AGNI
|
Pequeno fabricante que operou entre o final dos anos 70 e os 90 na cidade de São Paulo (SP), no princípio com o nome Agni e pouco depois como Agnis.
Produziu inicialmente um buggy muito curto de estilo híbrido (chamado Bug, nos seus anúncios), convencional na dianteira de faróis redondos sob a asa dos para-lamas e inovador na traseira com longas lanternas de formato triangular, ocupando toda a extensão entre a placa de licença e as laterais. Além deste, fabricava um kit de carroceria MG TD, se aproveitando do sucesso que vinha obtendo a réplica equivalente construída pela Lafer. Ao contrário do buggy, a montagem da réplica não exigia o corte da plataforma VW utilizada como base mecânica dos dois carros.
Já como Agnis, substituiu o buggy anterior por um modelo inspirado no já famoso Kadron, de Anísio Campos, dele diferindo somente em pequenos detalhes. Uma variante com faróis retangulares parece ter sido produzida por algum tempo. A réplica MG TD permaneceu em linha.
[LEXICAR agradece a contribuição de Paulo Roberto Steindoff na atualização desta página.]
- Publicidade de 1988 mostrando o buggy e a réplica MG da paulista Agni.
- Buggy Agni em plataforma VW 1975: emplacado em Praia Grande (SP) e totalmente restaurado, encontrava-se à venda em 2019 (fonte: portal carro.mercadolivre).
- Na fase Agnis o buggy encurtado foi descontinuado e substituído por um modelo inspirado no Kadron (fonte: carro.mercadolivre).
- Uma versão com faróis retangulares também teria sido produzida pela Agnis (fonte: garagembrasil).
- Réplica MG da Agnis à venda pela internet em 2010 (site mercadolivre).