ALLIS-CHALMERS |
A norte-americana Allis-Chalmers foi um dos maiores fabricantes mundiais de tratores agrícolas e máquinas de construção da primeira metade do século passado, com forte presença no mercado brasileiro entre as décadas de 40 e 60. Alguns de seus modelos de tratores de esteira foram fabricados no país, a partir de 1966, pela FNV.
Em 1972, momento em que o governo brasileiro voltou a estimular a nacionalização de equipamentos para terraplenagem e construção, a Allis anunciou a instalação de uma fábrica “no eixo Rio – São Paulo” para a produção de tratores de esteiras pesados, motoscrapers e escavocarregadeiras com potências entre 200 e 400 cv e planos de destinar cerca de 50% da produção para exportação. O projeto não teve continuidade, pois no mesmo ano a Allis adquiriu o controle da Faço, empresa brasileira subsidiária da sueca AGA, especializada na construção de britadores pesados para mineração, neste segmento restringindo sua participação na produção local.
A Allis voltaria ao país pelas mãos da FiatAllis que, sucedendo à Tratores Fiat, aqui viria a fabricar suas máquinas. (A FiatAllis foi criada em 1974, como joint venture entre a Allis-Chalmers e a unidade de tratores da Fiat italiana.) O Grupo Allis-Chalmers logo entrou em rápido processo de desagregação: em 1986 vendeu sua divisão de tratores para a Deutz alemã (três anos depois dando origem à AGCO) e em julho de 1987 entrou em concordata. Em 1988 se desfez dos demais negócios, mantendo apenas a divisão de apoio à indústria do petróleo, hoje denominada Allis-Chalmers Energy.