ARANAE |
Fundada em São Paulo (SP) pelo pioneiro Alexandre Freitas Guimarães com o intuito de produzir e comercializar carros de competição, a Aranae – Indústria e Comércio de Automóveis Ltda. apresentou sua primeira criação no V Salão do Automóvel, em 1966. Tratava-se de um Fórmula Vê inspirado nas especificações do norte-americano Autodynamics.
Recentemente introduzida no Brasil, a categoria utilizava mecânica VW 1200 de série, inclusive caixa, suspensão dianteira, freios e direção. O Aranae tinha estrutura tubular (tubos de seção quadrada), carenagem de fibra de vidro e suspensão traseira com braços tensores e molas helicoidais. De modo a melhorar a distribuição de pesos o motor foi montado com a caixa de câmbio voltada para a traseira.
Fornecidas sob a forma de kit, as primeiras 15 unidades foram contratadas pelo clube de Fórmula Vê que Chico Landi organizava em São Paulo. Inicialmente os Aranae não tiveram grande sucesso nas corridas frente aos imbatíveis Fitti-Vê dos irmãos Fittipaldi. Com novo nome – Sprint Vê – a partir do final de 1967 os carros passam a ser mais competitivos.
Após ter fabricado cerca de 30 veículos a fábrica foi vendida e transferida para o Rio de Janeiro sob o nome BRV. Anos depois Alexandre Guimarães retomaria a função de construtor, então fabricando os chassis Kaimann.