BERTA-HOLLYWOOD |
Protótipo de sucesso com o qual a Equipe Hollywood disputou a temporada de 1975 do Campeonato Brasileiro de Construtores. Reprodução brasileira de moderno protótipo argentino Berta LR, desenvolvido no início da década de 70 por Oreste Berta – o melhor e mais bem sucedido preparador de carros de competição daquele país.
A opção pelo modelo ocorreu em 1973, por ocasião da mudança do regulamento do campeonato nacional, que proibiu a participação de carros importados, inviabilizando a permanência do Porsche 908/2 na Equipe Hollywood.
Decidiu-se que o carro seria equipado com motor V8 do Ford Maverick nacional, complementado com ignição eletrônica, quatro carburadores e novos cabeçotes e comando de válvulas, assim alcançando 450 cv de potência. Tomando o protótipo LR como modelo, construiu-se um chassi tubular, foi moldada a carenagem em plástico reforçado com fibra de vidro e completado o veículo com os demais elementos mecânicos doados pelo Berta argentino (tais como os freios a disco ventilados nas quatro rodas – os traseiros montados junto à saída do câmbio). A carroceria recebeu alguns acréscimos aerodinâmicos, inexistentes no Berta original.
Pilotado por Luís Pereira Bueno, o protótipo foi campeão da Divisão 4 do Campeonato Brasileiro de Construtores de Viaturas de 1975 com os seguintes resultados: recorde da categoria em sua primeira corrida, em Interlagos, quase 9 segundos abaixo do recorde anterior da pista; primeiro no grid de largada nas seis etapas do Campeonato; primeiro na classificação geral e na Classe B em Interlagos (por duas vezes), Brasília e Goiânia; terceiro na geral e segundo na Classe B em Tarumã; somente um abandono (em Cascavel) por acidente; e quebra do recorde da pista nas provas de Tarumã, Brasília e Goiânia.
Adquirido por um colecionador argentino, o protótipo Berta-Hollywood foi restaurado em 2021 pelo próprio Oreste Berta.
[LEXICAR agradece a Daniel Vieceli pelas informações que permitiram a construção desta página.]