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AUTOCROSS | galeria

Marca registrada das gaiolas construídas pela empresa TTM, de Belo Horizonte (MG). A TTM é uma indústria de autopeças, criada em 1978, que por mais de 20 anos se dedicou ao desenvolvimento e produção de veículos para autocross, categoria desportiva que teve seu berço em Minas Gerais no início da década de 80. A  empresa tinha capacidade de fabricação de até 60 gaiolas/mês, fornecidas sob a forma de kits completos. Para evitar deformações e assegurar o controle dimensional, todas as estruturas tubulares eram construídas em gabaritos metálicos. Os kits eram compostos de chassi tubular, chapeamento da carroceria, carenagem de fibra, bancos, painel de instrumentos e chaves de controle, coluna de direção regulável, canos de descarga e suportes para todos os acessórios exigidos. Interruptores, medidores, cintos de segurança, faróis, tanque de combustível, pedaleira e bateria não estavam incluídos no kit, assim como os elementos mecânicos, de origem Volkswagen (conjunto motor-câmbio, suspensão e caixa de direção).

Dos seis últimos modelos produzidos, cinco foram projetados para receber motores Volkswagen refrigerado a ar 1.3, 1.5 ou 1.6 : AP-1 e AP-2 (respectivamente com fechamento lateral baixo ou alto; caixa e suspensão traseira Fusca ou Brasília); AP-3 e AP-4 (idem, porém preparados para suspensão traseira e caixa da Kombi); e pick-up, dotada de uma pequena caçamba de madeira, ideal para o apoio a atividades agrícolas ou fora-de-estrada. O sexto modelo – AP-2000 – se destinava a mecânica VW refrigerada a água, com 1.6, 1.8 ou 2.0; caixa e suspensão traseira eram da Kombi e suspensão dianteira do Fuscão ou Brasília. A TTM também estava capacitada a preparar veículos para provas de resistência, a eles agregando componentes estruturais e mecânicos fabricados pela própria empresa; um destes foi o Chevrolet S-10 vencedor do Rallye dos Sertões do ano 2000.





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