ADAX
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Buggy fabricado em Fortaleza (CE) entre 1989 e 1996. Três detalhes principais os diferenciavam dos demais – dois deles de caráter estético: o santantônio tubular duplo e inclinado para adiante, ao estilo targa, e o rebaixo na superfície de fibra, na dianteira, pintado de preto e onde se encaixavam os faróis retangulares, à moda de uma falsa grade.
Mais importante, porém, foi a utilização, pela primeira vez em um buggy nacional, de mecânica Volkswagen refrigerada a água – o motor AP acoplado a caixa de câmbio e suspensão traseira com juntas homocinéticas da Kombi diesel.
Já equipados com o tradicional motor boxer 1600, os últimos exemplares produzidos receberam novo estilo dianteiro, muito mais convencional, com a superfície plana, faróis mais afastados e para-lamas com asas mais robustas.
- O buggy cearense Adax.
- Buggy Adax, numa foto de divulgação, nas praias do município de Icaraí (CE).
- Em sua segunda geração, a falsa grade do buggy Adax foi alargada e as linhas das laterais alteradas; o exemplar da foto é de Sinimbu (RS) (fonte: Nill Araújo).
- Buggy Adax de segunda geração (fonte: Nill Araújo).
- Adax de segunda geração no "trabalho pesado", recentemente fotografado em Tibau do Sul (RN) (foto: LEXICAR).