02/19)
- iniciada a pré-venda da nova Série 3, lançada no Salão de Paris de 2018 e importada da Alemanha; a montagem nacional deverá ser iniciada no segundo semestre (02/19)
- iniciada a montagem do utilitário esportivo X5, modelo de categoria superior, o mais caro e tecnologicamente mais sofisticado automóvel produzido no país; nacionalizado em duas versões (xDrive30d M Sport e M Sport xOffroad), possui motor turbodiesel de seis cilindros em linha, 3,0 litros e 265 cv, câmbio automático de oito marchas e tração nas quatro rodas; vem equipado com ar-condicionado de quatro zonas, assistente de estacionamento, sistema ConnectedDrive (fornece dados de trânsito em tempo real, alerta de manutenção de componentes e chamada de emergência, entre outros), bancos dianteiros elétricos, aquecidos e ventilados, projeção de informações no para-brisa, janelas traseiras com cortinas, sistema de entretenimento traseiro com duas telas de 10,2″, teto solar, rodas de 22″ e faróis de leds; as versões xDrive30d (básica) e M50d (400 cv) permanecerão importadas (06/19)
- anunciados investimentos de R$ 10 milhões na fábrica de motocicletas de Manaus; três meses depois este montante seria acrescido de mais R$ 4,7 milhões (06/19)
- início de produção da nova geração da Série 3 (G20), 85 mm mais longa, porém sem alterações mecânicas (motor 2.0 turbo, caixa automática de oito marchas e tração traseira); a família chegou em duas versões 330i, com 258 cv (Sport e M Sport) e três 320i, com 184 cv (Sport, Sport GP e M Sport); desde a básica 320i Sport, vem de série com ar-condicionado automático de três zonas, volante esportivo revestido de couro, bancos dianteiros com ajuste elétrico, controle de estabilidade e tração, controlador de velocidade, retrovisores externos com rebatimento, rodas de 18″, pneus com monitoramento da pressão e preparados para rodar vazios em caso de emergência, faróis principais e de neblina de leds e sistema ConnectedDrive; versões superiores trazem, ainda, teto solar elétrico, sistema DrivingAssistant (monitores para prevenção de colisão traseira, alerta de tráfego cruzado e aviso de mudança de faixa), rodas de 19″, porta-malas com abertura e fechamento automáticos, câmera de ré, projeção de informações no para-brisa e suspensão e sistema de direção esportivos; externamente, 320i e 330i se diferenciam pelos para-choques dianteiro e traseiro (08/19)
- nacionalização do utilitário X1 2020, com mudanças externas (grade, faróis, para-choque dianteiro e lanternas traseiras com luzes de leds) e internas (central multimídia com tela de 8,8 ou 10,25″), em três versões, todas com motor 2.0 turbo flex e câmbio automático de oito marchas: sDrive20i GP e X Line (192 cv e tração dianteira) e xDrive25i Sport (231 cv e tração 4×4); o carro traz seis airbags, projeção de informações no para-brisa, controles eletrônicos de estabilidade e tração, câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros para estacionamento, ar-condicionado automático digital e bancos dianteiros com ajustes elétricos (10/19)
- BMW chega ao final do ano como marca mais vendida no segmento de luxo, com 29% de participação (entre modelos nacionais e importados), seguida (nesta ordem) pela Mercedes-Benz, Audi, Volvo e Land Rover (12/19)
- pandemia do coronavírus leva à suspensão da produção em 30 de março; adotadas medidas adicionais de proteção nos escritórios, na linha de fabricação e no transporte de empregados, as atividades foram retomadas no dia 4 de maio; funcionários do grupo de risco permaneceram afastados (05/20)
- BMW passa a oferecer blindagem de fábrica para os modelos X3 e X5 nacionais (09/20)
- BMW se mantém em primeira posição entre as marcas de luxo mais vendidas: apesar da queda de 6,1% frente a 2019 (em contraste com a excepcional redução de 31,6% no total do mercado), sua participação cresceu de 29 para 32% no segmento, liderança puxada pelo sedã 320i nacional; os quatro modelos nacionalizados respondem por 70% das vendas da marca no Brasil (12/20)
- 320i para 2022: apresentado nas mesmas três versões (GP, Sport GP e M Sport), chega mais equipado e traz de volta em toda a linha o anterior motor flex 2.0 turbo de 184 cv acoplado a câmbio automático de oito marchas; dentre outros recursos, o quadro de instrumentos digital de 12,3″ e a central multimídia de 10,25″ trazem monitoramento da condução, assistente de manobras para estacionamento autônomo e sistema que permite automaticamente refazer em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo (01/21)
- BMW planeja elevar em 10% a produção nacional em 2021 (01/21)
- fábrica brasileira chega a 70.000 veículos produzidos, dos quais exatamente 35.000 são do modelo X1; parte da produção é exportada para EUA, Canadá e México (06/21)
