ASIRMA
|
Pequena fábrica de carrocerias de ônibus de Porto Alegre (RS) de propriedade dos filhos de Eliziário Goulart da Silva, fundador da empresa-ícone que levava o seu nome – Eliziário. De razão social Astrogildo & Irmão Ltda., foi criada em 1954, tendo fechado as portas no final dos anos 60 em resultado da crise de mercado que dominou o setor entre 1968 e 71. Seus primeiros ônibus tinham clara origem gaúcha, evidenciada pelo sólido estilo, dominante nas fábricas do Sul e capitaneado pela própria Eliziário.
Completamente renovadas, as carrocerias de meados da década de 60 já traziam desenho muito mais leve e moderno. Talvez para evitar concorrência com a empresa do pai, carros da Asirma raramente eram vistos no Rio Grande do Sul; teve alguma presença nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, tendo fornecido cerca de 50 carrocerias para o transporte público de Belo Horizonte entre 1961 e 1968 (coincidentemente o último ano de operação da empresa); algumas unidades ainda operavam naquela cidade em 1977.
-
- Carroceria Asirma do final da década de 50 sobre chassi Ford F-600; note os para-brisas planos.
-
- A mesma carroceria, aqui sobre chassi Mercedes-Benz LP-321 e com para-brisas curvos, também pertencente à empresa Planalto, de Santa Maria (RS).
-
- Mais um Asirma sobre chassi Ford, este da empresa Leal, de Guaporé (RS) (fonte: Lucas Pedro Trojan / site onibusbrasil).
-
- Era recorrente a "inspiração" da Asirma nas carrocerias Eliziário; o ônibus da foto, sobre chassi Mercedes-Benz LP, pertencia ao Expresso Rio do Sul, de Rio do Sul (SC) (fonte: site egonbus).
-
- Asirma-LP operando em Florianópolis (SC) nos anos 60 (fonte: Egonbus / "Transporte Coletivo em Florianópolis").
-
- Asirma sobre chassi Mercedes-Benz LP da Auto Ônibus São José, de São José (SC) (fonte: Régulo Franquine Ferrari).
-
- Asirma com chassi Mercedes-Benz LP operando em Santo André (SP); note, pelos letreiros, que a linha servia a fábrica da Willys, em São Bernardo do Campo (fonte: Miguel Guarnieri).
-
- Asirma LP da Viação Santa Clara, operadora intermunicipal de Osasco (SP); à frente do carros os filhos dos fundadores da empresa, os portugueses Antônio e João dos Santos (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / FETPESP).
-
- Asirma 1966 da extinta Viação Aeroporto, de Belo Horizonte (MG) (foto: Augusto Antônio Santos / busbhdesenhosdeonibus).
-
- Asirma sobre chassi leve, provavelmente Ford nacional; pertenceu ao Expresso Satélite, empresa extinta de São José do Cedro (SC) (fontes: portal egonbus / Patrício Americano Ferreira).
-
- Sempre sobre chassi LP, este Asirma operava na cidade de São Paulo (fonte: Miguel Guarnieri).
-
- Um urbano Asirma de 1967 operado pela Viação São Geraldo, de Belo Horizonte (MG) (fonte: busbhdesenhos de onibus / Maria Pedrelina).
-
- Mais um Asirma mineiro, este da Viação Brasília, concessionária de transporte em Belo Horizonte e Sabará (foto: Augusto Antônio dos Santos / busbhdesenhosdeonibus).
-
- Asirma LP da Viação São Camilo, de Santo André (fonte: site pontodeonibus).
-
- Um dos derradeiros Asirma, na frota de transporte escolar de Belo Horizonte (MG).
-
- Mercedes-Benz LPO encarroçado pela Asirma para o Expresso Vitória, de São Jerônimo (RS); é surpreendente sua semelhança com os rodoviários Ciferal contemporâneos (fonte: Jaime Ruschel / Régulo Franquine Ferrari).