BIMOTOR
|
Inusitado automóvel de competição com dois motores concebido entre as décadas de 60 e 70, em Cascavel (PR), pelo mecânico Deoclides Carpenedo. Pelo menos cinco versões foram construídas, a primeira delas em 1967, antes mesmo dos irmãos Fittipaldi criarem seu bimotor Fitti-Volks. O primeiro carro foi montado sobre chassi DKW, do qual recebeu os dois motores, um dianteiro e outro traseiro montado entre-eixos, a eles sendo acopladas duas caixas de câmbio Volkswagen. O automóvel era comandado por dois pedais de acelerador (!), um para cada motor, duas alavancas de mudanças, posicionadas lado a lado (!!), um pedal de embreagem e um de freio. Um carro com tal configuração era evidentemente muito difícil de ser controlado.
Procurando torná-lo mais competitivo, Deoclides foi sucessivamente alterando a mecânica e tornando-a cada vez mais potente. Até 1971 o Bimotor foi apresentado em mais quatro diferentes configurações: motor dianteiro DKW e traseiro VW, motor dianteiro e traseiro VW, motor VW dianteiro e Simca V8 traseiro e, finalmente, motor Ford Corcel na frente e Simca atrás. O principal piloto do carro e o que melhor conseguiu “domá-lo” foi o paranaense Valdir Favarin, que com ele conseguiu vencer até os melhores protótipos brasileiros da época. Favarin correu com o Bimotor até 1974.
Trinta anos depois, em 2004, Deoclides decidiu reconstruir seu protótipo, “já bastante cansado de corridas e atacado de ferrugem“. O novo carro também foi um híbrido, formado pela metade dianteira de um chassi DKW unida à parte traseira de uma plataforma Kombi e equipado com dois motores VW refrigerados a ar e suas respectivas caixas de câmbio. O conjunto foi coberto por uma carenagem de plástico reforçado com fibra de vidro que, como que para honrar a tradição, trazia um detalhe incomum: uma abertura circular na dianteira envolvendo a ventoinha de refrigeração do motor. O novo Bimotor foi inaugurado em 2009 por Favarin, já então piloto aposentado, penta-campeão paranaense e duas vezes vice-campeão brasileiro de Esporte-Protótipo.
- Primeira versão do Bimotor, com dois motores DKW (fonte: site salomadoblog).
- Bimotor com motor dianteiro VW (note os dois filtros de ar) e traseiro Simca V8 (foto: Vicente Miranda).
- Último bimotor da primeira fase, pilotado por Valdir Favarin, com motor Ford na dianteira e Simca na traseira (foto: Vicente Miranda).
- Recriação do Bimotor em 2009, novamente com mecânica VW (foto: Valdir Favarin).