AUTO DREWS
|
Oficina metal-mecânica de Curitiba (PR), a Auto Drews Ltda. Indústria e Comércio foi criada em meados da década de 50 tendo como especialidade “serviços de carroçaria, pintura, estofamento e radiadores“.
A empresa foi contemporânea e partícipe do nascimento da indústria automotiva brasileira, ao fabricar capotas metálicas para os Jeep Willys nacionais entre os anos 50 e 60. Seu projeto denotava cuidado com detalhes funcionais, tais como janelas panorâmicas na traseira, portas com máquinas de elevação dos vidros e portas traseiras bipartidas. O desenho da capota não descuidava dos aspectos estéticos, como pode ser notado na inclinação da última coluna e na pintura bicolor.
Anos antes, em 1954, a empresa havia construído um conversível de quatro lugares sobre plataforma Volkswagen, com linhas harmônicas livremente calcadas em modelos norte-americanos da Chevrolet, Ford e Studebaker. Pormenor curioso era o terceiro farol, instalado em um ressalto no centro do capô, que lembrava a dianteira do Ford Taunus (alemão) da época.
- Uma das únicas imagens conhecidas do protótipo construído pela Auto Drews, todas elas encontradas em sites estrangeiros (fonte: site finlandês gutefahrt).
- Protótipo Auto Drews (fonte: site francês forum-auto).
- Mal foi nacionalizado o Jeep Willys, a oficina paranaense para ele projetou uma capota metálica; a propaganda é de março de 1956.
- Publicidade das capotas de aço Auto Drews para Jeep veiculada entre 1958 e 1960.