COOPER
|
Lançado em 1983 pela Pimenta Indústria e Comércio de Veículo em Fiberglass Ltda. (e posteriormente produzido pela Gerbauto, ambas do Rio de Janeiro, RJ), o Cooper foi o primeiro buggy de dois lugares do país. Com 2,53 m de comprimento e distância entre eixos de apenas 1,54 m, foi logo imitado por outros fabricantes, alguns deles (Britz, por exemplo) copiando mesmo o estilo original de suas afiladas lanternas traseiras, que tomavam toda a superfície disponível entre a placa de matrícula e os arcos das rodas. Utilizando a evidente mecânica Volkswagen (plataforma encurtada, suspensões e conjunto motor-caixa traseiro), vendido pronto ou sob a forma de kit, o buggy Cooper tinha santantônio tubular revestido de fibra, ao estilo targa, capota de lona com três opções de cor, para-brisa ray-ban e painel de instrumentos mais completo do que o usual, com elementos do Fiat 147. A dianteira, de desenho convencional, trazia dois (depois quatro) faróis redondos sob a asa dos para-lamas.
- Cooper foi o primeiro buggy brasileiro com chassi curto (fonte: site gustavobrasil).
- Buggy Cooper.
- Folder de propaganda do buggy Cooper; os carros vinham com faixas decorativas nas laterais e no capô (fonte: Claudio Farias).
- Verso do folder anterior; note a capota plástica, que podia ser fornecida nas cores branca, preta ou bege (fonte: Claudio Farias).