- BMW encerra o primeiro semestre com crescimento de 43% nas vendas totais em relação ao período correspondente de 2020 (80% dos veículos comercializados foram produzidos no país); o sedã 320i nacional foi o modelo líder no país na categoria, com volume de unidades 66% maior (07/21)
- anunciados investimentos de R$ 500 milhões na fábrica brasileira, a serem aplicados até 2024 no reforço da equipe local de engenharia e no lançamento de novos produtos, dentre os quais os novos X3 e X4 (11/21)
- com crescimento de 16,8% nas vendas sobre o ano anterior, a BMW foi líder do segmento premium no mercado brasileiro em 2021, com 14.530 veículos emplacados (entre nacionais e importados) – 75% a mais do que a segunda colocada Volvo (com 8.277) (12/21)
- 30.000o modelo Série 3 fabricado no Brasil (01/22)
- com a importação do modelo iX, BMW programa priorizar a venda de modelos elétricos no Brasil (01/22)
- fábrica de motocicletas de Manaus atinge 50.000 unidades produzidas (03/22)
- BMW inicia a montagem no país da nova geração dos utilitários esportivos X3 e hatch X4, com motor 2.0 turbo de quatro cilindros mais potente (292 cv), câmbio automático de oito marchas e tração integral; em ambos os casos a linha nacional passa a incluir a versão M40i, equipada com motor 3.0 biturbo de seis cilindros e 387 cv; os novos carros mostram mudanças externas (para-choques, grade), muito mais profundas no X4, que também teve totalmente alteradas laterais e traseira (03/22)
- BMW, Fundição Tupy e Senai/PR se unem em projeto de pesquisa e desenvolvimento de sistema para reciclagem de baterias de veículos elétricos (03/22)
- BMW e WEG se associam em projeto de desenvolvimento de estação de recarga por energia solar (04/22)
- BMW alcança a marca de 70.000 veículos conectados no Brasil (desde 2016, todos os carros da marca vendidos no país são conectados) (05/22)
- início da importação do elétrico iX3 (06/22)
- BMW e mais dez empresas alemãs com operações no Brasil (dentre as quais Volkswagen, Mercedes-Benz, Bosch, Siemens e ZF) criam a joint-venture Catena-X para troca de informações sistematizadas sobre a cadeia de suprimentos (07/22)
- BMW anuncia projeto de instalação de carregadores para carros elétricos em todos os 74 hotéis da rede Atrio (Novotel, Mercure e Ibis) no país; 22 dos estabelecimentos já receberam postos, os demais devendo ser atendidos ao longo de dois anos (08/22)
- atualização estética e de conteúdo dos sedãs Série 3; são novos grade, faróis e para-choques; internamente é inédito o BMW Curved Display – vistosa e larga tela em curva agregando o painel de instrumentos de 12,3″ e a central multimídia de 14,9″; a mecânica não foi alterada (09/22)
- anunciados investimentos de R$ 50 milhões na fábrica de motocicletas de Manaus (AM), até 2025, destinados à ampliação da capacidade de produção em 25% e ao lançamento de sete novos modelos; o efetivo de mão-de-obra deverá crescer 20% (10/22)
- início de importação do sedã elétrico i4, inclusive na versão esportiva M (11/22)
- com 13.700 emplacamentos (entre os quais 539 unidades elétricas) e 44,1% de participação, pelo quarto ano consecutivo BMW lidera o mercado brasileiro de carros premium (12/22)
- nacionalização da terceira geração do utilitário X1; mais largo e 7 cm mais longo, bastante alterado externamente e com janelas laterais traseiras maiores, chega em três versões (18i GP, 20i X-Line e 20i M Sport), a primeira equipada com motor turbo de três cilindros, 1,5 l e 156 cv, as demais com quatro cilindros, 2,0 l e 204 cv, todas com o mesmo câmbio automatizado de sete marchas; o painel traz duas telas digitais (de 10,2″ para o quadro de instrumentos e 10,7″ para a central multimídia); dependendo da versão, pode vir com ar-condicionado digital com três zonas de temperatura, teto solar e rodas de liga de 18 ou 20″; o porta-malas possui capacidade para 476 l, podendo chegar a 1.527 l com os bancos traseiros rebatidos; o índice de conteúdo nacional é de “cerca de 40%” (03/23)
- produção da fábrica de motocicletas de Manaus chega a 100.000 unidades; a unidade é responsável por 99% das vendas da marca no país (04/23)
- inicia a venda do modelo iX1 – quarto BMW elétrico no país (07/23)
- BMW chega a 90.000 automóveis produzidos no país (08/23)
- fábrica de Manaus inicia a produção de scooters; trata-se do décimo modelo nacionalizado pela empresa (10/23)
- BMW alcança a marca de 200.000 automóveis vendidos no Brasil desde 1995, ano de sua chegada oficial ao país – 45% dos quais aqui produzidos (11/23)
