BALDAN |
Importante fabricante brasileiro de implementos agrícolas, a Baldan é sucessora da Narciso Baldan & Irmãos, oficina fundada por uma família de imigrantes italianos em 1928, em Matão (SP). Inicialmente operando como serraria, carpintaria e ferraria, nos anos da II Guerra incrementou o atendimento a serviços de recuperação e reposição de peças metálicas para a indústria sucro-alcooleira da região. Em 1952, por fim, ao fabricar o primeiro disco para arados e grades nacional, definitivamente redirecionou o foco de atuação para a metalurgia e a produção de implementos rebocáveis, dos quais se tornou importante fornecedor.
Em 1993 a Baldan produziu por alguns anos o pequeno trator TB-12. Próprio para operação em grandes áreas gramadas, como parques e campos de futebol, o trator era equipado com motor a gasolina de 12 cv e câmbio sincronizado de cinco marchas à frente e ré. Com raio de giro de somente 1,0 m, podia ser fornecido com carreta para o transporte de cargas leves.
Em 2022 a Baldan ingressou no promissor mercado de pulverizadores autopropelidos, lançando o modelo Avola, em duas versões – 2000 e 2500 -, com as mesmas características técnicas, diferenciando-se somente pela capacidade dos tanques de defensivo (2.000 ou 2.500 litros) e pelo vão livre (1,4 ou 1,6 m). Equipado com motor MWM de quatro cilindros, 4,8 l e 190 cv, dispõe de transmissão hidrostática 4×4 (trabalhando em X), suspensão pneumática e barras de 25, 27 ou 30 m de largura. Com capacidade de vencer rampas de até 44%, anunciada como a maior da categoria, a máquina é oferecida com bitolas fixas de 2,5 ou 2,7 m, ou ajustáveis para até 3,1 m.
[LEXICAR agradece a colaboração de João Luiz Knihs, que motivou a criação desta página.]