GRINGO |
Automóvel com carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro no estilo spyder montado sobre plataforma Volkswagen, sem cortes, fabricado no Rio de Janeiro (RJ) pela Spiller Mattei Indústria e Comércio de Fiberglass Ltda. nos primeiros anos da década de 80. O carro podia ser fornecido completo com mecânica “zero km”, sob a forma de kits ou montado sobre plaraforma usada na própria firma. Havia um modelo “de luxo”, o LP.
O desenho do Gringo – sua falsa grade, a dianteira longa e a tampa do motor – remetiam ao Citroën Traction, extraordinário automóvel francês lançado antes da II Guerra Mundial e produzido até a década de 50, semelhança explorada pela Mattei em sua propaganda: “o carro esporte em Fibra de Vidro que você pode comprar na certeza de lembrar um carro de presença marcante da indústria automobilística do passado, o ‘Citroën’“.
- Spyder Gringo: seu fabricante o anunciava como "um carro brasileiro com estilo de importado".
- Gringo, nos anos 80 fotografado diante do icônico bar Garota de Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ) (fonte: portal Zona Sul Rio - Antigamente).
- Gringo com mecânica 1975, emplacado em Cabo Frio (RJ), à venda pela internet em 2014 (fonte: site rj.bomnegocio).
- Gringo 1973 com motor 1600: matriculado em Betim (MG) e restaurado em 2021, foi posto à venda no ano seguinte; os vistosos (e falsos) canos de exaustão não são originais (fonte: Rudinei Junkes / carro.mercadolivre).