- com crescimento de 9,8% nas vendas internas em 2023 (70% geradas por veículos nacionais e 25% por eletrificados), BMW se mantem na liderança no segmento de veículos “premium” no país; os bons resultados levaram a empresa a programar aumento de 5% na produção nacional em 2024 (01/24)
- BMW anuncia para o último semestre o início da montagem no país de seu primeiro modelo elétrico – X5 PHEV (híbrido plug-in a gasolina), até então importado dos EUA (04/24)
- importação do sedã híbrido plug-in 530e (05/24)
- BMW se inscreve e é habilitada no programa federal Mover – Mobilidade Verde e Inovação (06/24)
- iniciada a importação do elétrico iX2 (07/24)
- BMW alemã anuncia investimentos destinados à implantação de 251 eletropostos em oito países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru) (07/24)
- fábrica de Araquari completa uma década de operação, superando 100.000 veículos montados no Brasil (10/24)
- atualização da Série 3, limitada a volante e entradas de ar redesenhados para toda a linha e, somente para o modelo M Sport, novas rodas com pinças dos freios pintadas de vermelho (10/24)
- BMW anuncia novo programa de investimentos no Brasil – R$ 1,1 bilhão a serem aplicados no período 2025-28, majoritariamente no fortalecimento da equipe de engenharia nacional e no lançamento de novos modelos com motorização flex, a gasolina e híbrida plug-in (10/24)
- importação do sedã híbrido plug-in 330e M Sport (10/24)
- Brasil supera o México como maior mercado latino-americano da BMW (11/24)
- X4 hatch em nova versão de entrada para o mercado brasileiro: xDrive20i M Sport, com motor 2.0 turbo de 184 cv, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4; o carro vem com quadro de instrumento e multimídia com telas de 12,3″, ar-condicionado digital de três zonas e rodas de 20″ (11/24)
- iniciada a produção nacional do X5 PHEV, primeiro híbrido plug-in fabricado na América do Sul; com 498 cv, gerados pelo motor biturbo a gasolina de seis cilindros e 313 cv e pelo elétrico de 197 cv, o modelo passa a ser o carro mais potente e mais caro construído no país; disponibilizado em duas versões (xDrive50e X-Line e M Sport), possui câmbio automático de oito marchas e tração integral; sua bateria de 25,7 kWh permite que percorra até 79 km no modo totalmente elétrico (12/24)
- no âmbito da premiação Carro do Ano 2025, a BMW conquista o troféu Inovação, motivado pelo lançamento do primeiro híbrido plug-in nacional (12/24)
- BMW informa já ter entregue mais de 30 mil carregadores a clientes brasileiros e 80 mil em toda a América Latina; todos os híbridos plug-in comercializados pela empresa vêm de série com um carregador portátil, enquanto que os totalmente elétricos são acompanhados de pelo menos um equipamento fixo – wallbox ou flexcharger (12/24)
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pelo sexto ano consecutivo a BMW foi líder nacional no mercado de automóveis premium, tendo vendido mais de 16.200 veículos, 7% a mais do que em 2024 e quase o dobro da Volvo, sua concorrente mais próxima; foi o melhor resultado da marca desde sua chegada ao Brasil, há uma década; os modelos nacionalizados X1 e sedã Série 3 responderam, cada um, por 30% das vendas do ano (12/24)
Séries especiais
330i M Sport 5 Years Edition (11/19), X1 S-Drive 20i 25 Anos (11/20)
Premiações e distinções (modelos nacionais)
X1 (Qual Comprar 2017, categoria SUV de Luxo; Autoesporte); Série 3 (Qual Comprar 2019, categoria Melhor Sedã Premium; Autoesporte); 320i Sport GP e 330i M Sport (Melhor Compra 2020, categorias Carros até RS 250.000 e Carros acima de R$ 250.000; 4 Rodas); X3 (Melhor Revenda 2021, categoria SUV Médio Premium; 4 Rodas); 320i (Qual Comprar 2021, categoria Sedã Premium; Autoesporte); 320i M Sport 2.0 Active (Melhor Compra 2021, categoria Carros até R$ 300.000; 4 Rodas); Série 1 (Melhor Revenda 2022, categoria Hatch Premium; 4 Rodas); 320i (Qual Comprar 2022, categoria Melhor Sedã Premium; Autoesporte); 320i GP ActiveFlex e M340i x Drive (Melhor Compra 2022, categorias Carros até R$ 300.000 e Carros Acima de R$ 300.000; 4 Rodas); elétrico iX (Carro do Ano 2023, categoria Inovação; Autoesporte); X4 (Melhor Revenda 2023, categoria SUV Médio Premium; 4 Rodas); 320i M Sport (Melhor Compra 2023, categoria Carros Acima de RS 300.000; 4 Rodas); Série 3 (Melhor Revenda 2023, categoria Sedã Premium; 4 Rodas); Série 3 e X1 (Qual Comprar 2024, categorias Melhor Sedã Premium e Melhor SUV Premium; 4 Rodas); X4 (Prêmio Mobilidade Limpa 2024 [eficiência energética], categoria SUV Médio acima de 2.0; Agência AutoInforme); 320i M Sport (Melhor Compra 2024, categoria Cassos acima de R$ 300.000; 4 Rodas)
- Propaganda institucional de dezembro de 2013 para registrar a inauguração da fábrica brasileira da BMW.
- Primeiro automóvel BMW montado no Brasil, este sedã 328i flex foi autografado por todos os empregados da nova fábrica catarinense.
- X1, o segundo modelo BMW nacionalizado
- BMW X1.
- BWM Série 1 hatch, nacionalizado em 2015.
- BMW 120i.
- SUV BMW X3 xDrive21i, montado no Brasil a partir da segunda metade de 2015.
- BMW X3 2015.
- Em outubro de 2015 o BMW Série 1 nacional passa a acompanhar a estética do modelo alemão.
- Versão atualizada do BMW 120i.
- Countryman (aqui na versão Cooper S) - primeiro automóvel Mini montado no Brasil.
- Mini Countryman Cooper S.
- A segunda geração do SUV X1 foi lançada em 2016.
- BMW X1 2016.
- X4, o sexto modelo da BMW a ser montado no Brasil.
- BMW X4.
- BMW 328i 2018: a diferenciá-lo externamente da geração anterior, somente os faróis com máscara escurecida.
- BMW X3 30i em sua terceira geração, nacionalizado em 2018.
- X3 30i 2018.
- BMW X3 M40i, igualmente montado no país a partir de 2018; note o novo desenho do para-choque e das entradas de ar laterais.
- X3 M40i, também com pequena alteração no para-choque traseiro.
- BMW X5, de 2019, o mais caro automóvel diesel produzido no Brasil.
- BMW X5.
- BMW 320i 2020.
- Sedã 320i 2020.
- BMW 330i: nacionalizado um mês depois do 320i, o modelo dele difere pelos para-choques, conteúdo e potência.
- BMW 330i 2020.
- Também a versão 2020 do utilitário X1 foi nacionalizada em 2019.
- O X1 2020 pouco mudou na traseira: apenas lanternas integrando luzes de leds e ponteiras de escapamento com maior diâmetro.
- Propaganda institucional de agosto de 2021 comemorando os 25 anos de presença da BMW no Brasil (embora induza à ideia de produção de automóveis, a efeméride se refere à joint-venture com a Chrysler para a produção de motores para exportação).
- X3 xDrive30 X Line 2022: versão "de entrada", trouxe de novo o para-choque dianteiro, a grade, a diagramação da lente das lanternas traseiras e maior potência.
- X3 xDrive30 X Line 2022.
- Externamente, a versão X3 M Sport é identificada pelo desenho do para-choque dianteiro.
- X3 na versão superior M40i, com motor biturbo de 387 cv: grade na cor preta o diferencia do M Sport, ao fundo.
- BMW X4 M Sport (na versão X Line a grade é totalmente negra).
- BMW X4 M40i 2022.
- BMW X4 M40i 2022.
- BMW 320i, com estilo e conteúdo renovados para 2023.
- BMW 320i 2023.
- Publicidade de outubro de 2022 exaltando a escolha do modelo 320i GP como Melhor Compra 2022 na sua categoria pela revista 4 Rodas.
- Terceira geração do BMW X1, nacionalizada em 2023, aqui na versão intermediária 20i X-Line (a versão de entrada 18i GP dela difere pela ausência dos acabamentos cor prata no rodapé das portas e sob os para-choques).
- BMW X1 20i X-Line 2023.
- X1 2023 na versão esportiva 20i M Sport.
- BMW X1 20i M Sport.
- BMW 320i M Sport 2025: as novas rodas são a única novidade externa.
- X4 hatch na nova versão de entrada xDrive20i M Sport, com 184 cv, do final de 2024.
- Dezembro de 2024: registro do início de produção do primeiro automóvel híbrido plug-in na América do Sul.
- BMW X5 PHEV na versão xDrive50e X-Line - o mais potente e caro automóvel produzido no país.
- Híbrido plug-in BMW X5 PHEV.
- Vista fantasma do X5 PHEV evidenciando o motor híbrido, o banco de baterias e o tanque de combustível.